Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Migrações

3 participantes

Ir para baixo

Migrações Empty Migrações

Mensagem por Fabinho snow Seg 05 Jul 2021, 20:14

Ildenice Rita da Silva, de 33 anos, chegou a Brasília há 15 anos. Foi atrás da irmã, Denizelda de Carvalho,de 41, que morava na cidade desde a década de 70. Ildenice sonhava com um emprego melhor do que em Riachão das Neves, na Bahia, onde trabalhava na roça com a família. (…) De acordo com o Censo 2000, de 1995 a 2000, 15,6% das saídas do Nordeste tiveram como destino as cidades-satélites do Distrito Federal e os municípios goianos ao redor de Brasília. Além das promessas de emprego, uma política de distribuição de lotes, anteriormente iniciada, fez inchar o entorno de Brasília.
LISANDRA PARAGUASSÚ
Adaptado de O Globo, 12/05/2002


A situação relatada na reportagem possibilita estabelecer uma correlação entre dois processos de grande importância para a área das ciências humanas.
Esses processos estão indicados em:
(A) urbanização – modernização agrícola
(B) migração – segregação socioespacial
(C) terciarização – reordenamento territorial
(D) metropolização – desemprego estrutural


gaba:
b


Gostaria de entender o erro da c, acho ela mais direta no que o enunciado diz, e o enunciado não versa nada sobre segregação...

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 648
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 21
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Migrações Empty Re: Migrações

Mensagem por BatataLaranja345 Ter 06 Jul 2021, 09:01

Olá Fabio!
Bom dia!

Bom...
Primeira coisa: quando se fala que as duas irmãs foram para Brasília, em busca de uma vida melhor, isso já se configura migração. O ato de migrar é vc se deslocar, seja por um período determinado de tempo ou por tempo indefinido; e seja por motivos diversos.
Nesse período do Brasil, houve-se uma grande migração do Nordeste para o Centro - Oeste, principalmente para Brasília e arredores.

A parte da segregação socioespacial é realmente mais complicadinha, pq oq acontece: quando se tem migrações, eu estou separando as pessoas... ou seja, imagina se metade da população de São Paulo resolvesse sair desse Estado e fosse para as outras 4 regiões do país... nós teríamos uma segregação da sociedade paulista e também uma espacial, pq é como se eu separasse aquela área que ficou "vazia"

Entende?
A letra C está errada, pois: o texto não fala de terciarização, apesar de ter ocorrido bastante no sentido da criação de empregos em Brasília e nos arredores da capital, houve a terciarização de serviços, mas a parte do reordenamento territorial não faz muito sentido, parece que vc organizou algo que estada desorganizado, o que não ocorreu...
Como o texto disse, cerca de 16,5% da pop. nordestina foi pro centro oeste, ou seja, houve um desiquilíbrio migracional nessa parte...

Conseguiu entender?
Qualquer dúvida, não deixe de pontuar.
Abraços! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 656
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 16
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Migrações Empty Re: Migrações

Mensagem por Pedro Celso Silva Ter 06 Jul 2021, 14:41

Então camarada.
Não pode ser letra C,porque terceirização consiste em você dividir sua cadeia produtiva ao invés de deixá-la inteiriça. Pense no vendedor de pastel da sua rua. Imagine que ao invés dele ter com ele aquela máquina que transforma cana-de-açúcar em pastel, ele não tem e contrata uma empresa que tenha para comprar direto a massa de pastel já pronta? É isso que é terceirização.
Não é o caso do texto. O texto deixa bem claro que a mulher é uma candanga,que é um dos trabalhadores pobres que construíram Brasília,em 1961. Eles construíram a cidade do 0. Como a maioria dos trabalhadores nordestinos podem estar fugindo da seca ou então do desemprego,foi uma migração.
Brasília foi uma cidade construída para ser a sede do poder do país e praticamente tudo chegou de avião,já que sequer haviam estradas para chegar até ela. Literalmente,uma cidade nascida no meio do mato,no fim do mundo e que passou a ser o que é,em 1961. Também é uma cidade sem recursos e que tudo é comprado de fora,matérias primas,produtos alimentícios,e até mesmo produtos industrializados. Isso faz (e é até hoje),Brasília ser uma cidade muito cara. Brasília tem 4 vezes mais o custo de vida que nossas principais metrópoles,São Paulo e Rio de Janeiro. Brasília tem o maior salário dos profissionais públicos do país por causa desses custos enormes.
E por isso,Brasília ficou conhecida como a cidade construída por candangos,mas que os candangos não moram lá. Eles não tinham dinheiro para se manter numa cidade tão cara e foram para os arredores de Brasília. Consequentemente,eles montaram suas casas em locais desinteressantes,degradantes ou inóspitos para o comércio e assim nasceu a segregação sócio espacial.
Pedro Celso Silva
Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1008
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 22
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Migrações Empty Re: Migrações

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos