PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FOTOSSÍNTESE

2 participantes

Ir para baixo

FOTOSSÍNTESE Empty FOTOSSÍNTESE

Mensagem por luizpmr Sáb 02 Out 2021, 07:22

Opa, galera! Faço Amabis e Martho pra biologia e no capítulo de fotossíntese ele cita que a equação mais correta pra fotossíntese seria a que tem 6CO2 + 12 H20 ---> glicose + 6O2 + 6H20. Até então tudo certo, pois justifica falando que parte dos oxigênios do CO2 no ciclo de Calvin acabam originando água. Contudo, nas questões de vestibulares, o pessoal sempre martela no fato de que todo o oxigênio provém da água, o que de certa forma é verdade, já que o CO2 originaria água também. Mas eu fiquei pensando que numa questão que lide com, por exemplo, CO2 marcado com oxigênio radioativo, eu poderia tranquilamente dizer que haveria O2 radioativo também, já que água radioativa seria formada e em tese poderia ser aproveitada depois na fotólise da água. Enfim, queria saber se a informação procede mesmo. Tá no Amabis, mas não sei se interpretei certo ou se tem algum outro processo no meio disso que impediria a água formada no cliclo de Calvin de ser utilizada na fotólise.

luizpmr
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 02/10/2021

Ir para o topo Ir para baixo

FOTOSSÍNTESE Empty Re: FOTOSSÍNTESE

Mensagem por gusborgs Sáb 02 Out 2021, 08:01

Olá, bom dia.
Na minha opinião, considerar que o O2 pode ser proveniente do CO2 por conta de uma reação anterior faz sentido, porém não é isso que eles querem saber ao fazer a pergunta.
Creio que eles tentem avaliar conhecimentos prévios sobre as fazes da fotossíntese, além de como as substâncias são utilizadas. Que você saiba que a água age como fornecedora de elétrons, e, que, como produto de sua fotólise, seja formado o O2, não sendo formado em nenhuma outra fase.
Além disso, pode-se fazer uma comparação com a fotossíntese de algumas cianobactérias.
Perceba que, mesmo gerando água como produto, nas reações posteriores não há sua utilização/ formação de O2.
FOTOSSÍNTESE Bacterias-e-fotoss%C3%ADntese-640x356
gusborgs
gusborgs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 715
Data de inscrição : 27/08/2021

Ir para o topo Ir para baixo

FOTOSSÍNTESE Empty Re: FOTOSSÍNTESE

Mensagem por luizpmr Dom 03 Out 2021, 10:26

Valeu!

luizpmr
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 02/10/2021

Ir para o topo Ir para baixo

FOTOSSÍNTESE Empty Re: FOTOSSÍNTESE

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos