Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(UESB) - Mulheres na idade média

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido (UESB) - Mulheres na idade média

Mensagem por Carolinethz Qui 02 Dez 2021, 09:13

(UESB) - Os medievais afirmavam que a mulher era naturalmente mais fraca e, portanto, um instrumento privilegiado da ação do demônio. Cabia aos homens —– em especial ao senhor feudal — vigiar sua mulher, filhas, as viúvas e as filhas órfãs de seus irmãos, de seus primos e de seus vassalos. Mas como garantir essa vigilância constante? (DREGUER; TOLEDO, 1995, p. 59).
A indagação que conclui o texto tem como resposta
a) proibição expressa de se afastarem de suas residências.
b) casamentos precoces ou internação em convento
c) incentivo à educação intelectual, para mantê-las ocupadas.
d) elevá-las a uma condição de símbolo das virtudes preconizadas pelos servos.
e) constantes ameaças de acusações de charlatanismo e feitiçaria, para mantê-las sob controle.

Estou trazendo essa pergunta aqui pq eu sinceramente acho que o gabarito está errado...

Resposta:
Letra C


Última edição por Carolinethz em Sex 03 Dez 2021, 08:33, editado 1 vez(es)
Carolinethz
Carolinethz
iniciante

Mensagens : 44
Data de inscrição : 27/09/2015
Idade : 25
Localização : Porto Ferreira, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (UESB) - Mulheres na idade média

Mensagem por Pedro Celso Silva Qui 02 Dez 2021, 20:51

O gabarito está gravemente errado.
A resposta certa seria letra A. Eu não sei se você já viu o filme da Rapunzel,ou o do Shrek (em relação à Fiona),mas aquilo (a mulher estar presa numa torre) e um príncipe vir resgatá-la era verdade. A diferença é que não tinha um dragão impedindo que ela saísse,mas sim a própria sociedade da época. Elas literalmente ficavam presas em casa e permaneciam o tempo todo em vigilância.
A mulher na Idade Média era duramente reprimida e assassinada. Ser ruiva era motivo de assassinato.  Achavam que era bruxaria Ter sardas também era motivo pra te jogarem na água com uma pedra amarrada nos pés. Saber ler era condenação na fogueira em praça pública. Ter gatos (principalmente gato preto) também era pena de morte para as meninas. Usar determinados temperos ou ter determinados conhecimentos também te dava a pena capital.
Um triste exemplo disso é a Joana D´arc. Joana D´arc era uma francesa que se fantasiou de homem para vencer os ingleses na Guerra dos 100 anos. Ela levou a França à vitória e ajudou o país francófono a se unificar. No entanto, assim que descobriram que ela era uma mulher,ela foi queimada em praça pública. Curiosa e hipocritamente,hoje em dia ela é a padroeira da França.
Com isso,dá para perceber que a letra E está errada. Não eram ameaças,eram promessas que eram cumpridas. Não é a D,porque os servos tinham um contrato o qual o rei deveria proteger e manter ele nas suas dependências, e em troca ele trabalhava e pagava impostos. A mulher não tinha acesso a isso. A C também está errada,porque a mulher era assassinada pelo simples fato de saber ler. Ela não tinha quaisquer acessos aos conhecimentos e quando tinha, era fogueira.
A B poderia até ser,mas não é porque o casamento naquela época,era uma forma de manter as heranças,patrimônios e status das famílias,e não uma forma de prender ou vigiar a mulher.
Pedro Celso Silva
Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1044
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 22
Localização : Rio de Janeiro

Carolinethz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos