Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFSC - ESCALA

2 participantes

Ir para baixo

UFSC - ESCALA Empty UFSC - ESCALA

Mensagem por estudePerseu Dom 11 Jul 2021, 08:07

Quadros A e B – Exemplos de representação de escalas cartográficas
UFSC - ESCALA Ufsc10
Sobre a representação de escalas cartográficas, é correto afirmar que:

01. a escala de um mapa será sempre a ampliação da realidade para que se torne possível sua
representação em uma escala gráfica ou numérica.
02. o exemplo B, uma escala numérica, indica que quanto maior for o seu denominador, menor
será a escala.
04. a escala do exemplo A indica que cada 160 km no solo equivalem a 16.000.000 cm no papel.
08. a escala, no exemplo B, pode aumentar ou diminuir o mapa, enquanto que, no exemplo A, a
escala é mais próxima da realidade.
16. o exemplo B está incompleto, pois não indica claramente a unidade de medida.

GABARITO:
06

DÚVIDA:
Eu não compreendi a interpretação da 04, eu considerei o pensamento clássico de que 1cm no mapa equivaleria 160km no plano real...
estudePerseu
estudePerseu
Padawan
Padawan

Ir para o topo Ir para baixo

UFSC - ESCALA Empty Re: UFSC - ESCALA

Mensagem por Renan Almeida Seg 12 Jul 2021, 14:51

A 04 é falsa. 
Como você disse, 1 cm no mapa equivale a 160 km reais. O que a 04 está dizendo é que 16.000.000 cm no mapa(160 km) equivalem a 160 km reais, o que não faz sentido, já que esse seria um mapa de escala 1:1.

Minha resolução:
01. Falso. A escala de um mapa é a redução e não a ampliação da realidade.
02. Verdadeiro. Quanto maior o denominador, menor é o valor da razão que representa a escala.
04. Falso.
08. Falso. A escala em A e em B indica que o mapa é 16.000.000 e 100.000 vezes menor que a realidade, respectivamente.
16. Falso. A razão entre duas grandezas iguais é adimensional.

Eu pesquisei essa questão e em todas as fontes a alternativa 04 foi considerada correta. Se alguém tiver como justificar isso, por favor poste aqui.
Renan Almeida
Renan Almeida
Matador
Matador

estudePerseu gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo