PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Unicamp) propriedades coligativas

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido Unicamp) propriedades coligativas

Mensagem por Augustus 7/9/2021, 6:52 pm

Evidências experimentais mostram que
somos capazes, em média, de segurar por um certo tempo um
frasco que esteja a uma temperatura de 60°C, sem nos
queimarmos. Suponha uma situação em que dois béqueres
contendo cada um deles um líquido diferente (X e Y) tenham
sido colocados sobre uma chapa elétrica de aquecimento, que
está à temperatura de 100°C. A temperatura normal de
ebulição do líquido X é 50°C e a do líquido Y é 120°C.

a) Após certo tempo de contato com esta chapa, qual dos
frascos poderá ser tocado com a mão sem que se corra o risco
de sofrer queimaduras? Justifique a sua resposta.

b) Se a cada um desses frascos for adicionada quantidade
igual de um soluto não volátil, mantendo-se a chapa de
aquecimento a 100°C, o que acontecerá com a temperatura
de cada um dos líquidos? Explique.



Gabarito:



Pessoal, no item A, eu não consigo entender por que a solução não muda mais sua temperatura a partir de 50ºC e não tenho certeza se meu entendimento de por que a solução Y não consegue atingir o ponto de ebulição está correta. Eu sei que, se eu coloco um gelo a -20ºC e água líquida a 20ºC, esses corpos vão trocar calor até que atinjam uma temperatura de equilíbrio intermediária entre -20ºC e 20ºC, mas nesse caso da chapa, como ela nunca muda de temperatura, eu penso que haveria troca de calor até as duas soluções atingirem 100ºC. Eu sei que está errado esse pensamento, mas não consigo explicar o porquê. Além disso, eu sei que DURANTE a ebulição, a temperatura não se altera, mas depois dela, a temperatura pode aumentar, então por que a solução X não muda mais de temperatura? 

Por favor, me expliquem detalhadamente essa questão. Não consigo avançar para outros assuntos Unicamp) propriedades coligativas 1f622


Última edição por Augustus em 8/9/2021, 4:52 pm, editado 1 vez(es)

Augustus
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/09/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Unicamp) propriedades coligativas

Mensagem por girassol2910 8/9/2021, 3:48 pm

Olá, Augustus. No item A, o frasco do líquido X poderá ser tocado pois a solução terá evaporado. Você está correto em afirmar que a solução pode ficar ainda mais quente depois da evaporação, contudo, essa deixará de estar contida no frasco (estará em forma de gás) e, portanto, não queimará a mão do indivíduo. Quanto ao frasco do líquido Y, acredito que a "troca de calor até as duas soluções atingirem 100ºC" não é possível pois há fornecimento de calor pela chapa, isto é, o sistema frasco+líquido não está isolado. 
girassol2910
girassol2910
Padawan
Padawan

Mensagens : 58
Data de inscrição : 16/06/2021
Idade : 19

Augustus gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Unicamp) propriedades coligativas

Mensagem por Augustus 8/9/2021, 4:52 pm

girassol2910 escreveu:Olá, Augustus. No item A, o frasco do líquido X poderá ser tocado pois a solução terá evaporado. Você está correto em afirmar que a solução pode ficar ainda mais quente depois da evaporação, contudo, essa deixará de estar contida no frasco (estará em forma de gás) e, portanto, não queimará a mão do indivíduo. Quanto ao frasco do líquido Y, acredito que a "troca de calor até as duas soluções atingirem 100ºC" não é possível pois há fornecimento de calor pela chapa, isto é, o sistema frasco+líquido não está isolado. 
 
Muito obrigado!!

Augustus
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/09/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Unicamp) propriedades coligativas

Mensagem por Zeroberto 18/8/2023, 4:22 pm

Pessoal, poderiam me ajudar na B? A resposta proposta pela minha apostila é a seguinte:

 "A adição do soluto não volátil aumenta a temperatura de início de ebulição, portanto no frasco que contém o líquido X, a temperatura vai aumentar. Já o frasco que contém o líquido Y, apesar de sua temperatura de início de ebulição aumentar, se manterá a 100°C que é a temperatura da chapa e, portanto, o valor máximo a ser atingido."

Não entendi por que a temperatura no frasco X vai aumentar. Ele já não está em estado de vapor e com a chapa constante a 100ºC, até mesmo antes do soluto ser adicionado ao frasco?
Zeroberto
Zeroberto
Jedi
Jedi

Mensagens : 374
Data de inscrição : 14/12/2022
Idade : 19
Localização : Jaguariaíva - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Unicamp) propriedades coligativas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos