Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida-Mestrado

4 participantes

Ir para baixo

Dúvida-Mestrado Empty Dúvida-Mestrado

Mensagem por Fibonacci13 Qua 11 Ago 2021, 13:34

Olá, no momento estou estudando ciência da computação, mas, desde o 2° ano do ensino médio, surgiu uma vontade de cursar engenharia. Penso em cursar engenharia no futuro, porém, hoje pensei em fazer um mestrado que envolva engenharia(me economizaria tempo). Eu não sei se mestrado é só para quem tem o objetivo ser pesquisador/docente. Alguém saberia me dizer?

É melhor fazer mestrado do que fazer uma segunda faculdade?

Não pretendo seguir carreira acadêmica.
Fibonacci13
Fibonacci13
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida-Mestrado Empty Re: Dúvida-Mestrado

Mensagem por Elcioschin Qui 12 Ago 2021, 11:04

Existem empregos em empresas (privadas ou públicas) em que o mestrado é uma ótima referência e conta pontos.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por gabriel de castro Qui 12 Ago 2021, 11:53

Acredito que no mercado de trabalho privado devemos ter um certo cuidado com relação as capacitações que realizamos, pois se trata de um ambiente (na minha humilde experiência) um lugar não tão favorável a isso e os RH's até utilizam um termo para descrever essa situação o conhecido "overqualified". Então, o que penso é que deveria realizar estágios e de fato conseguir um emprego para que já estando contratado você se aperfeiçoe, almejando assim pontos mais altos na carreira. 

Obs.: Os pontos aqui levantados são direcionados para o caso de não virar acadêmico ou entrar em empresas do ramo de pesquisa.

Espero ter ajudado Smile

Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagem por Elcioschin Qui 12 Ago 2021, 12:02

Vamos citar um exemplo real:

O engenheiro espacial brasileiro Lucas Fonseca, formado em Engenharia Mecatrônica pela USP, somente foi aceito pela Agência Espacial Alemã (DLR), para participar da Missão Rosetta, por ter um Mestrado em Engenharia Espacial, obtido na França.

Além disso, era exigido inglês fluente e ter muita experiência com programação de computadores.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

gabriel de castro gosta desta mensagem

Mensagem por Fibonacci13 Qui 12 Ago 2021, 12:05

Muito obrigado pela ajuda, Elcio e Gabriel. Vocês são d+.
Fibonacci13
Fibonacci13
Jedi
Jedi

Mensagem por gabriel de castro Qui 12 Ago 2021, 12:19

Eu pensei em exemplos mais "terrenos" de diversos engenheiros que fazem as vezes até doutorado e não conseguem arranjar emprego, mestre Elcio. Por exemplo, estagiei em um companhia chamada Ardagh Group e nenhum dos meus superiores (supervisores, gerentes de setor ou gerente de planta) tinham tais qualificações acadêmicas, na verdade notei que no lugar da pós-graduação comum, eles optam por seguirem o caminho do MBA (Master in Business Administration). Enfim, são muitas particularidades que o colega deve levar em conta a depender da sua opção de carreira.

Atenciosamente,
Gabriel

Elite Jedi
Elite Jedi

Fibonacci13 gosta desta mensagem

Mensagem por Elcioschin Qui 12 Ago 2021, 16:24

Concordo Gabriel

Minhas respostas foram apenas para responder à seguinte pergunta do colega Fibonacci13:

Eu não sei se mestrado é só para quem tem o objetivo de ser pesquisador/docente. Alguém saberia me dizer?

Eu apenas mostrei que existem empresas que até exigem mestrado (ou doutorado) em suas contratações.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Carolzita Lisboa Sab 23 Out 2021, 19:27

Amigo! Em vez de ter uma carreira acadêmica fazendo mestrado e doutorado você enriquece o currículo. Pode fazer o que achar melhor, uma segunda graduação ou mestrado. Eu só vou parar de estudar quando não aguentar mais por doença ou idade avançada. Enquanto tiver saúde vou estudar. Mas indico o mestrado. Lembrando que mestrado é um título de pós graduação e não é só para quem dá aula. OK? Bons estudos e boa sorte!

Carolzita Lisboa
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste fórum