PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Direitos humanos

4 participantes

Ir para baixo

Direitos humanos Empty Direitos humanos

Mensagem por Fabinho snow Sex 09 Jul 2021, 07:50

Direitos humanos Img-58-hum-eq1-2017

O século XXI tem assistido à ampliação do debate acerca das uniões homoafetivas, o que possibilitou algumas mudanças, como a observada no quadro.
Essa mudança de costumes expressa principalmente o reconhecimento do seguinte princípio entre os direitos humanos:
(A) inclusão política
(B) diversidade cultural
(C) uniformidade jurídica
(D) igualdade econômica

gaba:


Desse gabarito, eu entendi que hetero e homossexuais pertencem a culturas diferentes... Penso que uniformidade jurídica é bem mais adequado, tendo em vista que é simplesmente o mesmo direito de se casar para qualquer identidade de gênero...

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Direitos humanos Empty Re: Direitos humanos

Mensagem por Ceruko Sex 09 Jul 2021, 09:12

Concordo com você, Fabinho. Não faz sentido essa diversidade cultural, uma vez que cultura está relacionado à nação, ao tecido social ao qual se encontra, e não à escolha sexual. Pra mim trata-se muito mais de igualdade de direitos (uniformidade jurídica), do que diversidade cultural. 

Mas achei um suposto comentário da UERJ justificando o gabarito: 

Comentário da UERJ:
"Em finais do século XX, assistiu-se à difusão internacional do debate acerca da promoção de ações inclusivas de indivíduos e grupos sujeitos a ações discriminatórias de naturezas variadas. Movimentos sociais, organizações não governamentais e organismos internacionais buscaram qualificar tais ações inclusivas como desdobramento de políticas de ampliação dos direitos humanos, tendo em vista as mudanças comportamentais associadas ao reconhecimento da diversidade cultural como princípio a ser respeitado. Tal debate direcionou-se não só no sentido de combater situações conflituosas de exclusão e perseguição de grupos étnicos, mas também veio a abordar questões de gênero e de orientação sexual, com destaque para as seguintes temáticas: desigualdades no mundo do trabalho entre homens e mulheres, violência contra a mulher, homofobia, reconhecimento de direitos de herança e de paternidade para novas organizações familiares, entre outras. O quadro reproduzido no enunciado da questão, ao apresentar alguns dos países onde as uniões homoafetivas vieram a ser legalizadas no alvorecer do século XXI, demonstra mudanças de valores derivadas do crescente reconhecimento da diversidade entre os direitos humanos a serem garantidos internacionalmente. "
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Fabinho snow gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Direitos humanos Empty Re: Direitos humanos

Mensagem por Fabinho snow Sex 09 Jul 2021, 10:25

Ceruko escreveu:Concordo com você, Fabinho. Não faz sentido essa diversidade cultural, uma vez que cultura está relacionado à nação, ao tecido social ao qual se encontra, e não à escolha sexual. Pra mim trata-se muito mais de igualdade de direitos (uniformidade jurídica), do que diversidade cultural. 

Mas achei um suposto comentário da UERJ justificando o gabarito: 

Comentário da UERJ:
"Em finais do século XX, assistiu-se à difusão internacional do debate acerca da promoção de ações inclusivas de indivíduos e grupos sujeitos a ações discriminatórias de naturezas variadas. Movimentos sociais, organizações não governamentais e organismos internacionais buscaram qualificar tais ações inclusivas como desdobramento de políticas de ampliação dos direitos humanos, tendo em vista as mudanças comportamentais associadas ao reconhecimento da diversidade cultural como princípio a ser respeitado. Tal debate direcionou-se não só no sentido de combater situações conflituosas de exclusão e perseguição de grupos étnicos, mas também veio a abordar questões de gênero e de orientação sexual, com destaque para as seguintes temáticas: desigualdades no mundo do trabalho entre homens e mulheres, violência contra a mulher, homofobia, reconhecimento de direitos de herança e de paternidade para novas organizações familiares, entre outras. O quadro reproduzido no enunciado da questão, ao apresentar alguns dos países onde as uniões homoafetivas vieram a ser legalizadas no alvorecer do século XXI, demonstra mudanças de valores derivadas do crescente reconhecimento da diversidade entre os direitos humanos a serem garantidos internacionalmente. "


Sim sim, já tinha visto esse comentário e continuo discordando, algumas questões da uerj são realmente injustificáveis...

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ceruko gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Direitos humanos Empty Re: Direitos humanos

Mensagem por BatataLaranja345 Sáb 10 Jul 2021, 10:55

Olá colegas! Bom dia!!
Perdão me intrometer no tópico... mas eu tenho um ponto de vista aqui e gostaria de compartilhar com vcs!

A ideia da uniformidade política não cabe muito, pq apesar de ter tido a legalização de casamentos homoafetivos... eu penso que cada país tem a sua Carta Magna!
Ou seja, Holanda legalizou, e um tempo depois a Bélgica legalizou também, porém, cada país tem um jeito de legislar...
E, apesar da maioria ter legalizado isso, há países onde a lei pode ser mais respeitada, mais imposta na sociedade, ou ainda adquirir uma abrangência maior... eu pensei desse jeito, que apesar de todo mundo ter legalizado, eu não vejo uma uniformidade política assim... até pq, se a gente pensar de país para país... um exemplo, a Holanda apresenta caráter mais liberal para essa área social do que a Espanha, mas ambas legalizaram....

A Espanha tem um governo mais conservador, mas mesmo assim legalizou, creio eu por pressões internas mesmo... Mas, recentemente, passou no jornal um caso de um brasileiro que foi assassinado lá por ser homossexual... E na Holanda, nós não vemos esse tipo de caso ocorrendo lá...
Ou seja, além dessa ideia de que "cada país faz de um jeito" a gente ainda entra naquele negócio da aceitação social, correto?

Não sei se estou viajando muito kkkk... ou se o meu pensamento faz algum sentido...
A parte da diversidade cultural, eu pensei de ser esse o gabarito pq, agora que temos uma legalização formal da união homoafetiva, isso pode ser introduzido mais nas escolas... a sociedade irá se tornar mais diversificada... pq se antes tínhamos um casal, composto por homem e mulher, gerando filhos e tudo mais, agora nós podemos ter casais de mesmo sexo, introduzindo na sociedade conceitos novos, como até mesmo a adoção de crianças, por exemplo....
Ou ainda, a inseminação artificial....

Vejam se faz sentido kkkkk!
Pensei dessa maneira, oq acham? É válido?
Eu ainda tenho que dar uma olhada nessas teorias sociais, já faz um tempo que não estudo Sociologia...
Abraços, colegas!!! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Fabinho snow e denocheydedia gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Direitos humanos Empty Re: Direitos humanos

Mensagem por Ceruko Dom 11 Jul 2021, 20:17

Salvee, Hugo. Então, pelo o que eu entendi de "uniformidade jurídica" há uma comparação entre direitos de homossexuais e heterossexuais  dentro de um mesmo país, como o Brasil, não necessariamente uniformidade jurídica entre os países diferentes, entende? 

Mas é super válida sua pontuação. Ás vezes a questão aborda o sentido que você falou: uniformidade jurídica entre países.
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Direitos humanos Empty Re: Direitos humanos

Mensagem por Carolzita Lisboa Ter 20 Jul 2021, 21:02

É sim!

Carolzita Lisboa
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/05/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Direitos humanos Empty Re: Direitos humanos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos