Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(FEI - SP) - Formação de Planos.

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido (FEI - SP) - Formação de Planos.

Mensagem por BatataLaranja345 Ter 13 Jul 2021, 18:37

Boa noite amigos e amigas do fórum! Gostaria de uma confirmação de vcs a respeito do gabarito dessa questão! Segue:

(FEI - SP) Na determinação de um plano, são suficientes os seguintes elementos:
a) duas retas distintas
b) uma reta e um ponto
c) duas retas reversas
d) duas retas paralelas
e) duas retas concorrentes

O gabarito está marcado de verde!
O que está me encucando nessa questão é que: quando ele falou de "suficientes", eu penso que ele quer q a determinação ocorra da maneira mais simples... logo, seria a letra B.
Pois, apenas com uma reta e um ponto, eu já consigo formar um plano!
Porém, se eu não pensar desse modo... nós teríamos a letra B, a letra D e a letra E como possíveis respostas...
E isso tá me confundindo bastante kkkkk!

Quem puder ajudar, agradeço desde já!!! cheers

Última edição por BatataLaranja345 em Qua 14 Jul 2021, 06:06, editado 1 vez(es)
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (FEI - SP) - Formação de Planos.

Mensagem por jotaefi10 Ter 13 Jul 2021, 19:39

Boa noite. Acredito que o mais complicado nessas questões de geometria de posição seja você interpretar corretamente, e muitas vezes realmente acontece de ser uma coisa ambígua. Nessa em específico isso pode parecer visível, mas veja:

b) uma reta e um ponto --> nesse caso, não tenho a garantia se esse ponto faz parte da reta ou não. Por definição, um plano só é formado se você tiver uma reta e um ponto /fora/ dela.

d) duas retas paralelas --> novamente, a ideia é ir o mais profundo possível: essas retas podem ser distintas ou coincidentes, mas não dá para afirmar uma coisa ou outra a partir da alternativa. Portanto, se considerarmos a segunda situação, as retas estarão ''coladas'' uma na outra e, dessa forma, não determinarão um plano em específico, e sim infinitos.

e) duas retas concorrentes --> correta, trata-se de um teorema fundamental da geometria espacial.

jotaefi10
iniciante

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo