Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conservação de energia

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Conservação de energia Empty Conservação de energia

Mensagem por jopagliarin Ter 31 Ago 2021, 18:00

Um grande canhão, por meio de uma mola com K = 8000N/m, atira um homem para cima com uma certa velocidade inicial que faz 45 graus com o chão. O homem atinge uma altura máxima de 2,5m em relação ao solo. Se a mola for trocada por outra que tenha o dobro da constante elástica, qual será a nova altura máxima atingida? 

A) 1,25m
B) (5.V2)4m
C) (5V2)/2m
D) 5m
E) 5V2m

Olá, pessoal, essa questão eu tentei fazer da seguinte forma:
Energia cinética + Energia potencial elástica = Energia potencial gravitacional 
m.vo² + kx² = 2mgh

Hmáx = voy² / 2g --> voy² = 50 e vo² = 100

considerei que a distensão da mola é a altura máxima... colocando os dados na primeira expressão, a massa resulta num valor negativo.

Última edição por jopagliarin em Ter 31 Ago 2021, 21:24, editado 1 vez(es)
jopagliarin
jopagliarin
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Conservação de energia Empty Re: Conservação de energia

Mensagem por qedpetrich Ter 31 Ago 2021, 20:32

Boa noite jopagliarin;

Tentei resolver essa questão, porém não tive êxito, sabe me dizer de onde é essa questão? Parece faltar alguma informação, ou, é ignorancia da minha parte.
qedpetrich
qedpetrich
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Ceruko Ter 31 Ago 2021, 20:42

Boa noite, companheiros.

O que eu entendi da questão: 

Ponto A é o homem na boca do canhão, na iminência de ser lançado, com a mola contraída, e ponto B é o ponto mais alto da trajetória elíptica. Dado isso, e considerando-se um sistema isolado, temos: 

EmA=EmB
k.x²/2 = m.g.h + m.v²/2 

Se eu multiplicar os dois lados por 2, ou seja, dobrar a constante elástica, teremos:  2(k.x²/2) = 2(m.g.h + m.v²/2)---> k.x² = 2m.g.h + mv² 

Percebam que na segunda situação, a energia potencial gravitacional ficará multiplicada por 2, logo, a altura do sistema dobrará!  Se antes era 2,5 m, agora é 5 m. 

Pelo menos foi isso que eu entendi, não sei se o raciocínio está certo.
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

qedpetrich gosta desta mensagem

Mensagem por gabriel de castro Ter 31 Ago 2021, 20:49

Olá jopagliarin e colegas,

Primeiramente, podemos calcular com a altura dada a V0Y do corpo lançado e, por meio da energia cinética, descobrir a compressão x que a mola sofreu. Então, farei o seguinte: 

[latex]V_{Y}^{2}=V_{0_{Y}}^{2}- 2.g.\Delta H\;\Rightarrow\;V_{0_{Y}}=\sqrt{2.g.\Delta H}\;\Rightarrow\;V_{0_{Y}}=\sqrt{2.10.2,5}\;\\\\\therefore\;V_{0_{Y}}=5\sqrt{2}\;m.s^{-1}[/latex]

Agora, podemos converter essa velocidade vertical na velocidade total de lançamento (V=V0Y/sen(45º)=10 m.s-1) e igualar a energia cinética com a elástica como feito abaixo:

[latex]E_{EL}=E_{C}\;\Rightarrow\;\frac{k.x^{2}}{2}=\frac{m.v^{2}}{2}\;\Rightarrow\;x=\sqrt{\frac{m.v^{2}}{k}}\;\Rightarrow\;x=\sqrt{\frac{m.\left ( 10 \right )^{2}}{8000}}\;\\\\\therefore\;x=\frac{\sqrt{5m}}{20}\;m[/latex]

Por fim, utilizando a situação proposta do enunciado faremos o seguinte:

[latex]E_{EL}=E_{C}\;\Rightarrow\;\frac{k.x^{2}}{2}=\frac{m.v^{2}}{2}\;\Rightarrow\;v=\sqrt{\frac{k.x^{2}}{m}}\;\Rightarrow\;v=\sqrt{\frac{16000.\left ( \frac{\sqrt{5m}}{20} \right )^{2}}{m}}\;\\\\\therefore\;v=10\sqrt{2}\;m.s^{-1}[/latex]

Fazendo a mesma conversão do segundo "parágrafo" e equacionando por Torricelli tem-se: 

[latex]V_{Y}^{'2}=V_{0_{Y}}^{'2}- 2.g.\Delta H'\;\Rightarrow\;\Delta H'=\frac{V_{0_{Y}}^{2}}{2.g}\;\Rightarrow\;\Delta H=\frac{\left ( 10 \right )^{2}}{2.10}\;\therefore\;\boxed{\Delta H=5\;m}[/latex]

Espero ter ajudado Smile

Última edição por gabriel de castro em Ter 31 Ago 2021, 21:30, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correções de dados da autora da questão)

Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagem por Elcioschin Ter 31 Ago 2021, 20:53

Estou supondo que o deslocamento x da mola seja o mesmo, com as duas molas

Como o ângulo lançamento vale 45º ---> 

H = Vo².sen45º/2.g ---> H é diretamente proporcional a Vo²

Em = (1/2).k.x² ---> E'm = (1/2).(2.k).x² ---> E'm = 2.Em --->

(1/2).m.Vo'² = 2.[(1/2).m.Vo²] --> Vo'² = 2.Vo²

Como a altura máxima é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade inicial:

H' = 2.H ---> H' = 2.2,5 ---> H' = 5 m
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por qedpetrich Ter 31 Ago 2021, 21:15

Era só ignorancia mesmo, acho que tá na hora de dormir. Compreendi galera, no caso da sua resolução gabriel, a velocidade que você calculou é referente ao instante em que a pessoa sai do canhão, correto? Quando a mola está descomprimindo, não deveria ser levado em conta a energia potencial gravitacional? Ou como Epg <<< Ec, foi desprezada.
qedpetrich
qedpetrich
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por jopagliarin Ter 31 Ago 2021, 21:25

Peço desculpas. O valor de K é 8000N/m.
jopagliarin
jopagliarin
Jedi
Jedi

Mensagem por jopagliarin Ter 31 Ago 2021, 21:36

Fiquei confusa agora.
Ainda não entendi porque não é válido que energia cinética + energia potencial elástica = energia potencial gravitacional
jopagliarin
jopagliarin
Jedi
Jedi

Mensagem por Ceruko Ter 31 Ago 2021, 21:41

Pense assim: A partir do momento que a mola está contraída, ali naquele sistema temos somente a energia potencial elástica, sendo a energia cinética 0, pois o objeto está em repouso. No exato instante que a mola expande, toda a energia potencial elástica será convertida em energia cinética. Por isso que não se pode ter as duas energias nesse ponto A.
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por gabriel de castro Ter 31 Ago 2021, 21:46

@qedpetrich escreveu:a)Compreendi galera, no caso da sua resolução gabriel, a velocidade que você calculou é referente ao instante em que a pessoa sai do canhão, correto? b) Quando a mola está descomprimindo, não deveria ser levado em conta a energia potencial gravitacional? c) Ou como Epg <<< Ec, foi desprezada.

Salve qedpetrich,

Pensei da seguinte forma o problema: temos uma mola sendo comprimida com determinado x e no exato instante de tempo que ela for liberada, ou seja, quando a mola estiver completamente distendida, o objeto arremessado estará com Energia Cinética máxima já que estará no marco zero do nosso sistema e não mais haverá contato entre ele e a mola (note que aqui talvez seja meio tenso imaginar a situação, mas tente puxar sua imaginação para o instante 0 do movimento). Sendo assim, sobre suas questões:

a) Sim, no exato instante de tempo em que a mola é descomprimida e a energia potencial elástica dela for inteiramente transmitida em forma de trabalho para o objeto;

b) Não, ela estará no marco zero da altura e aqui talvez seja prudente considerarmos que a distensão da mola irá ser tão importante a ponto de alterar a altura (cacofonia) do corpo;

c) Ao meu ver podemos afirmar, com certa segurança que EMecânica=ECinética na configuração que eu idealizei.

Obs.: Realizei as correções numéricas devida as alterações da jopagliarin e como são proporcionais não implicará em mudança do resultado. 

Espero ter ajudado Smile

Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

Permissões neste fórum