Intervalos reais
3 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Intervalos reais
Unirv Med Goianésia - 2021/2
Considerando os seguintes intervalos reais: [latex]A= \left \{ x \euro R / -3 < x \leq 5 \right \}[/latex], [latex]B= \left \{ x \euro R / -1 \leq x < 3 \right \}[/latex],[latex]C= \left \{ x \euro R / x > -2 \right \}[/latex], [latex]D = \left \{ x \euro R / x \leq 0 \right \}[/latex],assinale V ou F
a) [latex](A\cup B)\cap (D-C) =)3,2 )[/latex]
b) [latex](B-C)\cup (A\cap D) = \left \{ x\in R/ -3\leq x < 0 \right \}[/latex]
c) [latex]A\cap B\cap C\cap D = \left \{ x\in R/ -1 \leq x\leq 0 \right \}[/latex]
d) [latex](C\cap A) - (D\cup B) = \left [ 0 , 5 \right ][/latex]
Gabarito é : VFVF
Considerando os seguintes intervalos reais: [latex]A= \left \{ x \euro R / -3 < x \leq 5 \right \}[/latex], [latex]B= \left \{ x \euro R / -1 \leq x < 3 \right \}[/latex],[latex]C= \left \{ x \euro R / x > -2 \right \}[/latex], [latex]D = \left \{ x \euro R / x \leq 0 \right \}[/latex],assinale V ou F
a) [latex](A\cup B)\cap (D-C) =)3,2 )[/latex]
b) [latex](B-C)\cup (A\cap D) = \left \{ x\in R/ -3\leq x < 0 \right \}[/latex]
c) [latex]A\cap B\cap C\cap D = \left \{ x\in R/ -1 \leq x\leq 0 \right \}[/latex]
d) [latex](C\cap A) - (D\cup B) = \left [ 0 , 5 \right ][/latex]
Gabarito é : VFVF
Hadara Rodrigues- Padawan
Re: Intervalos reais
................... -3 ........... -2 ............. -1 ......0............... 3 ........... 5 ........
A ................. oxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.
B ....................................................xxxxxxxxxxxxxxxo
C .................................oxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
D xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.
Agora é contigo.
A ................. oxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.
B ....................................................xxxxxxxxxxxxxxxo
C .................................oxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
D xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.
Agora é contigo.
Elcioschin- Grande Mestre
Hadara Rodrigues não gosta desta mensagem
Não entendi nada kkkkk
Hadara Rodrigues escreveu:Não entendi nada kkkkk
Olá, Hadara!
Todos os conjuntos mencionados podem ser representados em retas reais. Nessas retas, marcam-se os intervalos entre os números. Vou ilustrar para você:
Note que os valores com bolinha branca não pertencem ao conjunto e os valores com bolinha pintada pertencem.
Bom, a partir daí, a ideia é analisar as alternativas uma a uma. Vamos lá:
(a): (A U B) ∩ (D - C) = )3,2)
Veja, pelas retas, que B está contido em A, ou seja, todos os valores de B também são valores de A. Dessa forma, (A U B) é o próprio A, pois não há nenhum acréscimo. (D - C) não segue o mesmo caminho. Veja que subtrairmos a reta D de C, o "pedaço" -2 < x ≤ 0 irá desaparecer do conjunto D. Assim, (D - C) será x ≤ - 2. Consegue notar isso?
Agora, basta fazer a intersecção de A e (D - C). Note que em A, -3 < x ≤ 5 e em (D - C), x ≤ - 2. Perceba que a intersecção dos intervalos corresponde a -3 < x ≤ -2, o que corresponde a )-3,-2).
Daí: (A U B) ∩ (D - C) = )-3,-2). O resultado indica verdadeiro. Não tenho certeza se o gabarito está correto.
(b): (B - C) U (A ∩ D) = {x ∈ ℝ | -3 ≤ x < 0}
Veja, novamente pelas retas, que B está dentro de C. Dessa forma, (B - C) = Ø, já que todos os elementos são excluídos. Como Ø U (A ∩ D) = A ∩ D (não há nenhum acréscimo), basta calcular a intersecção entre A e D. Note, ainda pelas retas, que A ∩ D = -3 < x ≤ 0.
Daí: (B - C) U (A ∩ D) = {x ∈ ℝ | -3 < x ≤ 0}. Uma sutil diferença, mas que torna a alternativa errada.
(c): A ∩ B ∩ C ∩ D = {x ∈ ℝ | -1 ≤ x ≤ 0}
Veja que, se B está contido em A, a intersecção de B e A será, justamente, B. Veja, ainda, que B também está contido em C, de modo que B ∩ C = B. Disso, já podemos escrever: A ∩ B ∩ C = B. Podemos então, sintetizar a alternativa (c) como "B ∩ D = {x ∈ ℝ | -1 ≤ x ≤ 0}". Para verificar isso, basta olhar as retas e realizar o que já fizemos. Teremos: B ∩ D = -1 ≤ x ≤ 0.
Daí: A ∩ B ∩ C ∩ D = {x ∈ ℝ | -1 ≤ x ≤ 0}. A sentença está correta.
(d): (C ∩ A) - (D U B) = [0,5]
Veja que (C ∩ A) corresponde ao intervalo -2 < x ≤ 5. Além disso, (D U B) corresponde a x < 3. Subtraindo-se esses dois intervalos encontrados, teremos 3 ≤ x ≤ 5 = [3,5].
Daí: (C ∩ A) - (D U B) = [3,5]. A sentença está errada. O intervalo é fechado à esquerda em 3, não 0.
Veja se consegue entender agora. Caso ainda lhe restem dúvidas na resolução, avise. Será um prazer ajudá-la.
Bons estudos!
gabriel_balbao- Padawan
Hadara Rodrigues gosta desta mensagem
Gabriel, eu estou muito agradecida pela sua ajuda! Muita mesma. Eu postei a pergunta sem esperanças de realmente aprender... Mas sua explicação foi tão clara e objetiva que eu aprendi vendo somente a resolução da alterniva A, as outras eu consegui fazer sozinha ! Muito obrigada mesmo
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos