Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Física de partículas

2 participantes

Ir para baixo

Física de partículas Empty Física de partículas

Mensagem por Sinarukegequirin Sex 03 Set 2021, 22:12

Minha dúvida resume-se a: os prótons são capazes de interagir com a luz? O eletromagnetismo possui como partículas mediadoras, entre elétrons, os fótons. Os elétrons são  partículas elementares (léptons), diferentemente, dos prótons. No caso da força nuclear forte as partículas mediadoras, entre os quarks, são glúons. Os prótons são compostos por quarks, então, não sei se eles podem interagir com a luz ou não. Já ouvi, em algum lugar, sobre aceleradores de partículas "escuros", isto é, os seus feixes de partículas, gerados por essas máquinas, não emitem luz (segundo o que eu ouvi), deferentemente de alguns aceleradores luminosos, como é o caso do Sirius que tive o prazer de visitar. Ps: perdão se eu postar algo errado! É a primeira vez que uso este fórum.

Sinarukegequirin
iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Física de partículas Empty Re: Física de partículas

Mensagem por Marcim Sex 03 Set 2021, 22:22

Prótons podem sim interagir com a luz, bem como nêutrons. Como você bem colocou, prótons são partículas formadas por quarks. Estes quarks têm carga, e tudo que tem carga interage com a luz.

A luz, tanto no modelo ondulatório quanto de partícula, envolve alterações do campo elétrico e magnético. Com efeito, campos elétricos promovem a aceleração de cargas, e campos magnéticos mudam a direção de cargas em movimemto. Então, sim, prótons interagem com a luz e podem até gerar sua própria luz quando acelerados.
Marcim
Marcim
iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

Permissões neste fórum