PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Plantas carnívoras/fotossíntese

4 participantes

Ir para baixo

Plantas carnívoras/fotossíntese Empty Plantas carnívoras/fotossíntese

Mensagem por Felupp Qui 21 Out 2021, 10:55

Em plantas carnívoras, a folha não é utilizada apenas para realização de fotossíntese, mas também para alimentação, através da captura de insetos. Como as plantas com muitas adaptações para o carnivorismo apresentam um gasto energético extra em estruturas como glândulas e pelos, suas folhas são, em geral, menos eficientes fotossinteticamente. Considere três tipos de plantas:
• não carnívoras;
• carnívoras pouco modificadas para tal função;
• carnívoras altamente modificadas para tal função.
Com o objetivo de estudar a adaptação para esse modo de alimentação, os três tipos foram colocados em quatro meios experimentais diferentes. Observe a tabela:

As plantas carnívoras altamente modificadas tiveram melhor adaptação, sobretudo, no seguinte meio experimental:

(A) W
(B) X
(C) Y
(D) Z

Plantas carnívoras/fotossíntese 1e60ef42e01dfd0e3b838fe5bb388227

RESPOSTA : B

Por que não pode ser a letra "D" ? Como as plantas carnívoras altamente modificadas possuem baixa eficiência fotossintética, elas precisariam de um lugar com uma condição de iluminação maior para conseguir gerar a energia suficiente para si mesma. Ou seja, se elas estivessem em um lugar com pouca iluminação elas não produziriam quase nada de energia, já que aproveitam muito pouco o processo de iluminação. Esse foi meu raciocínio, se alguém puder me ajudar, agradeço muito.

Felupp
Padawan
Padawan

Mensagens : 72
Data de inscrição : 17/02/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Plantas carnívoras/fotossíntese Empty Re: Plantas carnívoras/fotossíntese

Mensagem por nathanvasoncelos958 Qui 21 Out 2021, 13:59

Pelo que eu entedi:
O enunciado pergunta :... carnívoras altamente modificadas para tal função tiveram melhor adaptação em qual meio? 
O enunciado está dizendo, pelo que eu entendi +ou- assim: se agente pegar uma planta carnívora que se adaptou para isso milhões de anos e, colocássemos em um meio ,qual seria o mais apropriado?
Plantas carnívoras só desenvolveram sua adaptação de comer animais(geralmente insetos) porque o solo em que elas vivem é extremamente pobre em nutrientes, logo elas precisam comer insetos afim de ganhar nutrientes (como o nitrogênio que é essencial para produzir proteínas, dna...) 
Logo, essas plantas carnívoras vão se dar melhor no meio pobre em sais minerais. 
Se você colocar uma planta carnívora em um solo rico em nutrientes, ela praticamente para de comer insetos(infelizmente Mad), logo esse gênero de  ''plantas altamente adaptadas para tal função(de serem carnivoras)'' se adapta melhor a solo pobres.Porque em solos ricos não iriam necessitar de tal função de comer animais, entende?
Já a questão da fotossíntese é interessante seu questionamento , vou exemplificar o que acho que pode ser: se você impedir uma planta carnívora  de comer insetos ela ira sobreviver e crescer, porém lentamente pois suas folhas são especializadas na nutrição externa entende? Sua taxa de fotossíntese é baixa! Pode aumentar a intensidade luminosa que não adianta, suas folhas se especializaram com glândulas e pelos para comer animais.Isso porque sempre estiveram presentes em ambientes pouco iluminados(pântanos) 
Logo,'' carnívoras altamente modificadas para tal função'', 
viveriam em solos pouco iluminados
Dai você poderia pensar : tá mais se ela vive em solo pobre e iluminado seria bem melhor não(que seria a opção da letra ''d'')? De fato , faz sentido, porém as plantas carnívoras se adaptaram para viver em solos pouca iluminação(como pântanos), por isso suas folhas passaram a não fazer mais tanta fotossíntese e passaram a garantir o resto da energia comendo animais. Esse enunciado queria que você tivesse isso em mente, porque não daria para criar relações de logica na hora, você teria que trazer que plantas carnivoras se adaptaram assim(comer animais) porque vivem em solos pobres e pouco iluminados(Portanto esse solo pobre e pouco iluminado entre os experimentais que ela ia curtir mais)
Se ficou confuso só falar! Se alguém quiser me corrigir ou inteirar informações fique a vontade!
nathanvasoncelos958
nathanvasoncelos958
Jedi
Jedi

Mensagens : 252
Data de inscrição : 30/04/2021
Idade : 22

Felupp gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Plantas carnívoras/fotossíntese Empty Re: Plantas carnívoras/fotossíntese

Mensagem por Felupp Ter 26 Out 2021, 11:29

nathanvasoncelos958 escreveu:Pelo que eu entedi:
O enunciado pergunta :... carnívoras altamente modificadas para tal função tiveram melhor adaptação em qual meio? 
O enunciado está dizendo, pelo que eu entendi +ou- assim: se agente pegar uma planta carnívora que se adaptou para isso milhões de anos e, colocássemos em um meio ,qual seria o mais apropriado?
Plantas carnívoras só desenvolveram sua adaptação de comer animais(geralmente insetos) porque o solo em que elas vivem é extremamente pobre em nutrientes, logo elas precisam comer insetos afim de ganhar nutrientes (como o nitrogênio que é essencial para produzir proteínas, dna...) 
Logo, essas plantas carnívoras vão se dar melhor no meio pobre em sais minerais. 
Se você colocar uma planta carnívora em um solo rico em nutrientes, ela praticamente para de comer insetos(infelizmente Mad), logo esse gênero de  ''plantas altamente adaptadas para tal função(de serem carnivoras)'' se adapta melhor a solo pobres.Porque em solos ricos não iriam necessitar de tal função de comer animais, entende?
Já a questão da fotossíntese é interessante seu questionamento , vou exemplificar o que acho que pode ser: se você impedir uma planta carnívora  de comer insetos ela ira sobreviver e crescer, porém lentamente pois suas folhas são especializadas na nutrição externa entende? Sua taxa de fotossíntese é baixa! Pode aumentar a intensidade luminosa que não adianta, suas folhas se especializaram com glândulas e pelos para comer animais.Isso porque sempre estiveram presentes em ambientes pouco iluminados(pântanos) 
Logo,'' carnívoras altamente modificadas para tal função'', 
viveriam em solos pouco iluminados
Dai você poderia pensar : tá mais se ela vive em solo pobre e iluminado seria bem melhor não(que seria a opção da letra ''d'')? De fato , faz sentido, porém as plantas carnívoras se adaptaram para viver em solos pouca iluminação(como pântanos), por isso suas folhas passaram a não fazer mais tanta fotossíntese e passaram a garantir o resto da energia comendo animais. Esse enunciado queria que você tivesse isso em mente, porque não daria para criar relações de logica na hora, você teria que trazer que plantas carnivoras se adaptaram assim(comer animais) porque vivem em solos pobres e pouco iluminados(Portanto esse solo pobre e pouco iluminado entre os experimentais que ela ia curtir mais)
Se ficou confuso só falar! Se alguém quiser me corrigir ou inteirar informações fique a vontade!
Nossa, achei excelente sua explicação !!!
Acho que esse caso se assemelha com as plantas ombrófilas, porque elas são plantas adaptadas à sombra, e,  caso sejam colocadas em ambientes com alta insolação, não necessariamente terão melhor desenvolvimento ou maior taxa de fotossíntese, talvez sejam até prejudicadas por isso. Espero que esse exemplo esteja de acordo com o que você explicou hehehe Very Happy .
Novamente, muito obrigado pela ajuda e pela incrível explicação, você não faz ideia como respostas bem detalhadas fazem diferença no nosso estudo. Muito grato! Laughing

Felupp
Padawan
Padawan

Mensagens : 72
Data de inscrição : 17/02/2021

nathanvasoncelos958 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Plantas carnívoras/fotossíntese Empty Re: Plantas carnívoras/fotossíntese

Mensagem por nathanvasoncelos958 Ter 26 Out 2021, 13:18

que isso kkk, eu que agradeço a possibilidade da resposta!
tem um vídeo do jubilut no youtube sobre plantas carnívoras(na época eu vi ele), se quiser aprofundar ou dar uma olhada. 
Acho que nessa questão ele queria que você meio que soubesse as características da planta carnívora e de seu ambiente (que vestibular bizarro pedir para gravar isso kkk) e , assim, já olhar é saber qual é um ambiente de planta carnívora
De fato, plantas ombrófilas precisam de pouca luminosidade para conseguir crescer já que tem taxa de respiração celular muito baixa, assim qualquer  pouca luz já vence o PCL(ponto de compensação luminoso). Logo se ele pedisse plantas adaptadas com baixa respiração celular, teria de marcar o ambiente escuro(já que caso essa planta tenha respiração celular muito alta, como as heliófilas, não daria para viver em ambiente com pouca luz) . Exatamente o que você disse, mas acho(apenas acho) que colocar planta ombrófila em um ambiente luminoso faria ela crescer  ,até certo ponto, mais rápido(já que essa elevaria sua taxa de fotossíntese) até a saturação de luz.Plantas são peculiares kkkk não sei te responder o que aconteceria. Mas olhando o gráfico das plantas de sombras percebe que só precisa de pouca luminosidade para já saturar a taxa fotossintética, ou seja, coloca-las em ambiente  muito Luminoso não ajudaria muito , provavelmente,  atrapalharia.
Plantas carnívoras/fotossíntese 15070


Última edição por nathanvasoncelos958 em Ter 26 Out 2021, 13:51, editado 1 vez(es)
nathanvasoncelos958
nathanvasoncelos958
Jedi
Jedi

Mensagens : 252
Data de inscrição : 30/04/2021
Idade : 22

Felupp gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Plantas carnívoras/fotossíntese Empty Re: Plantas carnívoras/fotossíntese

Mensagem por jopagliarin Ter 26 Out 2021, 13:50

Desculpa em intrometer no tópico, mas acho que a chave da questão está na palavra "adaptação" ou, pelo menos, eu pensaria assim. Quando mais semelhante o "novo meio" for do "meio de sempre", a adaptação da planta será favorecida, pois não precisará "se esforçar" muito para desenvolver mecanismos que a levem a sobreviver naquele novo meio. Inclusive, quanto maior a similaridade entre os meios, maior adaptação da planta até pela questão competitiva.

O "meio de sempre" das plantas carnívoras são solos pobres em nutrientes e pouca luz solar.

Se ela fosse colocada em um meio com muitos nutrientes e muita luz, no segundo caso não ia ajudar muito, porque a estrutura de suas folhas não é altamente adequada para a atividade fotossintética, assim, outras plantas "normais" teriam maior facilidade de se desenvolver do que as carnívoras. A mesma coisa com os nutrientes: suas raízes podem não ser bem desenvolvidas para captar sais minerais do solo, já que sua principal fonte de nutrição é por meio das folhas, com a captura de insetos.
jopagliarin
jopagliarin
Jedi
Jedi

Mensagens : 399
Data de inscrição : 13/10/2019
Idade : 21
Localização : Curitiba/PR \\ Joaçaba/SC

Felupp gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Plantas carnívoras/fotossíntese Empty Re: Plantas carnívoras/fotossíntese

