Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

interpretação

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido interpretação

Mensagem por roberta75 Sab 17 Jul 2021, 09:23

ENEM 2018 PPL

TEXTO I 
Por “complexo de vira-latas” entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. Isto em todos os setores e, sobretudo, no futebol. Dizer que nós nos julgamos “os maiores” é uma cínica inverdade. Em Wembley, por que perdemos? Porque, diante do quadro inglês, louro e sardento, a equipe brasileira ganiu de humildade. Jamais foi tão evidente e, eu diria mesmo, espetacular o nosso vira-latismo [...]. É um problema de fé em si mesmo. O brasileiro precisa se convencer de que não é um vira-latas

TEXTO II 
A melhor banda de todos os tempos da última semana As músicas mais pedidas Os discos que vendem mais As novidades antigas Nas páginas dos jornais Um idiota em inglês Se é idiota, é bem menos que nós Um idiota em inglês É bem melhor do que eu e vocês A melhor banda de todos os tempos da última semana O melhor disco brasileiro de música americana O melhor disco dos últimos anos de sucessos do passado O maior sucesso de todos os tempos entre os dez maiores fracassos.

O verso do Texto II que estabelece a adequada relação temática com “o nosso vira-latismo”, presente no Texto I, é: 

A) “As novidades antigas”. 
B) “Os discos que vendem mais”. 
C) “O melhor disco brasileiro de música americana”. 
D) “A melhor banda de todos os tempos da última semana”. 
E) “O maior sucesso de todos os tempos entre os dez maiores fracassos”

pq não é a alternativa E?

roberta75
iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 03/03/2021
Idade : 17

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: interpretação

Mensagem por fernandalnh Sex 23 Jul 2021, 16:11

Oi, Roberta!

  Era preciso prestar atenção no conceito de "vira-latismo" dado no texto I, o qual explica que os brasileiros têm o costume de se colocar em posição inferior às demais nações. 

  No trecho dos Titãs da letra E existe uma referência à renovação constante dos gostos da sociedade contemporânea, já que as músicas consideradas os maiores sucessos de todos os tempos já são vistas como os maiores fracassos, pois outros sucessos foram lançados e o que era bom ontem, hoje não é mais. Isso revela apenas uma crítica social ao imediatismo.

  Já na letra C, o gabarito, existe a relação que o comando quer: o brasileiros colocando os estrangeiros e sua cultura acima da própria, dado que o disco brasileiro considerado o melhor é de música americana (fazendo referência aos Estados Unidos), e não em português, como seria esperado.

obs: não coloque o sinal verde de check até a sua dúvida ser respondida. Quem olhar vai entender que já foi respondido e você ficará sem respostas Smile
fernandalnh
fernandalnh
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 128
Data de inscrição : 02/02/2021
Idade : 19
Localização : Macapá, AP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos