Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

calorimetria e potência

2 participantes

Ir para baixo

calorimetria e potência  Empty calorimetria e potência

Mensagem por tes yeux Dom 11 Jul 2021, 06:22

É possível, com 1 litro de gasolina, usando todo o calor produzido por sua combustão direta, aquecer 200 litros de água de 20 °C a 55 °C. Pode-se efetuar esse mesmo aquecimento por um gerador de eletricidade, que consome 1 litro de gasolina por hora e fornece 110 V a um resistor de 11 Ω, imerso na água, durante um certo intervalo de tempo. Todo o calor liberado pelo resistor é transferido à água.
Considerando que o calor específico da água é igual a 4,19 J g-1 °C-1, aproximadamente qual a quantidade de gasolina consumida para o aquecimento de água obtido pelo gerador, quando comparado ao obtido a partir da combustão?

a)A quantidade de gasolina consumida é igual para os dois casos.
b)A quantidade de gasolina consumida pelo gerador é duas vezes maior que a consumida na combustão.
c)A quantidade de gasolina consumida pelo gerador é duas vezes menor que a consumida na combustão.
d)A quantidade de gasolina consumida pelo gerador é sete vezes maior que a consumida na combustão.
e)A quantidade de gasolina consumida pelo gerador é sete vezes menor que a consumida na combustão

Minha dúvida: Pode-se comparar a energia produzida nos dois casos? Pergunto isso porque todas as resoluções que eu li só realizam tal comparação por meio da potência, sendo que eu fiz com a energia, mas não sei se está correto :/

Agradeço desde já Smile
tes yeux
tes yeux
iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

calorimetria e potência  Empty Re: calorimetria e potência

Mensagem por Elcioschin Dom 11 Jul 2021, 11:25

Não dá para fazer por energia, pois não foi informado o tempo em que o resistor operou.

U = 100 V ---> R = 11  ---> P = U²/R = 110²/11 ---> P = 1 100 W

Gasolina:

Q = m.c.∆T ---> Q = (200.10³).1.(55 - 20) ---> Q = 7.106 cal --->

Q = (7.4,19).106 ---> Q = 29,33.106 J

Potência da gasolina ---> Pg = Q/t ---> Pg = 29,33.106/3 600

Complete e compare.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

tes yeux gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo