Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Efeito Doopler

Ir para baixo

Efeito Doopler  Empty Efeito Doopler

Mensagem por Itrio Sex 09 Jul 2021, 18:54

Uma das aplicações do Efeito Doppler em medicina, é a medição de fluxo sanguíneo através do desvio da frequência de um sinal ultrassônico emitido por um cristal e refletido pelas partículas móveis do sangue, por exemplo, as hemácias. Neste processo, quando as partículas recebem o sinal de ultrassom, absorvem parte deste e vibram na frequência que sentem efetivamente o sinal (frequência desviada). Simultaneamente, elas passam a funcionar como fontes móveis de ultrassom, emitindo sinal em todas as direções. Isto corresponde na realidade ao efeito de espalhamento. O sinal reemitido é então captado pelo cristal receptor.
 
Em relação ao Efeito Doppler, a alternativa correta é:
Em relação ao Efeito Doppler, a alternativa correta é:
a)Quando a fonte está se afastando do detector em repouso, a velocidade das ondas de ultrassom e a frequência medidas pelo detector diminuem.
b)Quando a fonte está em repouso e o detector está se afastando dela, a velocidade das ondas de ultrassom e a frequência medidas pelo detector aumentam.
c)Quando a fonte está em repouso e o detector está se afastando dela, a velocidade das ondas de ultrassom e a frequência medidas pelo detector diminuem.
d)Quando a fonte está se afastando do detector em repouso, a velocidade das ondas de ultrassom e o comprimento de onda medidos pelo detector diminuem.
e)Quando a fonte está em repouso e o detector está se aproximando dela, a velocidade das ondas de ultrassom e a frequência medidas pelo detector diminuem.

Por que não poderia ser A?

Itrio
iniciante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 29/01/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos