Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Campbell ou Amabis e Martho?

2 participantes

Ir para baixo

Campbell ou Amabis e Martho? Empty Campbell ou Amabis e Martho?

Mensagem por Luis Kasiorowski Sex 27 Ago 2021, 10:25

Olá


Quero revisar alguns assuntos de biologia - ingresso no curso de nutrição ano que vem - e preciso revisar toda a minha base. Vou ignorar unidades como plantas, animais e ecologia. Pretendo focar no estudo do ser humano (células, genética etc).

Qual é a melhor opção para esse caso? Campbell ou Amabis e Martho? Volume único ou 3 volumes?
Há outro autor ou livro que vocês acham melhor que os dois últimos que citei?

Grato.
Luis Kasiorowski
Luis Kasiorowski
iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/08/2021
Idade : 18
Localização : São Mateus do Sul, Paraná, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Campbell ou Amabis e Martho? Empty Re: Campbell ou Amabis e Martho?

Mensagem por Ruan Davi Seg 04 Out 2021, 17:36

Tenho um texto do site Guia do CDF:
"Os livros de Biologia para o Ensino Médio brasileiro são talvez os mais defasados em relação ao que se ensina da disciplina nos países desenvolvidos (Estados Unidos, sobretudo). Não que eles não tratem das novas descobertas na área, ou deixem de abordar temas que ganham destaque midiático. Mas a sequência dos assuntos, a histologia e a embriologia apresentadas precocemente, o tratamento estanque dado à evolução, a ultrapassada classificação das espécies em cinco reinos, e mais um tanto de incorreções teóricas mesmo (às vezes a pretexto de simplificar os assuntos), parecem congelados 30 ou 40 anos no tempo, fossilizados. Some‐se a isso a progressiva (ou seria regressiva?) redução do conteúdo teórico e da quantidade de exercícios, que acaba por nivelar por baixo as coleções todas.
A coleção que às vezes é citada como a mais “completa” do mercado de didáticos brasileiro,é a dos autores José Mariano Amabis e Gilberto Rodrigues Martho. Uma fama um tanto injustificada, pelas razões que acabei de descrever. Você pode encontrar na internet várias versões em PDF dessa coleção. A mais abrangente, porém, em termos de conteúdo e exercícios, é a terceira edição, de 2011, na “versão turbinada” associada à plataforma online Moderna Plus.
Em 2016, os dois autores lançaram uma nova coleção, Biologia Moderna, ajustada aos parâmetros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que pode ser acessada na íntegra no próprio site da Editora Moderna. Essa nova coleção de 2016 tem apenas 807 páginas (incluindo os suplementos do professor).Estudantes que miram os mais concorridos cursos de Medicina ou Odonto, e também as Olimpíadas de Biologia, compensam as deficiências dos didáticos nacionais (inclusive do Amabis e Martho) com uma excelente obra em nível de graduação: Biologia de Campbell (e sua colaboradora Reece)."
Ruan Davi
Ruan Davi
iniciante

Mensagens : 31
Data de inscrição : 23/02/2021
Idade : 16
Localização : São Mateus ES

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos