PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como identificar um composto apolar?

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Como identificar um composto apolar?

Mensagem por LUCAS YP Qui 26 Ago 2021, 22:20

Boa noite a todos.
Eu sei que, se um composto possuir quatro ligações iguais, ele é considerado apolar. O mesmo se aplica quando um composto possui três ligações iguais, certo?
Além disso, o átomo diatômico é apolar também, estou certo?
Por fim, eu gostaria de saber se um átomo monoatômico também se enquadra nos quesitos para que um elemento seja apolar.


Última edição por LUCAS YP em Ter 31 Ago 2021, 21:10, editado 1 vez(es)
LUCAS YP
LUCAS YP
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 120
Data de inscrição : 01/04/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Como identificar um composto apolar?

Mensagem por André Meneses Seg 30 Ago 2021, 11:38

Oi,
De fato, se um composto possuir três ou quatro ligações iguais ele será apolar, desde que a geometria do composto seja simétrica, isto é, os vetores momento dipolo se cancelem. A amônia, por exemplo, possui três ligações iguais a átomos de hidrogênio, mas é polar, devido ao par eletrônico que "empurra" as ligações com o hidrogênio para baixo. 
Em relação a moléculas diatômicas, estas são apolares se e somente se forem formadas pelo mesmo átomo, H2, N2 ou O2, por exemplo. O HCl já é polar, assim como HF. 
Moléculas monoatômicas são apenas átomos, como não formam ligação não podem se encaixar na definição de polar ou apolar.   
Acho que você precisa entender um pouco melhor alguns conceitos. O primeiro, átomos correspondem a unidades de elementos químicos, isto é, são cada elemento da tabela periódica. Já moléculas são grupamentos de átomos ligados covalentemente, do mesmo elemento ou não. Ou seja, não existem "átomos diatômicos" o que existem são moléculas diatômicas. É importante destacar que átomos conectados por ligações metálicas ou iônicas não formam moléculas, esta definição é reservada às ligações covalentes. 
O segundo é a definição de polaridade. A polaridade corresponde à medida do momento dipolar de uma ligação. Uma ligação covalente ocorre quando há compartilhamento de elétrons, mas esse compartilhamento não é necessariamente simétrico. Pense, por exemplo, na molécula de HCl, esta é formada a partir da ligação covalente entre cloro e hidrogênio que compartilham um elétron. No entanto, o cloro é bem mais eletronegativo, ele "puxa" mais o elétron da ligação que o hidrogênio. Então, existe uma assimetria na distribuição de elétrons, a densidade eletrônica vai ser maior no átomo de cloro que no átomo de hidrogênio, e a molécula então será polar. Para certos átomos, a diferença de eletronegatividade é tão grande que a ligação deixa de ser covalente, e passa a ser classificada como iônica. É o caso de de ligações entre metais e ametais, NaCl por exemplo. De fato, o elétron deixa de ser compartilhado, e passa a ser doado. 
Pensemos agora em outra molécula, CCl4. Existem quatro ligações, C-Cl, todas ligações polares, pois o cloro é mais eletronegativo que o carbono. Assim, poderíamos desenhar 4 setas, representando o vetor momento dipolo, partindo do carbono em direção ao cloro. No entanto, esses 4 vetores estão distribuídos no espaço de tal sorte que eles se cancelam, ao somarmos estes vetores, encontramos o vetor 0. Assim, apesar das ligações serem polares, elas puxam os elétrons em direções opostas com a mesma força, o resultado é que a nuvem eletrônica não se desloca de nenhuma maneira particular, e a densidade eletrônica é uniforme ao longo de toda a molécula. Segue-se que o CCl4 é apolar. 
Finalmente, pensemos na molécula de gás oxigênio, O2. Como são dois átomos iguais, não há diferença de eletronegatividade, portanto a nuvem eletrônica está distribuída de maneira uniforme ao longo da molécula, e esta é apolar. 
De maneira geral, para determinar se uma molécula é apolar ou polar, devemos ter duas coisas em mente, a eletronegatividade e a geometria molecular. Sabendo-se a geometria da molécula e a eletronegatividade dos elementos que a compõem, basta desenhar as setas do momento dipolo e verificar se estas de cancelam ou não. Via de regra, geometrias simétricas com ligações iguais resultam em moléculas apolares, enquanto geometrias assimétricas ou com ligações diferentes resultam em moléculas polares. Existem algumas regrinhas que facilitam esse processo, como as que você citou, mas é fundamental que você saiba porque elas são aplicadas para não cair em armadilhas. 

André Meneses
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 173
Data de inscrição : 12/07/2016
Idade : 22
Localização : Natal - RN

BatataLaranja345 e LUCAS YP gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Como identificar um composto apolar?

Mensagem por LUCAS YP Ter 31 Ago 2021, 21:10

Boa noite, André Meneses. Muito obrigado pela explicação! Eu nunca havia me deparado com tal complexidade nesse assunto, portanto, sua contribuição foi importantíssima para que eu pudesse aprofundar meu conhecimento nesse tópico! Valeu mesmo!  cheers

Abraços.
LUCAS YP
LUCAS YP
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 120
Data de inscrição : 01/04/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Como identificar um composto apolar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos