PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Interferências - Escola Naval 2017

2 participantes

Ir para baixo

Interferências - Escola Naval 2017 Empty Interferências - Escola Naval 2017

Mensagem por dailane Qui 06 Jan 2022, 17:09

Interferências - Escola Naval 2017 4a8b49bc458598b01eaa
A figura acima ilustra quatro fontes sonoras pontuais (F1, F2, F3, e F4). isotrópicas, uniformemente espaçadas de d = 0,2 m, ao longo do eixo x. Um ponto P também é mostrado sobre o eixo x. As fontes estão em fase e emitem ondas sonoras na frequência de 825 Hz, com mesma amplitude A e mesma velocidade de propagação, 330 m/s. Suponha que, quando as ondas se propagam até P, suas amplitudes se mantêm praticamente constantes. Sendo assim a amplitude da onda resultante no ponto P é:


A resposta é zero.


Não sei se meu raciocínio para esta questão estaria certo, mas eu calculei primeiro o comprimento de onda e depois fiz [latex]\frac{d}{\lambda }[/latex] para saber se deu uma interferência construtiva ou destrutiva, neste caso deu destrutiva e então pensei que por ter dado destrutiva, todas as amplitudes iriam zerar já que elas são iguais. 
mas eu fiquei com uma dúvida, caso desse construtiva, como que eu poderia calcular a amplitude delas no ponto P? 

dailane
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/01/2019
Idade : 18
Localização : rio de janeiro, rio de janeiro, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Interferências - Escola Naval 2017 Empty Re: Interferências - Escola Naval 2017

Mensagem por vagnerunb Sex 07 Jan 2022, 14:20

1)
Distância PF4 = x
Distância PF3 = x +d
Distância PF2 = x +2d
Distância PF13 = x +3d

2) Primeiro você calculou o comprimento da onda pela fórmula, encontrando 0,4. Logo, d = λ/2.
Como as diferenças entre as distância do Ponto P ao demais pontos resulta em iλ/2, onde "i" é número natural e ímpar, bem como por se encontratem as fontes em fase, a interferência é destrutiva, daí porque o resultado é zero, independetemente da distância x.
3) No entanto, caso a diferença entre os pontos PF1, PF2, PF3 e PF4 fosse de pλ/2, onde "p" é um número natural e par (exemplo, λ=0,4; 0,8...), a interferência no ponto P seria construtiva, independentemente da distância x. Dessa forma, a amplitude no ponto P seria quatro vezes maior que a amplitude de originada por cada fonte.

vagnerunb
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/01/2022

dailane e vagnerunb gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos