PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Influência da maritimidade e continentalidade

2 participantes

Ir para baixo

Influência da maritimidade e continentalidade Empty Influência da maritimidade e continentalidade

Mensagem por leilane_freitas Ter 24 Ago 2021, 13:39

A afirmação: "Áreas banhadas por oceanos enfrentam invernos mais moderados, enquanto que, em áreas distantes de oceanos, essa estação é mais bem percebida" está correta, mas podem me explicar o motivo? Achei que pela influência da maritimidade e da grande quantidade de vapor de água na região litorânea poderia estar incorreta.
leilane_freitas
leilane_freitas
Padawan
Padawan

Mensagens : 54
Data de inscrição : 03/05/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Influência da maritimidade e continentalidade Empty Re: Influência da maritimidade e continentalidade

Mensagem por Pedro Celso Silva Qua 17 Nov 2021, 16:42

É o seguinte Leilane:
Entenda a maritimidade como alguém que você conheça bebendo suco de laranja (com gelo) no verão, de canudo. Ele bebeu. De repente,ele arrota. Não sei em que região do Brasil você mora,mas pelo menos aqui na capital do Rio de Janeiro,as pessoas dão um tapinha nas costas "como forma de saúde" e até como zoação para essas pessoas. Normalmente depois de beber algo,você sente saciedade e está cheio/a. E é exatamente isso que ocorre na maritimidade.
As nuvens bebem água do oceano de canudo e o tapinha nas costas é quando elas mandam as massas de ar úmidas para as áreas litorâneas. Essas nuvens carregadas de chuva se concentram nas áreas costeiras. Quando você está cheio...o que entra,tem que sair. As nuvens estão pesadas e é necessário que este líquido saia. É a hora de ir no banheiro urinar. A "urina da nuvem" é a chuva.
A chuva traz umidade pelo fato das moléculas d´água ajudarem a amenizar o clima e as massas de ar úmida suavizam a temperatura e os extremos de temperatura. Eu não sei se você já foi a alguma praia,mas quando vamos a praia num dia quente e entramos na água,você fica "bem mais fresquinho/a".
Agora a continentalidade é quando essas nuvens,trazidas pelas massas de ar já estão vazias (porque fizeram o que tinham que fazer no litoral) e chegam no interior secas. Como não há umidade,não há nada para suavizar a temperatura. Pensa só quando há um verão muito quente e você toma vários banhos por dia. Imagine se não houvesse água.
É isso.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 21/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Influência da maritimidade e continentalidade Empty Re: Influência da maritimidade e continentalidade

Mensagem por leilane_freitas Qui 18 Nov 2021, 13:22

Ótima analogia! Obrigada, Pedro.
leilane_freitas
leilane_freitas
Padawan
Padawan

Mensagens : 54
Data de inscrição : 03/05/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Influência da maritimidade e continentalidade Empty Re: Influência da maritimidade e continentalidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos