PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão - Temperatura reduzida pela metade

2 participantes

Ir para baixo

Questão - Temperatura reduzida pela metade Empty Questão - Temperatura reduzida pela metade

Mensagem por -Mauricio Sáb 26 Jun 2021, 20:54

Oi, pessoal. Tudo bem?

Encontrei com essa questão para Técnico em Química da UFFS feita pelo Instituto AOCP, em 2016:

47) O principal componente do ar atmosférico, o gás nitrogênio, pode ser isolado através do processo de liquefação. Em um laboratório escolar de uma cidade brasileira, esse procedimento foi realizado e 20L desse gás foi armazenado dentro de um balão de borracha elástica, exercendo uma pressão de 2atm à temperatura de 30°C. Depois de certo tempo, esse balão sofreu alterações. Qual foi a variação de seu volume, sendo que a pressão dobrou e a temperatura foi reduzida pela metade?

a) 5 L.
b) 9,5 L.
c) 10 L.
d)10, 5 L.
e) 15 L.

Então, o problema (a meu ver) é o seguinte:

O gabarito oficial da AOCP é a 10,5L. Pra isso tem que considerar que a metade de 30 ºC (303 K) é 15 ºC (288 K), segundo os defensores da banca AOCP:

P1 .V1/T1 = P2 . V2/T2
2 . 20/ 303,15 = 4 . V2/ 288,15
V2 = 9,5L, esse é o volume 2, agora basta subtrair com o 1 para saber a variação.
20L - 9,5L = 10,5L

Mas eu discordo.

Eu faria o seguinte:

303 K / 2 = 151,5 K

P1 . V1 / T1 = P2 . V2/T2
2. 20 / 303 = 4 . V2 / 151,5
V2 = 5L

Variação: 20 - 5 = 15 L  (E)

Estou errado mesmo? Se a temperatura do enunciado fosse 0 ºC, a banca AOCP faria 0º / 2 e converteria em K?

-Mauricio
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/04/2012
Idade : 29
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão - Temperatura reduzida pela metade Empty Re: Questão - Temperatura reduzida pela metade

Mensagem por Elcioschin Sáb 26 Jun 2021, 21:45

Você tem que interpretar o português do enunciado:

Note que, no enunciado, a temperatura inicial era T1 = 30 ºC

O enunciado diz que esta temperatura (em ºC) foi reduzida à metade --->

T2 = 15 ºC

Agora, na fórmula, você vai ter que usar as temperaturas em kelvin (K):

T1 = 30º C = 303 K
T2 = 15 ºC = 288 K
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71437
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Questão - Temperatura reduzida pela metade Empty Re: Questão - Temperatura reduzida pela metade

Mensagem por -Mauricio Sáb 26 Jun 2021, 21:48

Elcioschin escreveu:Você tem que interpretar o português do enunciado:

Note que, no enunciado, a temperatura inicial era T1 = 30 ºC

O enunciado diz que esta temperatura (em ºC) foi reduzida à metade --->

T2 = 15 ºC

Agora, na fórmula, você vai ter que usar as temperaturas em kelvin (K):

T1 = 30º C = 303 K
T2 = 15 ºC = 288 K

O senhor leu embaixo o que eu coloquei?

Se T1 fosse = 0 ºC e o enunciado dissesse que esta temperatura foi reduzida à metade, então como o senhor prosseguiria? Dividiria 0 ºC por 2? Qual seria a T2?

Muitíssimo obrigado!!!!

-Mauricio
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/04/2012
Idade : 29
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão - Temperatura reduzida pela metade Empty Re: Questão - Temperatura reduzida pela metade

Mensagem por Elcioschin Sáb 26 Jun 2021, 22:00

Seria impossível um enunciado assim, pois a metade de zero é zero!
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71437
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Questão - Temperatura reduzida pela metade Empty Re: Questão - Temperatura reduzida pela metade

Mensagem por -Mauricio Sáb 26 Jun 2021, 23:19

Elcioschin escreveu:Seria impossível um enunciado assim, pois a metade de zero é zero!

É justamente por isso.

A temperatura em graus celsius é uma escala de intervalo. Falar em "dobro" ou "metade" de um valor numa escala de intervalo, pelo menos para mim, vai contra a lógica.

Fui procurar agora alguma referência publicada pra confirmar que eu não estou louco (pelo menos não sozinho, rsrs):

1 - Serway e Jewett. 2012. Física para Engenheiros. Oscilações, ondas e termodinâmica. Volume 2. Tradução da 8ª Edição norte-americana. Página 112.

2 - Andrew Clarke. 2017. Principles of thermal ecology; temperature, energy and life. Página 38.

3 - https://matthewrenze.com/articles/the-four-subtypes-of-data-in-data-science/

4 - https://statisticalanalysisconsulting.com/nominal-ordinal-interval-ratio-stevens-typology-and-some-problems-with-it/

5 - https://stats.stackexchange.com/questions/240363/is-age-interval-scale

6 - https://stats.stackexchange.com/questions/82823/why-are-multiplication-and-division-not-allowed-when-using-the-interval-scale/362135

Obrigado pela atenção.

-Mauricio
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/04/2012
Idade : 29
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão - Temperatura reduzida pela metade Empty Re: Questão - Temperatura reduzida pela metade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos