PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Oxirredução- Enem

2 participantes

Ir para baixo

Oxirredução- Enem Empty Oxirredução- Enem

Mensagem por Daira Rezende3 Sáb 25 Set 2021, 19:29

Boa noite

Segue minha dúvida e a questão a qual ela se refere, desde já, expresso minha imensa gratidão àquele que me ajudar.

Duvida: Porque o chumbo a ser reduzido tem que ser o  Pb2+ e não o Pb4+?

Após o desmonte da bateria automotiva, é obtida uma pasta residual de 6 kg, em que 19%, em massa, é dióxido de chumbo(IV), 60%, sulfato de chumbo(N) e 21%, chumbo metálico. O processo pirometalúrgico é o mais comum na obtenção do chumbo metálico, porém, devido à alta concentração de sulfato de chumbo(II), ocorre grande produção de dióxido de enxofre (SO2), causador de problemas ambientais. Para eliminar a produção de dióxido de enxofre, utiliza-se o processo hidrometalúrgico, constituído de três etapas, no qual o sulfato de chumbo(II) reage com carbonato de sódio a 1,0 mol/L a 45 °C, obtendo-se um sal insolúvel (etapa 1), que, tratado com ácido nítrico, produz um sal de chumbo solúvel (etapa 2) e, por eletrólise, obtém-se o chumbo metálico com alto grau de pureza (etapa 3).
ARAÚJO, R. V. V et al. Reciclagem de chumbo de bateria automotiva: estudo de caso. Disponível em: www.iqsc.usp.br. Acesso em: 17 abr. 2010 (adaptado).
Considerando a obtenção de chumbo metálico a partir de sulfato de chumbo(II) na pasta residual, pelo processo hidrometalúrgico, as etapas 1, 2 e 3 objetivam, respectivamente,

A) a lixiviação básica e dessulfuração; a lixiviação ácida e solubilização; a redução do Pb2+ em Pb0.


B) a lixiviação ácida e dessulfuração; a lixiviação básica e solubilização; a redução do Pb4+ em Pb0.


C) a lixiviação básica e dessulfuração; a lixiviação ácida e solubilização; a redução do Pbem Pb2+


D) a lixiviação ácida e dessulfuração; a lixiviação básica e solubilização; a redução do Pb2+ em Pb0.



E) a lixiviação básica e dessulfuração; a lixiviação ácida e solubilização; a redução do Pb4+ em Pb0.
















Última edição por Daira Rezende3 em Sáb 25 Set 2021, 20:48, editado 1 vez(es)
Daira Rezende3
Daira Rezende3
Padawan
Padawan

Mensagens : 53
Data de inscrição : 28/09/2020
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Oxirredução- Enem Empty Re: Oxirredução- Enem

Mensagem por mao_sun Sáb 25 Set 2021, 20:28

Eu fiz essa questão recentemente, e o meu raciocício foi:

Sulfato: SO4-2

A reação seria: Pbx + SO4-2 = PbSO4 (sulfato de chumbo II)

Quando estudamos nomenclatura dos sais, o II (algarismo romano) indica o NOX do cátion (Pb).

Isso significa que x = +2, pois não precisamos aumentar a quantidade de SO4-2 para satisfazer a última camada eletrônica de Pb, ou seja, os dois elétrons extras do SO4 foram o suficiente para completar Pb.
mao_sun
mao_sun
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 29/09/2019
Idade : 21
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Daira Rezende3 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Oxirredução- Enem Empty Re: Oxirredução- Enem

Mensagem por Daira Rezende3 Seg 27 Set 2021, 21:30

Você tem TODA razão, muito obrigada, de verdade. Eu não fazia ideia dessa informação.
Daira Rezende3
Daira Rezende3
Padawan
Padawan

Mensagens : 53
Data de inscrição : 28/09/2020
Idade : 23

Ir para o topo Ir para baixo

Oxirredução- Enem Empty Re: Oxirredução- Enem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos