PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(ENEM-2021) Questão Apartamentos

+4
muuhmuuhzao
Rory Gilmore
tales amaral
febaemanuel12
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

(ENEM-2021) Questão Apartamentos Empty (ENEM-2021) Questão Apartamentos

Mensagem por febaemanuel12 Qua 01 Dez 2021, 15:14

Um casal está planejando comprar um apartamento de dois quartos num bairro de uma cidade e consultou a página de uma corretora de imóveis, encontrando 105 apartamentos de dois quartos à venda no bairro desejado. Eles usaram um aplicativo da corretora para gerar a distribuição dos preços do conjunto de imóveis selecionados.
O gráfico ilustra a distribuição de frequências dos preços de venda dos apartamentos dessa lista (em mil reais), no qual as faixas de preço são dadas por ]300, 400], ]400, 500], ]500, 600], ]600, 700], ]700, 800], ]800, 900], ]900, 1 000], ]1 000, 1 100], ]1 100, 1 200] e ]1 200, 1 300].
A mesma corretora anuncia que cerca de 50% dos apartamentos de dois quartos nesse bairro, publicados em sua página, têm preço de venda inferior a 550 mil reais. No entanto, o casal achou que essa ultima informação não era compatível com o gráfico obtido.
(ENEM-2021) Questão Apartamentos WG7b58ePpKNLgAAAABJRU5ErkJggg==
Com base no gráfico obtido, o menor preço, p (em mil reais), para o qual pelo menos 50% dos apartamentos apresenta preço inferior a p é.
a)600
b)700
c)800
d)900
e)1000


Galera, o INEP acabou de divulgar o gabarito da prova e colocou com resposta a letra c). No entanto, acho que há uma discrepância. Pelas resoluções de vários cursinhos(menos do objetivo que a anulou), há a soma do números de prédios do intervalo ]700, 800](fechado no 800) para se chegar no suposto gabarito, ou seja, 800. Porém, ao se fazer isso, desconsidera-se a possibilidade que nele pode haver N prédios de 800, até mesmo 20. Ou seja, não satisfaz a pergunta, posto que ele pede o menor preço p para que 50% dos apartamentos apresentam um valor INFERIOR a ele.
O que vocês acham?


Última edição por febaemanuel12 em Qua 01 Dez 2021, 15:37, editado 1 vez(es)

febaemanuel12
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 165
Data de inscrição : 05/10/2019
Idade : 22
Localização : FORTALEZA, CE- BR

Mateus Meireles e Rory Gilmore gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

(ENEM-2021) Questão Apartamentos Empty Re: (ENEM-2021) Questão Apartamentos

Mensagem por tales amaral Qua 01 Dez 2021, 15:33

Caramba, nem percebi isso lol! . O gabarito é 800,0000...0001 mil.

Por mim anulava.
tales amaral
tales amaral
Matador
Matador

Mensagens : 497
Data de inscrição : 02/05/2020
Idade : 20
Localização : Serra, ES

https://talesamaral.github.io/

Mateus Meireles e febaemanuel12 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

(ENEM-2021) Questão Apartamentos Empty Re: (ENEM-2021) Questão Apartamentos

Mensagem por Rory Gilmore Qua 01 Dez 2021, 16:16

Não, você deve pesquisar sobre como extrair médias de dados agrupados. O seu pensamento está incorreto.

Rory Gilmore
Monitor
Monitor

Mensagens : 1860
Data de inscrição : 28/05/2019
Localização : Yale University - New Haven, Connecticut

febaemanuel12 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

(ENEM-2021) Questão Apartamentos Empty Re: (ENEM-2021) Questão Apartamentos

Mensagem por febaemanuel12 Qua 01 Dez 2021, 19:18

Desculpa, Rory, mas não entendi o porque de extrair as médias dos dados, você se refere à mediana, não? Pesquisei o que você falou e não compreendi onde entra esse conceito no contexto da questão.

febaemanuel12
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 165
Data de inscrição : 05/10/2019
Idade : 22
Localização : FORTALEZA, CE- BR

Rory Gilmore gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

(ENEM-2021) Questão Apartamentos Empty Re: (ENEM-2021) Questão Apartamentos

Mensagem por Rory Gilmore Qua 01 Dez 2021, 19:56

Quando temos dados agrupados em intervalos supomos que há uma distribuição homogênea no intervalo. Ou seja, não é possível que 20 apartamentos tenham o valor de 800 mil reais.

Rory Gilmore
Monitor
Monitor

Mensagens : 1860
Data de inscrição : 28/05/2019
Localização : Yale University - New Haven, Connecticut

educmps não gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

(ENEM-2021) Questão Apartamentos Empty Re: (ENEM-2021) Questão Apartamentos

Mensagem por febaemanuel12 Qua 01 Dez 2021, 22:13

Valeu, Rory!!!

febaemanuel12
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 165
Data de inscrição : 05/10/2019
Idade : 22
Localização : FORTALEZA, CE- BR

Ir para o topo Ir para baixo

(ENEM-2021) Questão Apartamentos Empty Re: (ENEM-2021) Questão Apartamentos

Mensagem por muuhmuuhzao Qui 02 Dez 2021, 07:35

Rory Gilmore escreveu:Quando temos dados agrupados em intervalos supomos que há uma distribuição homogênea no intervalo. Ou seja, não é possível que 20 apartamentos tenham o valor de 800 mil reais.
Mas em uma questão de vestibular acho que não deveríamos ser obrigados a supor nada. O enunciado deveria ter deixado claro ou que há uma distribuição homogênea dos apartamentos em cada faixa de preço ou que ele queria apartamento de valor igual ou menor. 
Não sei se o que você se refere é um consenso na área de estatística e tal, mas, a nível de ensino médio, pode-se assumir que existe a possibilidade de todos os apartamentos da faixa valerem 800 mil até onde sei. Por isso creio que deveria ter sido anulada, mas bom, sabemos que dificilmente vai acontecer kkkk
muuhmuuhzao
muuhmuuhzao
Jedi
Jedi

Mensagens : 216
Data de inscrição : 01/04/2021

Mateus Meireles gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

(ENEM-2021) Questão Apartamentos Empty Re: (ENEM-2021) Questão Apartamentos

Mensagem por Mateus Meireles Qui 02 Dez 2021, 09:21

Pois é, galera, que questão durissíma!!

Infelizmente, ou felizmente, acabei marcando letra c), mas sem dúvidas concordo com o que o Tales e o muuhmuuhzao já falaram aqui e por isso acho que a melhor resposta é letra d). Inclusive pensei que tivesse sido uma pegadinha fortíssima do enunciado e já tinha aceitado que iria ver 900 no gabarito oficial.

Como a gente deve escolher um valor de X em que 50% de TODOS os apartamentos teriam preço < X, pra mim, esse valor escolhido deveria satisfazer TODAS as situações possíveis que o gráfico tá mostrando, e daí o problema: se a gente marca 800, há um contraexemplo mt forte pra invalidar o item: basta que todos os apartamentos do intervalo ]700,800] tenham preço 800 (e isso é claramente possível, como já falaram aqui), e assim a gente não satisfaz a condição do enunciado..

É uma pena, os caras gastaram um parágrafo inteiro pra falar dos intervalos e deixar isso bem explícito, e aí meio que cagaram no gabarito. E digo mais:  teve gente que teve exatamente esse raciocínio na prova e, mesmo certo (na minha opinião), vai ser prejudicado..

____________________________________________
Links úteis:

Regras do fórum |

Como colocar imagens nas mensagens |

Como inserir códigos LaTex nas mensagens |



“A dedicação é a mãe da boa sorte.”
Mateus Meireles
Mateus Meireles
Matador
Matador

Mensagens : 763
Data de inscrição : 14/07/2018
Idade : 27
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

(ENEM-2021) Questão Apartamentos Empty Re: (ENEM-2021) Questão Apartamentos

Mensagem por LukeRevoltZ Qui 02 Dez 2021, 10:30

Mateus Meireles escreveu:Pois é, galera, que questão durissíma!!

Infelizmente, ou felizmente, acabei marcando letra c), mas sem dúvidas concordo com o que o Tales e o muuhmuuhzao já falaram aqui e por isso acho que a melhor resposta é letra d). Inclusive pensei que tivesse sido uma pegadinha fortíssima do enunciado e já tinha aceitado que iria ver 900 no gabarito oficial.

Como a gente deve escolher um valor de X em que 50% de TODOS os apartamentos teriam preço < X, pra mim, esse valor escolhido deveria satisfazer TODAS as situações possíveis que o gráfico tá mostrando, e daí o problema: se a gente marca 800, há um contraexemplo mt forte pra invalidar o item: basta que todos os apartamentos do intervalo ]700,800] tenham preço 800 (e isso é claramente possível, como já falaram aqui), e assim a gente não satisfaz a condição do enunciado..

É uma pena, os caras gastaram um parágrafo inteiro pra falar dos intervalos e deixar isso bem explícito, e aí meio que cagaram no gabarito. E digo mais:  teve gente que teve exatamente esse raciocínio na prova e, mesmo certo (na minha opinião), vai ser prejudicado..
Tive exatamente esse raciocínio na prova e quando eu vi que os cursinhos ignoraram essa interpretação achei muito problemático. Eu passei 5 minutos depois de achar a resposta determinando de forma lógica qual era o valor mínimo. Espero que essa questão, assim como a de isomeria em química, não entre para a TRI.
LukeRevoltZ
LukeRevoltZ
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 02/12/2021
Localização : Vitória - ES

Ir para o topo Ir para baixo

(ENEM-2021) Questão Apartamentos Empty Re: (ENEM-2021) Questão Apartamentos

Mensagem por Elcioschin Qui 02 Dez 2021, 12:28

Para mim o enunciado deixou a desejar, permitido várias interpretações diferentes. Deveria ter sido anulada.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71399
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

febaemanuel12 e muuhmuuhzao gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

(ENEM-2021) Questão Apartamentos Empty Re: (ENEM-2021) Questão Apartamentos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos