PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Ajuda] estudo de matemática e física

2 participantes

Ir para baixo

[Ajuda] estudo de matemática e física Empty [Ajuda] estudo de matemática e física

Mensagem por rainwbo Qui 25 Nov 2021, 09:59

Bom, eu estou estudando para os vestibulares (ENEM e Unifesp) e assim como muitos exatas é o meu calcanhar de Aquiles, estou desmistificando isso aos poucos, até por ser boa em alguns assuntos da matéria. No entanto, eu queria saber quais assuntos eu deveria estar com uma boa base além da matemática básica para estudar física. Pois, eu penso que eu preciso ter um conhecimento sobre funções, geometria plana e trigonometria para não amarelar nos cálculos, eu até penso em avançar mais em matemática e depois ir para a física de fato, só que eu temo em acabar atrasando demais na matéria. Estou com muita dúvida sobre isso, só que por exemplo, a minha dificuldade em física sempre foi na parte dos cálculos, lembro de estudar cinemática e entender a teoria, aplicação de fórmulas e travar porque eu não sabia converter em unidades, não quero passar por isso novamente hahaha enfim, é isso!

rainwbo
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 08/08/2021

Ir para o topo Ir para baixo

[Ajuda] estudo de matemática e física Empty Re: [Ajuda] estudo de matemática e física

Mensagem por claralirasll Qui 25 Nov 2021, 14:57

Boa tarde, [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eu comecei a estudar física ano passado, pois vou prestar o ENEM "pra valer" ano que vem. No começo, apesar de ter a matemática básica consolidada, tive muita dificuldade em física. Então, passei um tempo sem estudar física, que foi quando vi o conteúdo de funções, em matemática - trigonometria eu havia estudado no colégio no 9º ano, tinha uma breve noção da trigonometria no triângulo retângulo e no ciclo, mas, estudando agora no ensino médio, o conteúdo foi bem mais aprofundado. Ao reiniciar física, depois de estudar funções e também com o superficial conhecimento sobre trigonometria, o conteúdo ficou muito mais claro e fácil. Também foi preciso paciência pra não me frustrar com aquilo que não conseguia entender ou com um conteúdo novo. Como você disse que seus problemas são os cálculos, acredito que seria interessante reservar um tempo pra matemática antes da física. Sobre funções, talvez função afim e função quadrática sejam os conteúdos mais urgentes e sobre trigonometria creio que trigonometria no triângulo retângulo, em triângulos quaisquer e no ciclo sejam os mais importantes para iniciar física. Depois de ver esses, você pode conciliar a continuidade dos estudos de funções e de trigonometria (e o resto da matemática) com física. 

Os livros que usei e ainda uso: 
- Matemática (Volume Único), do Gelson Iezzi 
- Física Clássica (Volumes 1, 2 e 3), do Caio Sérgio Calçada e do José Luiz Sampaio

Digo isso com minha experiência pessoal que funcionou, não sei se é um caminho totalmente certo. De qualquer forma, espero ter ajudado! Abraços Smile
claralirasll
claralirasll
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 183
Data de inscrição : 12/11/2021
Idade : 18
Localização : Cajazeiras, Paraíba

https://www.instagram.com/claralirals/?hl=pt-br

rainwbo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos