Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ENEM - Patrimônio histórico e cultural do Brasil.

2 participantes

Ir para baixo

ENEM - Patrimônio histórico e cultural do Brasil. Empty ENEM - Patrimônio histórico e cultural do Brasil.

Mensagem por lkrink Seg 19 Jul 2021, 22:03

Olá, acho que esse é um temazinho até bom de cair. Aqui vai:



Tema: "MEDIDAS PARA PRESERVAR O PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DO BRASIL"



O Palácio de Friburgo, construído pelos holandeses durante a sua ocupação do nordeste brasileiro, foi demolido após sofrer danos durante a Insurreição Pernambucana, no século 18. De fato, a perda dessa construção, uma das mais monumentais da história brasileira, revela que o descaso com o patrimônio histórico e cultural sempre esteve presente na história do país. Desse modo, faz-se necessário analisar os alicerces dessa conjuntura negativa, a citar, o insuficiente interesse do poder público, assim como os fatores socioeducacionais presentes.



Inicialmente, é necessário destacar que a Constituição Federal de 1988 — veículo normativo de máxima hierarquia do sistema jurídico brasileiro — determina que é função do Estado a manutenção do patrimônio histórico e cultural. Apesar disso, nos centros das grandes cidades, é comum encontrar prédios históricos, que antes eram símbolos culturais do país, abandonados e em decadência, devido à falta de interesse da iniciativa pública em mantê-los. Assim, tais cenas demonstram que a problemática é fomentada pela escassez de ações voltadas à preservação por parte dos governos.


Além disso, deve-se pontuar que, no Brasil, a ausência de ensino que aborde essa temática contribui para que o povo brasileiro não invista financeiramente na preservação do acervo histórico-cultural da nação. Segundo Bob Marley, cantor, compositor, e símbolo cultural jamaicano, um povo sem conhecimento, saliência de seu passado histórico, origem e cultura é como uma árvore sem raízes. Destarte, o patrimônio histórico-cultural perde relevantes investimentos da iniciativa privada, devido ao fato de os indivíduos brasileiros terem perdido a noção da importância de suas “raízes”.


Portanto, para preservar tais patrimônios, é necessário que o Estado promova, como manda o ordenamento jurídico, a restauração e a manutenção deles. Isso poderá ser realizado por meio de maiores repasses financeiros aos órgãos governamentais responsáveis pela tarefa, que poderão gasta-los, por exemplo, com a reforma de prédios históricos. Ademais, o Ministério da Educação também deve, por intermédio de campanhas educativas com anúncios na mídia, incentivar uma mudança na mentalidade nacional, a fim de atrair investimentos privados para o setor cultural. Com essas medidas, o povo brasileiro terá seus tesouros culturais e históricos efetivamente protegidos.


ENEM - Patrimônio histórico e cultural do Brasil. 503132

lkrink
iniciante

Mensagens : 31
Data de inscrição : 14/01/2021

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM - Patrimônio histórico e cultural do Brasil. Empty Re: ENEM - Patrimônio histórico e cultural do Brasil.

Mensagem por _Arthur_ Ter 20 Jul 2021, 11:44

O Palácio de Friburgo, construído pelos holandeses durante a sua ocupação do nordeste brasileiro, foi demolido após sofrer danos durante [repetição muito próxima da palavra "durante"] a Insurreição Pernambucana, no século 18. De fato, a perda dessa construção, uma das mais monumentais da história brasileira, revela que o descaso com o patrimônio histórico e cultural sempre esteve presente na história do país. [e ainda está? Tem que deixar claro que você abordará a problemática que ocorre na atualidade] Desse modo, faz-se necessário analisar os alicerces dessa conjuntura negativa, a citar, [aqui deveriam vir dois pontos em vez da vírgula] o insuficiente interesse do poder público, assim como os fatores socioeducacionais presentes.



Inicialmente, é necessário destacar que a Constituição Federal de 1988 — veículo normativo de máxima hierarquia do sistema jurídico brasileiro — determina que é [informal] ser função do Estado a manutenção do patrimônio histórico e cultural. Apesar disso, nos centros das grandes cidades, é comum encontrar prédios históricos, que antes eram símbolos culturais do país [eram símbolos culturais? Não são mais? Claro que são!], abandonados e em decadência, devido à falta de interesse da iniciativa pública em mantê-los. [por que a iniciativa pública não tem interesse em mantê-los?] Assim, tais cenas demonstram que a problemática é fomentada pela escassez de ações voltadas à preservação por parte dos governos. [Você já falou isso. Além disso, esse período ficou muito curto]


Além disso, deve-se pontuar que, no Brasil, a ausência de ensino que aborde essa temática [que temática?] contribui para que o povo brasileiro não invista financeiramente na preservação do acervo histórico-cultural da nação. Segundo Bob Marley, cantor, compositor, e símbolo cultural jamaicano, um povo sem conhecimento, saliência de seu passado histórico, origem e cultura é como uma árvore sem raízes. [Bob Marley não é uma referência culta. Use filósofo/sociólogo] Destarte, o patrimônio histórico-cultural perde relevantes investimentos da iniciativa privada, devido ao fato de os indivíduos brasileiros terem perdido a noção da importância de suas “raízes”. [você citou, no tópico frasal, a ausência de ensino, mas não desenvolveu a ideia. Logo, esse fechamento de parágrafo ficou avulso.]


Portanto, para preservar tais patrimônios, é necessário que o Estado promova, como manda o ordenamento jurídico, a restauração e a manutenção deles. Isso poderá ser realizado por meio de maiores repasses financeiros aos órgãos governamentais responsáveis pela tarefa, que poderão gasta-los, por exemplo, com a reforma de prédios históricos. Ademais, o Ministério da Educação também deve, por intermédio de campanhas educativas com anúncios [desnecessário] na mídia, incentivar uma mudança na mentalidade nacional, a fim de atrair investimentos privados para o setor cultural. Com essas medidas, o povo brasileiro terá seus tesouros culturais e históricos efetivamente protegidos. [período muito curto]
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 937
Data de inscrição : 10/05/2014
Idade : 24
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos