Leis de newton
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Leis de newton
(UFPel-RS–2006) Um pescador possui um barco a vela que
é utilizado para passeios turísticos. Em dias sem vento,
esse pescador não conseguia realizar seus passeios.
Tentando superar tal dificuldade, instalou, na popa do
barco, um enorme ventilador voltado para a vela, com
o objetivo de produzir vento artificialmente. Na primeira
oportunidade em que utilizou seu invento, o pescador
percebeu que o barco não se movia como era por ele
esperado. O invento não funcionou!
A razão para o não funcionamento desse invento é que
A) a força de ação atua na vela e a de reação, no ventilador.
B) a força de ação atua no ventilador e a de reação, na água.
C) ele viola o Princípio da Conservação da Massa.
D) as forças que estão aplicadas no barco formam um
sistema, cuja resultante é nula.
E) ele não produziu vento com velocidade suficiente para
movimentar o barco.
gabarito letra D.
Alguém explicar o fato da resultante ser nula ?
Se o vento empurra Vela para frente. Ela empurra o mesmo para trás. não atua em mesmo corpo
Qual a diferença de receber vento do ventilador e dos ventos naturais mesmo ?
Grato desde já
é utilizado para passeios turísticos. Em dias sem vento,
esse pescador não conseguia realizar seus passeios.
Tentando superar tal dificuldade, instalou, na popa do
barco, um enorme ventilador voltado para a vela, com
o objetivo de produzir vento artificialmente. Na primeira
oportunidade em que utilizou seu invento, o pescador
percebeu que o barco não se movia como era por ele
esperado. O invento não funcionou!
A razão para o não funcionamento desse invento é que
A) a força de ação atua na vela e a de reação, no ventilador.
B) a força de ação atua no ventilador e a de reação, na água.
C) ele viola o Princípio da Conservação da Massa.
D) as forças que estão aplicadas no barco formam um
sistema, cuja resultante é nula.
E) ele não produziu vento com velocidade suficiente para
movimentar o barco.
gabarito letra D.
Alguém explicar o fato da resultante ser nula ?
Se o vento empurra Vela para frente. Ela empurra o mesmo para trás. não atua em mesmo corpo
Qual a diferença de receber vento do ventilador e dos ventos naturais mesmo ?
Grato desde já
nathanvasoncelos958- Jedi
- Mensagens : 252
Data de inscrição : 30/04/2021
Idade : 23
Rory Gilmore gosta desta mensagem
Re: Leis de newton
O ventilador empurra o ar que por reação e em sentido oposto empurra o ventilador. A vela é empurrada para frente pelo vento gerado.
Assim, existe uma força para trás e outra para frente que se anulam porque possuem mesmo módulo porque o barco não se moveu.
Assim, existe uma força para trás e outra para frente que se anulam porque possuem mesmo módulo porque o barco não se moveu.
Rory Gilmore- Monitor
- Mensagens : 1878
Data de inscrição : 28/05/2019
Localização : Yale University - New Haven, Connecticut
nathanvasoncelos958 gosta desta mensagem
Re: Leis de newton
Caraca mano esqueci da reação do ventilador.
Valeu Rory!!!
Valeu Rory!!!
nathanvasoncelos958- Jedi
- Mensagens : 252
Data de inscrição : 30/04/2021
Idade : 23
Rory Gilmore gosta desta mensagem
Re: Leis de newton
alguem consegue me explicar por que nessa questão abaixo do enem o vento não é anulado no carro A? segue o mesmo prícipio dessa questão
Em desenhos animados é comum vermos a personagem tentando impulsionar um barco soprando ar contra a vela para compensar a falta de vento. Algumas vezes usam o próprio fôlego, foles ou ventiladores. Estudantes de um laboratório didático resolveram investigar essa possibilidade. Para isso, usaram dois pequenos carros de plástico, A e B, instalaram sobre estes pequenas ventoinhas e fixaram verticalmente uma cartolina de curvatura parabólica para desempenhar uma função análoga à vela de um barco. No carro B inverteu-se o sentido da ventoinha e manteve-se a vela, a fim de manter as características físicas do barco, massa e formato da cartolina. As figuras representam os carros produzidos. A montagem do carro A busca simular a situação dos desenhos animados, pois a ventoinha está direcionada para a vela. Com os carros orientados de acordo com as figuras, os estudantes ligaram as ventoinhas, aguardaram o fluxo de ar ficar permanente e determinaram os módulos das velocidades médias dos carros A (VA) e B (VB) para o mesmo intervalo de tempo.
Em desenhos animados é comum vermos a personagem tentando impulsionar um barco soprando ar contra a vela para compensar a falta de vento. Algumas vezes usam o próprio fôlego, foles ou ventiladores. Estudantes de um laboratório didático resolveram investigar essa possibilidade. Para isso, usaram dois pequenos carros de plástico, A e B, instalaram sobre estes pequenas ventoinhas e fixaram verticalmente uma cartolina de curvatura parabólica para desempenhar uma função análoga à vela de um barco. No carro B inverteu-se o sentido da ventoinha e manteve-se a vela, a fim de manter as características físicas do barco, massa e formato da cartolina. As figuras representam os carros produzidos. A montagem do carro A busca simular a situação dos desenhos animados, pois a ventoinha está direcionada para a vela. Com os carros orientados de acordo com as figuras, os estudantes ligaram as ventoinhas, aguardaram o fluxo de ar ficar permanente e determinaram os módulos das velocidades médias dos carros A (VA) e B (VB) para o mesmo intervalo de tempo.
juhenna123- Padawan
- Mensagens : 96
Data de inscrição : 14/06/2022
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