Mensagem por nathanvasoncelos958 Ter 26 Out 2021, 14:01

Perfeitamente jopagliarin, a questão pede apenas o meio das plantas carnívoras, o candidato deveria conhecer o ambiente da planta carnívora e simplesmente marca-lo nas alternativas.
No entanto , não são as raízes das plantas carnívoras que são mal desenvolvidas para capturar nutrientes, mas o solo em que são encontradas que não tem nutrientes (pantanoso). Assim, ela garante esses por meio de insetos.
Como supracitado, coloca-las em ambiente nutritivo faria as plantas pararem de comer insetos. O que contraria a questão que pede o meio em que são encontradas plantas carnívoras .
nathanvasoncelos958
nathanvasoncelos958
Jedi
Jedi

Mensagens : 252
Data de inscrição : 30/04/2021
Idade : 22

Felupp gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Plantas carnívoras/fotossíntese Empty Re: Plantas carnívoras/fotossíntese

Mensagem por jopagliarin Ter 26 Out 2021, 19:45

Desculpa, não sei se se o lance de "se colocar uma planta carnívora em um meio nutritivo ela para de comer insetos" deveria ser tão óbvio assim, porque para mim não é hahaha. Isso ocorre porque é mais proveitoso captar nutrientes do solo do que digerir o animal? Mas por que os dois não podem ocorrer concomitante? 

Tipo,  da mesma forma que as folhas são utilizadas não somente para a atividade fotossíntese mas, idem, para captura de insetos, elas têm estruturas que facilitam a segunda situação e não são tão favoráveis para a primeira, por que esse caso não se aplica também para as raízes? 

As plantas normais que obtêm os compostos inorgânicos por meio de suas raízes não devem ter essas mais desenvolvidas que as plantas carnívoras? (Me perdoe se isso parecer meio Lamarckista, só estou fazendo uma analogia, mas na minha cabeça isso faz sentido)

Enfim, não captei a relação de causa e consequência entre meio nutritivo -> cessação da captura de insetos
jopagliarin
jopagliarin
Jedi
Jedi

Mensagens : 399
Data de inscrição : 13/10/2019
Idade : 21
Localização : Curitiba/PR \\ Joaçaba/SC

Felupp gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Plantas carnívoras/fotossíntese Empty Re: Plantas carnívoras/fotossíntese

Mensagem por nathanvasoncelos958 Qua 27 Out 2021, 22:35

Não é obvio não kķ, eu havia visto um vídeo e lido sobre elas, por isso sei de tais informações kkkk( na verdade nunca nem vi uma planta carnívora, só a do mario Bros kkkk). Respondendo as suas perguntas, como havia dito elas vivem em ambientes pobres e usam os animais como complemento nutricional(visam nitrogênio e fosfato principalmente),em um solo nutritivo ela teria acesso a tudo que precisa.Acredito que essa especie tenha que desenvolver suas raízes sim, porque fazem fotossintese, precisam de água e dos outros sais minerais.Referente ao outro questionamento,ocorrer absorção em solo rico de nutrientes e captura de insetos seria como, ao meu ver, almoçar duas vezes, o que não faria sentido( ou faria ? Kkk brincadeira).Abraços.
nathanvasoncelos958
nathanvasoncelos958
Jedi
Jedi

Mensagens : 252
Data de inscrição : 30/04/2021
Idade : 22

Felupp gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Plantas carnívoras/fotossíntese Empty Re: Plantas carnívoras/fotossíntese

Mensagem por gusborgs Qua 27 Out 2021, 22:45

gusborgs
gusborgs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 715
Data de inscrição : 27/08/2021

Felupp gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Plantas carnívoras/fotossíntese Empty Re: Plantas carnívoras/fotossíntese

Mensagem por Felupp Qui 28 Out 2021, 13:36

Muito feliz por esse Tópico ter dado uma discussão aprofundada sobre o assunto !!! Plantas carnívoras/fotossíntese 1f601  Plantas carnívoras/fotossíntese 1f600

Felupp
Padawan
Padawan

Mensagens : 72
Data de inscrição : 17/02/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Plantas carnívoras/fotossíntese Empty Re: Plantas carnívoras/fotossíntese

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos