Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

OBF - Lançamento

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido OBF - Lançamento

Mensagem por Bruno1681 Qui 14 Out 2021, 22:08

Uma bola é solta a partir do repouso, sempre da mesma posição, no plano inclinado mostrado na figura a seguir. A bola rola sobre o plano e sobre a mesa, caindo livremente, e um estudante com uma cesta, a recolhe sem deixar cair no chão. Em determinado instante, ele posiciona a cesta como indica o desenho, e a bola cai exatamente em seu interior.

OBF - Lançamento Captur14
Com esse resultado, ele garante que, se colocasse a cesta a uma distância horizontal 2d da mesa, seria necessário que ela ficasse abaixo do tampo da mesa
A) y/2
B) 2y
C) 3y
D) 4y
E) 5y

Gabarito D

Minha resolução:

OBF - Lançamento Prop_012

A dúvida consiste na primeira resolução no canto superior à direita, no qual deu y/2. Refiz, o exercício e cheguei no resultado, porém fiquei em dúvida no que eu fiz de errado na minha primeira resolução.

Última edição por Bruno1681 em Ter 02 Nov 2021, 23:31, editado 1 vez(es)

Bruno1681
iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: OBF - Lançamento

Mensagem por gabriel de castro Sex 15 Out 2021, 14:39

Saravá Bruno1681, 

De início já me parece estranho você encontrar uma expressão que substitua g (aceleração da gravidade), afinal, se trata de uma constante. Além disso, acredito que o problema more no fato de que o seu Vf não é uma constante e depende da altura do lançamento; ainda temos o caso do t2 na parte marcada de amarelo que você não substitui e na primeira linha do cálculo de baixo você faz exatamente o contrário, sendo esse segundo o correto. 

Espero ter ajudado Smile

Elite Jedi
Elite Jedi

Bruno1681 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

Permissões neste fórum