PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida Teórica - Velocidade Média no M.R.U. à IME/ITA

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido Dúvida Teórica - Velocidade Média no M.R.U. à IME/ITA

Mensagem por BatataLaranja345 Qui 22 Jul 2021, 16:16

Boa tarde amigos e amigas do fórum!
Estou revisando os assuntos iniciais de Cinemática... e iniciei pelo mais "básico", que é o M.R.U.
Então, me deparei com um conceito que me encuca desde quando eu aprendi, isso a uns 2 anos já; porém, nunca recebi uma resposta que me ajudasse efetivamente!

Quando temos uma questão, a nível IME/ITA(que é justamente o que me interessa), que aborda Velocidade Média... quando ela será apenas a média aritmética? Me deparei com uma questão da apostila do Poliedro que trazia bem esse conceito! Se quiserem, adiciono ela aqui!

Mas, a minha dúvida é basicamente essa.
Quando a Velocidade Média será realmente a média aritmética das velocidades dadas? Existe alguma situação específica para esse acontecimento? E a nível IME/ITA, como isso costuma ser cobrado?

Obrigado desde já!!  cheers


Última edição por BatataLaranja345 em Qui 22 Jul 2021, 19:22, editado 1 vez(es)
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Dúvida Teórica - Velocidade Média no M.R.U. à IME/ITA

Mensagem por Ashitaka Qui 22 Jul 2021, 16:34

Boa tarde!

Eu já vi pessoas discutindo sobre isso e, sinceramente, acho inútil. Basta você saber que a velocidade média em um trecho é a distância total percorrida no trecho dividida pelo tempo total de percurso do trecho. Ficar decorando quando cai em média artimética, em média harmônica, etc., acaba sendo um desperdício de tempo e de neurônios. Dependendo dos valores e do que você substitui na equação da velocidade média, você vai cair em uma média artimética ou harmônica ou alguma outra coisa que pode até se assemelhar a uma média, mas não é.

O que eu posso te afirmar é que esse conhecimento não é necessário nem vai te poupar tempo em questão alguma. É muito melhor você ir pela definição e fazer os cálculos sob demanda. Além de te economizar tempo, é mais seguro.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4363
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

BatataLaranja345 e gabriel de castro gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Dúvida Teórica - Velocidade Média no M.R.U. à IME/ITA

Mensagem por BatataLaranja345 Qui 22 Jul 2021, 16:44

Ahhh sim!
Também acho meio desnecessário kkkkk! Porém, como nunca recebi uma resposta que eu achasse que fosse me ajudar... acabei que fiquei com essa dúvida até hoje!

" Uma partícula percorre uma trajetória retilínea AB, em que M é ponto médio, sempre no mesmo sentido e com movimento uniforme em cada um dos trechos AM e MB. A velocidade da partícula no trecho AM é de 3m/s e no trecho MB é 6m/s. Determine a velocidade média entre os pontos A e B. "

Essa daí é a questão que comentei!
Fiz pela pelo algebrismo mesmo, e acabei percebendo que nesse caso a média aritmética não se encaixa!
Mas fico mais calmo a respeito dessas exceções serem inúteis! E concordo com vc, em uma prova IME/ITA, tempo e segurança devem ser prioridade!!

Apenas uma coisa, Ashitaka... 
A respeito daquela diferença entre Velocidade Média Escalar e Velocidade Instantânea, vc acha recorrente saber isso?
Eu aprendi que a Velocidade Instantânea envolve limites... mas além de não ter entendido a definição, não aprendi limites ainda! Se puder explica-la, agradeço bastante!!  cheers


Última edição por BatataLaranja345 em Qui 22 Jul 2021, 16:46, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erro de digitação!)
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Dúvida Teórica - Velocidade Média no M.R.U. à IME/ITA

Mensagem por Fibonacci13 Qui 22 Jul 2021, 19:21

Olá BatataLaranja, a velocidade escalar média vai ser igual a média aritmética quando se tratar de um muv(movimento uniformemente variado). Vou deixar um link a seguir que fala sobre e possue a demonstração.

Link:https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/velocidade-escalar-media-muv.htm
Fibonacci13
Fibonacci13
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 854
Data de inscrição : 14/09/2019
Idade : 22
Localização : São Paulo

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Dúvida Teórica - Velocidade Média no M.R.U. à IME/ITA

Mensagem por Ashitaka Seg 26 Jul 2021, 12:50

BatataLaranja345 escreveu:Ahhh sim!
Também acho meio desnecessário kkkkk! Porém, como nunca recebi uma resposta que eu achasse que fosse me ajudar... acabei que fiquei com essa dúvida até hoje!

" Uma partícula percorre uma trajetória retilínea AB, em que M é ponto médio, sempre no mesmo sentido e com movimento uniforme em cada um dos trechos AM e MB. A velocidade da partícula no trecho AM é de 3m/s e no trecho MB é 6m/s. Determine a velocidade média entre os pontos A e B. "

Essa daí é a questão que comentei!
Fiz pela pelo algebrismo mesmo, e acabei percebendo que nesse caso a média aritmética não se encaixa!
Mas fico mais calmo a respeito dessas exceções serem inúteis! E concordo com vc, em uma prova IME/ITA, tempo e segurança devem ser prioridade!!

Apenas uma coisa, Ashitaka... 
A respeito daquela diferença entre Velocidade Média Escalar e Velocidade Instantânea, vc acha recorrente saber isso?
Eu aprendi que a Velocidade Instantânea envolve limites... mas além de não ter entendido a definição, não aprendi limites ainda! Se puder explica-la, agradeço bastante!!  cheers

A diferença entre velocidade média e instantânea é necessário saber. A definição formal da instantânea envolve limites, mas na prática você não precisa saber calcular esses limites porque não vai aparecer nada do gênero para você em nível ITA. Basicamente, só tem que saber a diferença entre os conceitos e quando uma equação representa ou não uma velocidade instantânea. Essencialmente, sempre que você puder calcular v através de uma v(t), vai ser uma velocidade instantânea.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4363
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Dúvida Teórica - Velocidade Média no M.R.U. à IME/ITA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos