Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Brasil colônia - governo-geral

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Brasil colônia - governo-geral

Mensagem por Josephxd#654 Qua 30 Jun 2021, 11:15

(FESO-RJ) "O governo-geral foi instituído por D. João III, em 1548, para coordenar as práticas colonizadoras do Brasil. Consistiriam estas últimas em dar às capitanias hereditárias uma assistência mais eficiente e promover a valorização econômica e o povoamento das áreas não ocupadas pelos donatários." (Manoel Maurício de Albuquerque. Pequena história da formação social brasileira. Rio de Janeiro: Graal, 1984. p. 180.) As afirmativas abaixo identificam corretamente algumas das atribuições do governador-geral, à exceção de:


a) Estimular e realizar expedições desbravadoras de regiões interiores, visando, entre outros aspectos, à descoberta de metais preciosos.
b) Visitar e fiscalizar as capitanias hereditárias e reais, especialmente aquelas que vivenciavam problemas quanto ao povoamento e à exploração das terras.
c) Distribuir sesmarias, particularmente para os beneficiários que comprovassem rendas e meios de valorizar economicamente as terras recebidas.
d) Regular as alianças com tribos indígenas, controlando e limitando a ação das ordens religiosas, em especial da Companhia de Jesus.
e) Organizar a defesa da costa e promover o desenvolvimento da construção naval e do comércio de cabotagem.

Resposta:
e
Dúvida:
Eu penso que a única coisa errada sobre o governo-geral na letra E é sobre a contrução naval e queria saber se está correto.


Última edição por Josephxd#654 em Qua 30 Jun 2021, 15:56, editado 1 vez(es)

Josephxd#654
iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 27/05/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Brasil colônia - governo-geral

Mensagem por BatataLaranja345 Qua 30 Jun 2021, 14:24

Olá Joseph!
Boa tarde, colega!

Seguinte, quando nós analisamos o período histórico dos Governos Gerais, durante o período onde o Brasil ainda era colônia de Portugal... nós temos que lembrar que nós tinhamos o Governador Geral, que eram os capitães donatários...
Eles tinham uma série de obrigações, portanto, houve-se a criação de outros cargos para que houvesse o auxílio na administração da colônia...

O cargo que cuidava da defesa da colônia, e isso abrange a parte da defesa da costa era o Capitão-mor. Esse cargo cuidava da defesa da colônia, seja contra ataques de estrangeiros, seja por causa dos indígenas...

A Letra E está realmente errada, pois quem cuidava da defesa da colônia eram esses capitães, que citei.
Além disso, percebo que esta alternativa mistura algumas funções... como por exemplo: quando ele cita a respeito de promover o desenvolvimento da construção naval e do comércio de cabotagem, ele sai da área da defesa nacional, e passa para uma área que seria voltada para o controle econômico do governo geral, e também dos militares...

Logo, percebe?
Eu creio que essa alternativa mistura um pouco as coisas...
Mas, fique tranquilo, pois não eram os governadores que tratavam a respeito da defesa nacional!!

Forte abraço! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 648
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 16
Localização : Rio de Janeiro

Josephxd#654 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos