PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fernando pessoa- interpretação

2 participantes

Ir para baixo

Fernando pessoa- interpretação Empty Fernando pessoa- interpretação

Mensagem por Gemma Galgani Qua 01 Set 2021, 08:34

bom diaa!!! gente, queria saber 

 qual o erro da D? eu pensei q o prefixo auto... já indicaçao uma autoreferencia


gab c

Leia o texto a seguir:
 
AUTOPSICOGRAFIA
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que leem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas [trilhos] de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio [trem] de corda
Que se chama o coração.
(PESSOA, Fernando. “Autopsicografia”. In: Obra Poética. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986. p. 164-5)
 
Acerca do poema de Fernando Pessoa (1888-1935), é correto afirmar:


 a)
O trecho “Não as duas que ele teve, / Mas só a que eles não têm” indica que o eu lírico não indaga acerca do ato de ler.
 b)
A referência a “Esse comboio de corda / Que se chama o coração” exemplifica uma retomada de elementos românticos pelo autor.
 c)
O texto exemplifica uma reflexão acerca da ficção poética e esclarece a concepção de arte do autor.
 d)
Segundo o texto, o poeta age como um fingidor, ao inspirar-se em sua própria vida para escrever.
 e)
O excerto “E os que leem o que escreve, / Na dor lida sentem bem,” indica que os leitores não participam do fingimento poético.
Gemma Galgani
Gemma Galgani
Jedi
Jedi

Mensagens : 464
Data de inscrição : 30/06/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Fernando pessoa- interpretação Empty Re: Fernando pessoa- interpretação

Mensagem por BatataLaranja345 Qua 01 Set 2021, 21:42

Olá colega!
Boa noite!

Então... creio que vc n possua dúvidas nas outras alternativas, então irei focar apenas na letra C e na letra D
Bom... eu creio que o problema da alternativa D é a parte "inspirar-se em sua própria vida para escrever."
O problema dessa parte é que não podemos supor através desse poema que o poeta se inspirou na própria vida... ele pode muito bem montar a poesia com base em situações cotidianas, como o poema O Bicho de Manuel Bandeira

Entende?
E já a letra C é uma ótima alternativa, pois tal poema explica muito bem a "jogada" que o poeta costuma fazer, de acordo com Fernando Pessoa

Conseguiu compreender, meu(minha) amigo(a)?
Qualquer dúvida, não deixe de pontuar!
E, claro, sua dúvida foi muito boa, pois tanto a letra D quanto a letra C são ótimas alternativas!
Abraços! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Fernando pessoa- interpretação Empty Re: Fernando pessoa- interpretação

Mensagem por Gemma Galgani Qui 02 Set 2021, 09:22

BatataLaranja345 escreveu:Olá colega!
Boa noite!

Então... creio que vc n possua dúvidas nas outras alternativas, então irei focar apenas na letra C e na letra D
Bom... eu creio que o problema da alternativa D é a parte "inspirar-se em sua própria vida para escrever."
O problema dessa parte é que não podemos supor através desse poema que o poeta se inspirou na própria vida... ele pode muito bem montar a poesia com base em situações cotidianas, como o poema O Bicho de Manuel Bandeira

Entende?
E já a letra C é uma ótima alternativa, pois tal poema explica muito bem a "jogada" que o poeta costuma fazer, de acordo com Fernando Pessoa

Conseguiu compreender, meu(minha) amigo(a)?
Qualquer dúvida, não deixe de pontuar!
E, claro, sua dúvida foi muito boa, pois tanto a letra D quanto a letra C são ótimas alternativas!
Abraços! cheers
oie

entendi... o erro da D, meio que quando ele afirma o poeta é fingidor.... ele não especifica se é ele ou cicrano.... tendi!!!!

agora não entendi oq aponta o item C, pq seria uma ficção poética? por ele empregar a linguagem conotativa? e pq esclarece a concepção de arte? essa arte no caso é a poesia? achei mt vago esses termos Embarassed Embarassed kkk
Gemma Galgani
Gemma Galgani
Jedi
Jedi

Mensagens : 464
Data de inscrição : 30/06/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Fernando pessoa- interpretação Empty Re: Fernando pessoa- interpretação

Mensagem por BatataLaranja345 Qui 02 Set 2021, 10:13

Olá!

Simmm verdade, o erro da D é não ter uma especificação se é O POETA ou se é algum outro... no modernismo temos muito isso, as famosas indiretas... era basicamente um poeta falando mal do outro kkkk

A gente pode pensar no seguinte:
- A parte da ficção poética a gente pode dizer que pode ser "como é feito" ou "como é pensado" o poema... pois quando ele fala que o poeta é um fingidor, é como se o Fernando Pessoa fosse dizer que o poeta "finge" aquela situação... "finge" os sentimentos... e ai cai a máscara, pois mostra em tese qual era o segredo do poeta. Entende?
- Sobre a linguagem conotativa... ela é bem usada, na verdade... mas atente-se que durante a primeira geração modernista, não tínhamos o uso dos adjetivos/advérbios... que é justamente a época de Fernando Pessoa...
- Sobre a concepção de arte... podemos afirmar sobre o próprio olhar do Pessoa mesmo... como se ele olhasse tudo aquilo, todo o material literário produzido antes do modernismo como uma farsa... ou seja, o sentimentalismo do romantismo; a tristeza severa do barroco; o retorno do sentimentalismo no simbolismo; a "racionalidade" do naturalismo/realismo; a "formalidade excessiva" do parnasianismo... Entende?

Podemos pensar sim... creio que seja a poesia sim, meu(minha) amigo(a)

Alguma dúvida mais?
Realmente, uma questão muito boa! Suas dúvidas são muito pertinentes!!
Abraços! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Gemma Galgani gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Fernando pessoa- interpretação Empty Re: Fernando pessoa- interpretação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos