Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Empuxo não sendo considerado resistência da água

2 participantes

Ir para baixo

Empuxo não sendo considerado resistência da água Empty Empuxo não sendo considerado resistência da água

Mensagem por achismaisb Sex 26 Nov 2021, 10:50

A construção de um aquário submerso precisou que grandes blocos de concreto em formato cilíndrico fossem alocados por um guindaste até o fundo de uma região marítima. Esses blocos devem ser alocados com velocidade constante até atingir a superfície da água, continuando com a mesma velocidade de descida até o fundo do oceano, conforme mostrado no esquema a seguir.

Empuxo não sendo considerado resistência da água Screen10

Um motor controla o processo de descida do bloco por meio da força que exerce no cabo de aço. Considere que a densidade do bloco é maior que a da água marítima e despreze a resistência da água e as dimensões do cabo de aço.
De acordo com as informações fornecidas, para que o bloco desça de forma controlada, o gráfico que melhor descreve o módulo da potência útil P instantânea do motor em função do tempo t desde o instante representado no esquema até logo antes de tocar o fundo do oceano é 


Empuxo não sendo considerado resistência da água Screen12

Gabarito:
A

Meu problema com essa questão é: o empuxo causa resistência ao movimento e o empuxo é devido à água, logo, o empuxo é uma forma de resistência da água; a questão pede pra desprezar a resistência da água, logo, a questão pede pra desprezar o empuxo. Então como pode o gabarito não ser B?
Muito obrigado!

achismaisb
iniciante

Mensagens : 44
Data de inscrição : 26/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Empuxo não sendo considerado resistência da água Empty Re: Empuxo não sendo considerado resistência da água

Mensagem por Giovana Martins Qui 02 Dez 2021, 19:30

Acredito que ao pedir para desprezar a resistência da água o enunciado esteja querendo dizer para você desprezar o efeito viscoso da água (já que o corpo encontra-se com velocidade constante em meio ao fluido. Ver enunciado.) e, como consequência, as tensões de cisalhamento geradas caso a viscosidade da água fosse levada em consideração. Por sua vez, o empuxo está relacionado ao surgimento de uma força sobre um corpo devido às diferenças de pressão hidrostática nas regiões inferior e superior desse corpo.
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 5699
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 21
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos