Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Atração Núcleo e Elétron

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Atração Núcleo e Elétron

Mensagem por jopagliarin Qua 20 Out 2021, 18:39

Niels Bohr, antes de lançar a sua teoria atômica, baseada nos conceitos da Física Quântica, trabalhou em colaboração com o cientista Ernest Rutheford. Rutheford é conhecido por seu modelo atômico: o modelo planetário atômico, o qual é baseado nos conceitos da física clássica. Nesse modelo atômico, a estabilidade orbital era dada pelo equilíbrio entre a força centrípeta do elétron, em torno do núcleo atômico, e a força de atração coulombiana entre o núcleo e o elétron. Para o átomo de hidrogênio, o módulo da força coulombiana F entre o núcleo, constituído por um próton, e o elétron da eletrosfera é dada por Atração Núcleo e Elétron  1_10e5bef023693f72d9b06062d4c122ec_68ins

Sabe-se, ainda, que o módulo da força centrípeta é dada por F = mv2/r, onde r é a distância entre o centro do núcleo atômico, considerado aqui como um referencial inercial, e o elétron na eletrosfera. A velocidade orbital v desse elétron também é medida com relação a esse referencial inercial. Sob essas condições, é CORRETO afirmar que, no modelo atômico de Rutheford:

a) quando o elétron possuir velocidade orbital maior que Atração Núcleo e Elétron  P84vHMhRNx8yAAAAAElFTkSuQmCC, ele colapsa-se em direção ao núcleo atômico.

b) quando o elétron possuir velocidade orbital menor que Atração Núcleo e Elétron  P84vHMhRNx8yAAAAAElFTkSuQmCC ele colapsa-se em direção ao núcleo atômico.

c) quanto mais distante o elétron se encontrar do núcleo atômico, maior será sua velocidade, garantindo assim a estabilidade orbital eletrônica.

d) a velocidade orbital do elétron é diretamente proporcional a sua massa.
e) a frequência do elétron sobre a sua órbita e em torno do núcleo atômico é de Atração Núcleo e Elétron  WOe5LjQlt52oAAAAABJRU5ErkJggg==


Olá, pessoal, o gabarito oficial indica letra B, no entanto eu acho que a correta seja a letra A.


Última edição por jopagliarin em Sex 22 Out 2021, 08:27, editado 1 vez(es)
jopagliarin
jopagliarin
Jedi
Jedi

Mensagens : 377
Data de inscrição : 13/10/2019
Idade : 19
Localização : Curitiba/PR \\ Joaçaba/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Atração Núcleo e Elétron

Mensagem por purgatorium Qui 21 Out 2021, 00:40

Imagine um barbante extensível com uma bolinha presa na ponta, se realizarmos um movimento circular com esse barbante, conforme aumentamos a velocidade do movimento, a tração sobre fio aumenta e ele se expande, entretanto se diminuímos a velocidade a tração sobre fio começará a diminuir, com isso o barbante encurtará ate um ponto que o movimento não será o suficiente para manter a bolinha em movimento, levando-a para a posição mais estável, essa que é a no centro do movimento.

O mesmo acontece nesse caso, a força elétrica tem o mesmo papel da tração. A resultante centrípeta que mantém o elétron no seu movimento circular em torno do núcleo, vale ressaltar que a resultante centrípeta possuí dependência da velocidade tangencial, conforme a velocidade tangencial diminuí, o movimento circular tende a ir para o local de maior estabilidade, que é o centro do movimento - núcleo do átomo.



Atração Núcleo e Elétron  Barban10
purgatorium
purgatorium
Padawan
Padawan

Mensagens : 68
Data de inscrição : 02/03/2021

https://purgatorivm.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Atração Núcleo e Elétron

Mensagem por jopagliarin Sex 22 Out 2021, 08:26

esclarecedor, obrigada!
jopagliarin
jopagliarin
Jedi
Jedi

Mensagens : 377
Data de inscrição : 13/10/2019
Idade : 19
Localização : Curitiba/PR \\ Joaçaba/SC

purgatorium gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Atração Núcleo e Elétron

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos