Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ovogênese

2 participantes

Ir para baixo

Ovogênese Empty Ovogênese

Mensagem por Reverse. Qui 22 Jul 2021, 14:57

(FCMMG - 2017) O gráfico abaixo mostra a variação do número de ovogônias e de ovócitos I em prófase suspensa ao longo da vida da mulher, desde a sua concepção.

Imagem: https://3.bp.blogspot.com/-R96oyJ7JUek/WDg53iFv0gI/AAAAAAAAOh8/SVL8YK-2hIc--gO_oZ7tRCqiRPq_dkeZQCLcB/s1600/Sem%2Bt%25C3%25ADtulo%2B2.png 

Baseado nos dados acima, podemos afirmar, EXCETO: 

a) Um bebê do sexo feminino não possui ovogônias, pois essas células interrompem suas divisões antes mesmo do nascimento; crescem e se transformam em ovócitos primários que já iniciam o processo de divisão meiótica. 
b) No início da puberdade, o número de ovócitos primários de uma adolescente mantém-se estável, diminuindo gradativamente, em número insignificante, a cada menstruação. 
c) O processo de formação das ovogônias começa no embrião, a partir do segundo mês após a fecundação, podendo chegar a cerca de 7 milhões, até o sétimo mês. 
d) Os ovócitos 1 presentes no ovário de uma mulher podem permanecer estacionários no final da prófase 1 da meiose, por até 50 anos.

Gabarito:
Letra B

Dúvida:
Fiz por eliminação, não sei ao certo o porquê dessa alternativa ser verdadeira ( o próprio gráfico não indica uma instabilidade do número de ovócitos I no começo da puberdade da menina.
Reverse.
Reverse.
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Ovogênese Empty Re: Ovogênese

Mensagem por RAFA&L Qui 22 Jul 2021, 15:58

Estável eu entendo como constante, o que não ocorre. E "diminuindo de modo insignificante" eu acho que é errado, porque depois da puberdade a mulher já não tem muitos ovócitos I, então qualquer diminuição, na minha opinião, já pode ser caracterizada como significante. Observe que dos 20 anos para os 40 anos o numero cai praticamente pela metade.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Reverse. gosta desta mensagem

Mensagem por Reverse. Qui 22 Jul 2021, 16:14

Mas o problema é que "em número insignificante" se refere a "diminuindo gradativamente" e, querendo ou não, a redução dos ovócitos 1 com o passar do tempo é bem reduzida, e não há disparidade relevante entre faixas de idade próximas.

Não consigo engolir esse gabarito, mas acho que essa é a melhor das piores.
Reverse.
Reverse.
Jedi
Jedi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo