Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sistema Respiratório

3 participantes

Ir para baixo

Sistema Respiratório  Empty Sistema Respiratório

Mensagem por Felupp Qui 15 Jul 2021, 09:22

O volume total de ar que cabe no sistema respiratório de um homem adulto, ao nível do mar, é cerca de 6 litros. Nessas condições, os pulmões de um indivíduo em repouso, a cada movimento respiratório, trocam com o meio exterior, em média, apenas 0,5 litro de ar. Essa quantidade de ar inspirado mistura-se ao ar retido nas vias aéreas e apenas parte dessa mistura chega aos alvéolos. Desse modo, considerando a fisiologia e a anatomia do aparelho respiratório humano, é correto afirmar que, durante a inspiração, o ar que chega aos alvéolos possui
(A) maior concentração de CO2 que aquela do sangue venoso.
(B) menor concentração de CO2 que o ar atmosférico.
(C) maior concentração de O2 que aquela do sangue arterial.
(D) maior concentração de CO2 que aquele que havia sido expirado.
(E) menor concentração de O2 que aquele que havia sido expirado.

RESPOSTA: C

Na letra "C" por quê maior concentração de O2 em relação ao sangue arterial ? Não seria em relação ao sangue venoso ?
Outra pergunta, por quê a letra "B" está errada ?

Felupp
Padawan
Padawan

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema Respiratório  Empty Re: Sistema Respiratório

Mensagem por Reverse. Seg 19 Jul 2021, 14:37

Lembre-se bem: o ar entra no vaso por difusão, ou seja, o local de onde ele parte (alvéolo) deve ter maior concentração em relação ao lugar para onde ele vai (interior do vaso).

A letra B não é adequada pelo próprio enunciado:" Essa quantidade de ar inspirado mistura-se ao ar retido nas vias aéreas ". Logo, infere-se que a concentração de CO2 do ar inspirado deve ter igual (pois o ar inspirado é o próprio ar atmosférico) ou até maior.
Reverse.
Reverse.
Jedi
Jedi

Mensagem por Felupp Qui 22 Jul 2021, 07:24

@Reverse. escreveu:Lembre-se bem: o ar entra no vaso por difusão, ou seja, o local de onde ele parte (alvéolo) deve ter maior concentração em relação ao lugar para onde ele vai (interior do vaso).

A letra B não é adequada pelo próprio enunciado:" Essa quantidade de ar inspirado mistura-se ao ar retido nas vias aéreas ". Logo, infere-se que a concentração de CO2 do ar inspirado deve ter igual (pois o ar inspirado é o próprio ar atmosférico) ou até maior.
Obrigado pela ajuda, porém ainda fiquei com uma dúvida.
No primeiro momento, o ar no alvéolo possui alta concentração de O2 e irá acontecer a difusão desse gás para o sangue venoso. Posteriormente, com essa troca gasosa, esse sangue, que antes era venoso, passa a ser arterial, apresentando alta concentração de O2, maior que do alvéolo pulmonar. Esse foi meu raciocínio, pra mim não faz sentido falar que a concentração de O2 do alvéolo é maior que do sangue arterial, mas sim do sangue venoso.

Felupp
Padawan
Padawan

Mensagem por Ceruko Qui 22 Jul 2021, 07:38

Se me permitem interferir, darei meu entendimento acerca da questão: 

Felupp, entendo sua dúvida. Você acha que é mais pertinente estar escrito sangue venoso, e não sangue arterial. Acontece que pode ser ambos os dois. É um pouco obvio o ar que inspiramos ter mais O2 que o sangue venoso, mas não é tão obvio assim esse mesmo ar ter mais O2 que o arterial, por isso a questão abordou sangue arterial, para confundir quem faz a questão.

Ambos os casos estão corretos. O sangue arterial nunca conseguiria ter a mesma quantidade de O2 que o ar, pois o que funciona ali é a difusão. Nosso sistema respiratório não é 100% eficiente. Se o sangue arterial tivesse mais O2 que o ar, perderíamos O2 para o ar! E como não é 100% eficiente, é difícil termos uma concentração igual de O2 para o sangue e para o ar. Bom, é isso que eu entendi da questão.
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Felupp Qui 22 Jul 2021, 07:47

@Ceruko escreveu:Se me permitem interferir, darei meu entendimento acerca da questão: 

Felupp, entendo sua dúvida. Você acha que é mais pertinente estar escrito sangue venoso, e não sangue arterial. Acontece que pode ser ambos os dois. É um pouco obvio o ar que inspiramos ter mais O2 que o sangue venoso, mas não é tão obvio assim esse mesmo ar ter mais O2 que o arterial, por isso a questão abordou sangue arterial, para confundir quem faz a questão.

Ambos os casos estão corretos. O sangue arterial nunca conseguiria ter a mesma quantidade de O2 que o ar, pois o que funciona ali é a difusão. Nosso sistema respiratório não é 100% eficiente. Se o sangue arterial tivesse mais O2 que o ar, perderíamos O2 para o ar! E como não é 100% eficiente, é difícil termos uma concentração igual de O2 para o sangue e para o ar. Bom, é isso que eu entendi da questão.
Perfeito, Ceruko. Muito obrigado pela explicação, agora faz sentido pra mim. Muito agradecido !!

Felupp
Padawan
Padawan

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo