Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como estudar física pro IME/ITA?

3 participantes

Ir para baixo

Como estudar física pro IME/ITA? Empty Como estudar física pro IME/ITA?

Mensagem por O Menos Capaz Ter 27 Jul 2021, 20:31

Slv,slv pessoal! Queria sugestões de como estudar pro ITA/IME, livros, canais no youtube e tal... desde ja agradeço 
(Minha gramática é meio ruim, mas ja estou trabalhando nisso... tmj)

O Menos Capaz
iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar física pro IME/ITA? Empty Re: Como estudar física pro IME/ITA?

Mensagem por FocoNoITA Qua 28 Jul 2021, 08:14

Fala, meu consagrado! Tudo certo?

Tenho algumas recomendações.

Site útil:

preiteano.blogspot.com

Nesse site você encontra resoluções de vários anos de prova e muitas coleções de livros(Matemática, Física, Química).

Recomendações de Perfis no Instagram:

-opreiteanomilitar
-monitutor
-quantum.educa

Nesses perfis eles tiram algumas de suas dúvidas. Por onde começar, livros de embasamento, etc.

Espero ter ajudado! Grande Abraço!
FocoNoITA
FocoNoITA
Jedi
Jedi

O Menos Capaz gosta desta mensagem

Mensagem por qedpetrich Qua 28 Jul 2021, 08:41

Olá, apesar de nunca ter prestado o vestibular do ITA/IME já procurei livros que tem o mesmo propósito. Isso é muito relativo amigo, é difícil dizer sem saber onde você já está. Se você quer construir uma base sólida com uma teoria de magneficiência recomendo-lhe a coleção Física Clássica do José Luiz Sampaio e o Caio Calçada, a melhor é a composta por 5 volumes, são muito completos, se não conseguir tem a coleção atual feita em 3 volumes. O nível das questões não chega ser tão aprofundado. Se você acha que já tem algum conhecimento sobre a matéria seria interessante fazer Tópicos de Fisica, possui diversos exercícios com níveis diferentes, eu particularmente não me adaptei a esta coleção, a teoria é crua, pelo menos me senti um pouco desconfortável. Se quiser ter maior eficiência recomendo-lhe usar as duas coleções em conjunto se você tiver tempo é claro. Existem também dois livros de mecânica do Renato Brito, esse livro sim você vai aprofundar os conceitos apresentados. Esse livro é diferente, possui somente exercícios e resoluções. Na minha humilde opinião teste e veja com qual material você se da melhor, e bons estudos!
qedpetrich
qedpetrich
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por O Menos Capaz Qua 28 Jul 2021, 10:11

@qedpetrich escreveu:Olá, apesar de nunca ter prestado o vestibular do ITA/IME já procurei livros que tem o mesmo propósito. Isso é muito relativo amigo, é difícil dizer sem saber onde você já está. Se você quer construir uma base sólida com uma teoria de magneficiência recomendo-lhe a coleção Física Clássica do José Luiz Sampaio e o Caio Calçada, a melhor é a composta por 5 volumes, são muito completos, se não conseguir tem a coleção atual feita em 3 volumes. O nível das questões não chega ser tão aprofundado. Se você acha que já tem algum conhecimento sobre a matéria seria interessante fazer Tópicos de Fisica, possui diversos exercícios com níveis diferentes, eu particularmente não me adaptei a esta coleção, a teoria é crua, pelo menos me senti um pouco desconfortável. Se quiser ter maior eficiência recomendo-lhe usar as duas coleções em conjunto se você tiver tempo é claro. Existem também dois livros de mecânica do Renato Brito, esse livro sim você vai aprofundar os conceitos apresentados. Esse livro é diferente, possui somente exercícios e resoluções. Na minha humilde opinião teste e veja com qual material você se da melhor, e bons estudos!

No caso, eu começaria pelo livro de física clássica e depois iria para o tópicos de física? Com teoria crua, você quer dizer que ele joga o assunto e pronto? Agradeço desde já, obrigado e bons estudos também, tmj

O Menos Capaz
iniciante

Mensagem por qedpetrich Qua 28 Jul 2021, 10:22

A grande diferença da coleção Tópicos de Física pra Física Clássica, é que a FC deduz todas as equações, o livro em si é didático até demais, não que TP não deduza, mas ela tenta simplificar o máximo possível, na minha opinião atrapalha pra quem nunca teve contato com a matéria e você fica com aquela pulga atrás da orelha,e se pergunta do por que ser assim, é assim e pronto, entende?

De primeiro momento veja as duas coleções, tudo que eu estou compartilhando aqui, volto a frizar, são minhas experiências, nada deve ser levado a sério, todos somos individuais, não exise receita de bolo quando se fala de aprendizado.

Se gostar da coleção FC, recomendo que faça a teoria, se achar que as questões são bobas demais, pule-as, faça uma de cada para aplicar o conteúdo estudado e vá para as mais desafiadoras, normalmente no final do capítulo. Depois que acabar o capítulo eu recomendaria você fazer somente as questões do TP (as de nível 3 e aprofundamento), mas vai te tomar muito tempo, então tente se programar, não sei sobre sua vida, por isso fica difícil opinar sobre esse tipo de dúvida. É lógico que esses livros são base para o seu aprendizado, quando se fala de IME/ITA o nível é elevado, mas se você fizer de capa a capa você consegue resolver creio eu uns 60-65% da prova. O resto você teria que aprofundar em provas mesmo. Espero ter ajudado.
qedpetrich
qedpetrich
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por O Menos Capaz Qua 28 Jul 2021, 10:43

@qedpetrich escreveu:A grande diferença da coleção Tópicos de Física pra Física Clássica, é que a FC deduz todas as equações, o livro em si é didático até demais, não que TP não deduza, mas ela tenta simplificar o máximo possível, na minha opinião atrapalha pra quem nunca teve contato com a matéria e você fica com aquela pulga atrás da orelha,e se pergunta do por que ser assim, é assim e pronto, entende?

De primeiro momento veja as duas coleções, tudo que eu estou compartilhando aqui, volto a frizar, são minhas experiências, nada deve ser levado a sério, todos somos individuais, não exise receita de bolo quando se fala de aprendizado.

Se gostar da coleção FC, recomendo que faça a teoria, se achar que as questões são bobas demais, pule-as, faça uma de cada para aplicar o conteúdo estudado e vá para as mais desafiadoras, normalmente no final do capítulo. Depois que acabar o capítulo eu recomendaria você fazer somente as questões do TP (as de nível 3 e aprofundamento), mas vai te tomar muito tempo, então tente se programar, não sei sobre sua vida, por isso fica difícil opinar sobre esse tipo de dúvida. É lógico que esses livros são base para o seu aprendizado, quando se fala de IME/ITA o nível é elevado, mas se você fizer de capa a capa você consegue resolver creio eu uns 60-65% da prova. O resto você teria que aprofundar em provas mesmo. Espero ter ajudado.

Obrigado amigo, ajudou de mais!!! Eu vou tentar seguir o caminho que você sugeriu, acho que também não vou entender a demonstrações logo de cara, então vou prosseguir devagar e começar pelas provas militares mais simples, até chegar no nivel ITA/IME. Obrigado pela ajuda e até a proxima.  Buenas tardes

O Menos Capaz
iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste fórum