corrente elétrica
2 participantes
Página 1 de 1
corrente elétrica
No anel do Lab. Nac. de Luz Sincrotron em Campinas, SP,representado simplificadamente na figura, elétrons (e) se movem com velocidade v ≈ c ≈ 3 x 10^8 m/s formando um feixe de pequeno diâmetro, numa órbita circular de raio R = 32m. O valor da corrente elétrica, devido ao fluxo de elétrons através de uma seção transversal qualquer do feixe, vale 0,12A.
Calcule o número total n de de elétrons contidos na
órbita.
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/407/eleo.jpg/
Bem , ao resolver essa questão fui mais pelo "bom senso" analisando o que o autor realmente esperava do leitor.Assim , utilizando o conceito de que corrente é quantidade de carga que passa pela uma determinada secção transversal num dado intervalo de tempo , temos :
Só que analisando bem , o tempo(T) a ser considerado não deveria ser aquele para percorrer todo o tubo(2.pi.R) , e sim o tempo para percorrer apenas cada "'pedacinho do tubo '" ,que corresponde a secção transversal em qualquer ponto do tubo , porque esse último é a real definição de corrente elétrica. Peço que me explique , caso esteja pecando nesse raciocínio , e me fale se essa questão está mesmo meio "defasada".obrigado
Calcule o número total n de de elétrons contidos na
órbita.
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/407/eleo.jpg/
Bem , ao resolver essa questão fui mais pelo "bom senso" analisando o que o autor realmente esperava do leitor.Assim , utilizando o conceito de que corrente é quantidade de carga que passa pela uma determinada secção transversal num dado intervalo de tempo , temos :
Só que analisando bem , o tempo(T) a ser considerado não deveria ser aquele para percorrer todo o tubo(2.pi.R) , e sim o tempo para percorrer apenas cada "'pedacinho do tubo '" ,que corresponde a secção transversal em qualquer ponto do tubo , porque esse último é a real definição de corrente elétrica. Peço que me explique , caso esteja pecando nesse raciocínio , e me fale se essa questão está mesmo meio "defasada".obrigado
Farias- Padawan
Re: corrente elétrica
1 Ampére = 1 Coulomb/segundo
Euclides- Fundador