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A alimentação na rede pública de ensino

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A alimentação na rede pública de ensino Empty A alimentação na rede pública de ensino

Mensagem por Roberto267 Qui 14 Out 2021, 19:50

Redação modelo Enem
tema: A alimentação na rede pública de ensino

O artigo 6º da Constituição brasileira prevê a alimentação como um direito social. Contudo, ao observar os problemas na alimentação em escolas públicas, percebe-se que esse direito não é uma realidade no Brasil. Nesse sentido, com o intuito de solucionar o impasse, torna-se fundamental analisar as causas da problemática: a negligência estatal e a falta de educação alimentar.
 
 Nesse contexto, é importante ressaltar que a displicência estatal, no que tange à suplementação alimentar nas escolas é um impulsionador do problema. De fato, segundo o site UOL, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) visa garantir apenas 15% das necessidades nutricionais diárias dos discentes, o que dificulta a asseguração do direito à alimentação para a população de baixa renda. Dessa forma, os baixos objetivos governamentais no combate a fome impossibilitam a adequada suplementação de nutrientes aos estudantes.
 
 Outrossim, a carente educação alimentar nas escolas dificulta a resolução do impasse. Diante disso, segundo Paulo Freire, a escola tem o dever de não somente ensinar os conteúdos técnicos, mas também de desenvolver as capacidades críticas e analíticas que permitem ao aluno entender e mudar sua realidade. Nessa lógica, a escola não instrui os estudantes quanto à importância de uma alimentação equilibrada e saudável, o que é um entrave para a saúde pública, tendo em vista que uma refeição desequilibrada pode provocar desnutrição. Assim, enquanto a ausência de instrução alimentar continuar, os problemas decorrentes da desnutrição persistirão.
 
 Depreende-se, portanto, a necessidade de ações interventivas, com o objetivo de mitigar o impasse. Logo, cabe ao PNAE – na condição de garantidor da alimentação escolar – disponibilizar refeições saudáveis e com os nutrientes necessários para os discentes, por meio de parcerias com escolas para adotarem essa prática, a fim de garantir a adequada suplementação nutricional aos estudantes. Dessa maneira, os direitos previstos na Magna Carta estarão mais próximos da realidade.

Roberto267
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A alimentação na rede pública de ensino Empty Re: A alimentação na rede pública de ensino

Mensagem por jopagliarin Dom 17 Out 2021, 23:13

Olá.

Eu só colocaria uma vírgula depois de escolas (parágrafo 2); veja que "no que tange à suplementação alimentar nas escolas" é somente uma frase explicativa, por isso deve vir entre vírgulas. 

Quanto ao texto, creio que atende todas as competências, mas me parece (e desculpa me dizer) textos de internet (os famosos "modelos prontos"); vai do critério de cada um usar. Se lhe garante uma nota maior que 900 está bom, mas tem corretores mais exigentes que não aceitam argumentos tão monótonos assim. 

De fato, a negligência estatal se configura como a causa primordial dos problemas que assolam o Brasil, mas é preciso ramificar essa negligência... negligência no setor financeiro (falta de verba)? administrativo (falta de governantes competentes)? moral (atos corruptos)? 

Vou lhe dar um exemplo. 

Gasto anual do Brasil por aluno do ensino Superior: US$ 14.202;
Gasto anual do Brasil por aluno do ensino Fundamental e Médio: US$ 3.866.
fonte: https://querobolsa.com.br/revista/paises-que-mais-investem-em-educacao-veja-a-situacao-do-brasil

Aí digamos que o tema é "A falta de acesso à universidade pública" e vc aborda acerca do descaso do Estado no que se refere aos baixos investimentos financeiros ou até mesmo à implementação do teto de gastos em educação (o que 90% dos alunos falam). Vc teria de provar isso. Um corretor mais atento não aceitaria a hipótese de que o investimento é baixo, porque a realidade diz o contrário.

Nesse caso, vc poderia falar que a negligência estatal ocorre no sentido de que os recursos são mal alocados: o ensino médio público é desmotivador e pode impactar na decisão do jovem de entrar ou não na universidade; até porque quando falamos em acesso, não estamos falando só de oportunidades (questão financeira, de distância, de locomoção), mas também do conhecimento que motivará o jovem a ingressar no curso superior. 

Fique atento.

Assim como o acesso ao conhecimento acerca da redação do ENEM se torna mais facilitado, os corretores podem vir a ser mais exigentes. 

Estou a esperar uma prova difícil esse ano.
jopagliarin
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