Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(PISM) - Módulo I

2 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

(PISM) - Módulo I Empty (PISM) - Módulo I

Mensagem por Gabriel V. M. Seg 12 Jul 2021, 00:24

Questão: a primeira lei de Kepler do movimento planetário afirma que a órbita de um planeta ao redor do Sol é dada por uma elipse, com o Sol em um dos focos. Com boa aproximação, podemos supor que a Terra executa um movimento circular uniforme, com o Sol no centro da circunferência. Considere um sistema de coordenadas cuja origem está no centro do Sol (que aqui pode ser considerado um referencial inercial), de modo que o movimento de translação da Terra se dá no sentido anti-horário, como indicado pelas setas na órbita tracejada da figura. No instante em que a Terra encontra-se em um ponto sobre o eixo x, podemos afirmar corretamente sobre a direção e o sentido da velocidade e aceleração da Terra:

A) Tanto a velocidade quanto a aceleração têm a direção do eixo y e apontam no sentido positivo do eixo y.

B) Tanto a velocidade quanto a aceleração têm a direção do eixo x e apontam no sentido negativo do eixo x.

C) A velocidade tem a direção do eixo y e aponta no sentido negativo do eixo y e a aceleração tem a direção do eixo x e aponta no sentido positivo do eixo x.

D) A velocidade tem a direção do eixo y e aponta no sentido positivo do eixo y e a aceleração tem a direção do eixo x e aponta no sentido negativo do eixo x.

E) A velocidade tem a direção do eixo y e aponta no sentido positivo do eixo y e a aceleração tem a direção do eixo x e aponta no sentido positivo do eixo x.
(PISM) - Módulo I 2021-010

O gabarito dado para esta questão foi a letra A). No entanto, não entendi porque a alternativa D) está incorreta. Sendo que a prova que contém essa questão ocorreu há pouquíssimo tempo e, portanto, é possível que o gabarito esteja errado (claramente eu não tenho certeza disso). Então, alguém poderia me ajudar a entendê-la, por favor?

Gabriel V. M.
iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

(PISM) - Módulo I Empty Re: (PISM) - Módulo I

Mensagem por Elcioschin Seg 12 Jul 2021, 08:23

No movimento circular uniforme - MCU

1) A velocidade tangencial é constante e o vetor velocidade é sempre tangente à trajetória. No ponto mostrado ela tem sentido para cima: sentido do eixo y positivo

2) A aceleração é centrípeta e tem sempre sentido do ponto para o centro da trajetória: sentido do eixo x negativo.

Alternativa D)

(PISM) - Módulo I Terras10
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Eiruba gosta desta mensagem

Mensagem por Gabriel V. M. Seg 12 Jul 2021, 08:30

Obrigado mestre!

Realmente achei a resposta dada no gabarito bem estranha.

Gabriel V. M.
iniciante

Mensagem por Elcioschin Seg 12 Jul 2021, 08:32

Caso ainda dê tempo, entre com recurso.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Gabriel V. M. Seg 12 Jul 2021, 08:45

A prova aconteceu neste domingo, ou seja, ainda dá tempo de entrar com recurso. Então, eu vou fazer isso sim.

Gabriel V. M.
iniciante

Mensagem por Elcioschin Seg 12 Jul 2021, 08:50

Só como curiosidade, embora eu more em Santos, estou em Juiz de Fora. Uma sobrinha fez o PISM.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Gabriel V. M. Seg 12 Jul 2021, 08:55

Ohh, que legal, tomara que ela tenha se saído bem e, caso ela tenha feito a prova do módulo I, ela tem um ótimo contato para esclarecer dúvidas e ajudar com o recurso kkkk

Tenha um bom dia mestre!

Gabriel V. M.
iniciante

Mensagem por Elcioschin Seg 12 Jul 2021, 09:09

Ela não participa do fórum. 
Mas desde uns 20 dias atrás, eu ainda em Santos, ela fazia contato visual comigo, via celular, para tirar dúvidas. Alguns dias eram tantas dúvidas que ficávamos 2 horas conversando.
Já avisei-a sobre esta questão que você postou, com gabarito errado.
Ela vai falar com o professor de física dela e, se confirmado, vai entrar em contato com todos os colegas do colégio, para todos entrarem com recurso.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Gabriel V. M. Seg 12 Jul 2021, 09:26

hahahaha, pelo menos é um jeito de vocês ficarem mais "próximos" no meio dessa pandemia que tem distanciado muitas famílias.

Também vou comunicar meu professor e fazer como ela.

Gabriel V. M.
iniciante

Mensagem por Gabriel V. M. Seg 12 Jul 2021, 09:36

Mestre, ontem eu fiz outra pergunta aqui no fórum. Porém, por incompetência minha, eu não prestei atenção nas regras e acabei colocando uma foto com o enunciado. Consequentemente, você me alertou falando que eu deveria editá-la e assim eu fiz. Essa pergunta com o título "Colisão - (PISM) - Módulo I", evidentemente, também envolve a prova do PISM. Então, como eu também fiquei em dúvida no gabarito dela, seria possível você me responder para que eu possa avisar meu professor sobre as duas, caso a segunda também esteja com o gabarito errado?

Gabriel V. M.
iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo