PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tratamento com microalgas - Protocooperação

2 participantes

Ir para baixo

Tratamento com microalgas - Protocooperação Empty Tratamento com microalgas - Protocooperação

Mensagem por achismaisb Qua 22 Set 2021, 18:57

O consumo excessivo de substâncias químicas faz com que o organismo não seja capaz de absorver a totalidade dos compostos. E o que acontece com o que sobra? É descartado na natureza por meio da urina ou das fezes. Entre os novos poluentes emergentes encontrados pela pesquisa realizada na Universidade de Passo Fundo (UPF) estão a cafeína, o ácido acetil salicílico, o diazepan, o paracetamol e a fluoxetina. De acordo com um dos pesquisadores, a não retirada desses poluentes implica a contaminação de mananciais, trazendo problemas à biota aquática. Além disso, muitos desses mananciais são utilizados na captação de água para abastecimento humano. “Estamos pesquisando uma nova alternativa de tratamento desses poluentes por meio das microalgas, que podem remover esses contaminantes dos efluentes ou transformá-los em compostos menos tóxicos, reduzindo, assim, seus efeitos nos organismos aquáticos e nos humanos”, explica.
Disponível em: https://www.jornaldocomercio.com. Acesso em: 13 out. 2020. (adaptado)


Esse tratamento utilizando microalgas é baseado na relação ecológica conhecida como
A) comensalismo.
B) inquilinismo.
C) parasitismo.
D) protocooperação.
E) sociedade.
 
Gabarito:
 
Oi pessoal. Eu acho que essa questão não está coerente. O fato de o gabarito ser protocooperação está relacionado à relação homem - microalgas, e de fato um está ajudando o outro. Porém, o tratamento não se baseia em nenhuma relação ecológica. O tratamento se baseia em microalgas tentando sobreviver utilizando o que tem no meio, simples assim kkk a única coisa diferente é que elas podem utilizar elementos que são prejudiciais a nós e ao ambiente nesse processo, mas não dá pra afirmar que o tratamento se baseia em protocooperação a partir disso. O coerente aqui, ao invés disso, seria falar que ele se baseia em biorremediação. Para a alternativa ser coerente, a pergunta deveria ser mais próxima de "a relação ecológica existente entre os seres humanos e as microalgas no tratamento exposto no texto é conhecida como..." ou algo assim.
Estou certo? A questão está realmente mal feita?
Muito obrigado!

achismaisb
Iniciante

Mensagens : 44
Data de inscrição : 26/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento com microalgas - Protocooperação Empty Re: Tratamento com microalgas - Protocooperação

Mensagem por mao_sun Qua 22 Set 2021, 19:33

Concordo com você que, de fato, a questão forçou um pouco kkkkkkkkk.

Mas, eu acredito que entendi o caminho que ela quis tomar. Seres humanos produzem poluentes que irão para os lagos e criarão ambientes tóxicos. Microalgas conseguem, como você disse, "biorremediar" essas substâncias as usando em seu metabolismo e devolvendo, normalmente, água + sais. Assim, os seres humanos ganham (+) com a "despoluição" dos rios, e as microalgas ganham (+) com os dejetos humanos, sem haver dependência fisiológica entre eles.

"O tratamento se baseia em microalgas tentando sobreviver utilizando o que tem no meio, simples assim"

É, mas, em qualquer relação de protocooperação, precisamos ter um intermediário para a sua realização, que nesse caso seria a água dos rios. Vamos imaginar outros exemplos de protocooperação, o jacaré e o pássaro-palito, ambos utilizam o mesmo intermediário: os dentes do jacaré. Ele (o jacaré) precisa ter os dentes limpos, os seres humanos precisam ter a água limpa. O pássaro-palito precisa das sobras dos alimentos nos dentes do jacaré, as microalgas precisam dos nutrientes na água poluída dos seres humanos, já que as substâncias citadas são extremamente específicas da produção humana.

Nesse sentido, eu consigo ver uma relação, e possivelmente eu teria marcado ou protoocoperação, ou comensalismo (pensando que os humanos não se importariam com a situação). Mas, como eu disse, acredito que a questão forçou um pouquinho a barra kkkkkkkk.
mao_sun
mao_sun
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 29/09/2019
Idade : 21
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento com microalgas - Protocooperação Empty Re: Tratamento com microalgas - Protocooperação

Mensagem por achismaisb Ter 28 Set 2021, 09:50

É, pelo jeito foi realmente isso que o elaborador pensou. Bem ruimzinha essa questão, mas fazer o que kkk

Muito obrigado, mao_sun!

achismaisb
Iniciante

Mensagens : 44
Data de inscrição : 26/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento com microalgas - Protocooperação Empty Re: Tratamento com microalgas - Protocooperação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos