Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Agronegócio e as mudanças climáticas

2 participantes

Ir para baixo

O Agronegócio e as mudanças climáticas Empty O Agronegócio e as mudanças climáticas

Mensagem por RAFA&L Qua 23 Jun 2021, 09:54

Galera, a seguinte afirmativa é verdadeira: "Na agricultura, usar espécies mais disponíveis e rentáveis para o cultivo pode aumentar a sensibilidade ao ataque de pragas e aumentar as mudanças climáticas, diminuindo a biodiversidade".

Dúvida: alguém consegue me explicar a relação da utilização das "espécies mais disponíveis e rentáveis para o cultivo" com o "aumento das mudanças climáticas"? Não consigo ver isso...

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Ir para o topo Ir para baixo

O Agronegócio e as mudanças climáticas Empty Re: O Agronegócio e as mudanças climáticas

Mensagem por BatataLaranja345 Qua 23 Jun 2021, 10:04

Olá Rafa!
Bom dia, colega!

Assim, a gente pode pensar nas vacas.
São animais que, aqui no Brasil, por exemplo, são bem comuns nas fazendas.
E dela, a gente tira a carne, o leite, o couro....
Só da carne, vc pode fazer diversos cortes. O leite vai ser derivado, gerando queijo, requeijão, iogurte etc. O couro vc pode fazer uma bolsa, sapatos artesanais...
Ou seja, é um animal rentável, de um certo modo.
E, como nós sabemos, as vacas poluem... Elas destroem os pastos; tem a questão do metano, que elas liberam... além de toda a área florestal que é necessária para a criação delas

Creio que seja isso...
Mas eu só pensei nas vacas, o que vc achou? Me diga!
Abraços! (👍≖‿‿≖)👍 👍(≖‿‿≖👍)
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

O Agronegócio e as mudanças climáticas Empty Re: O Agronegócio e as mudanças climáticas

Mensagem por RAFA&L Qua 23 Jun 2021, 10:58

Então, Hugo,
Concordo contigo sobre as vacas e a eliminação do metano - causador do efeito estufa. 
Mas a afirmativa fala de Agricultura e não de Pecuária...

Outra coisa, a gente poderia pensar que para a agricultura nós desmatamos florestas e consequentemente liberamos CO2 na atmosfera, que é outro gás causador de efeito estufa. Mas a afirmativa não fala sobre o desmatamento para a prática da agricultura, ela diz somente sobre "usar espécies mais disponíveis e rentáveis". Ou seja, podemos usar essas espécies em áreas já destinadas a agricultura (não acho que seria correto supor que o uso dessas espécies está necessariamente relacionado ao desmatamento, pois a afirmativa não diz isso), desconsiderando portanto qualquer desmatamento. 

E ai, como validamos essa relação??

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por RAFA&L Qua 23 Jun 2021, 11:04

"Na agricultura, usar espécies mais disponíveis e rentáveis para o cultivo pode aumentar a sensibilidade ao ataque de pragas e aumentar as mudanças climáticas, diminuindo a biodiversidade"

Acho que é esse "pode" que dá margem para a validação da afirmativa, mas ainda assim, não consigo ver uma mudança climática em decorrência do uso dessas espécies; a menos que consideremos desmatamentos provocados para a implantação da agricultura, mas ai a mudança climática não seria decorrência do uso de "espécies mais disponíveis e rentáveis", mas sim decorrência do desmatamento para a agricultura de qualquer espécie - seja ela rentável ou não - que demande grandes espações de terra...

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por BatataLaranja345 Qua 23 Jun 2021, 11:10

Ahhh sim, verdade!
Realmente, ele não falou da pecuária.... Perdão kkkkk!
Sobre a agricultura, acho que ficamos encalhados nisso kkkkk.
Eu estava aqui pensando, se nós usamos espécies rentáveis, é pq elas produzem mais, só que elas podem ter um preço caro... Pensa na soja, um produto rentável, de certa maneira... Só que degrada muito o solo, e com solo ruim, toda a área de plantação foi pré-destinada a um fim com um solo pobre.
Ou seja, estou querendo chegar no seguinte: se a gente usa a soja, por exemplo, o solo em que ela está irá se degradar, e com isso, afeta as outras espécies que podem ser plantadas ali, futuramente... só que ai a gente teria que pensar que teria uma plantação ali depois....

Realmente, bem complicada essa afirmativa kkkkkk!
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por BatataLaranja345 Qua 23 Jun 2021, 11:16

Olha, acho que esse "pode" aí nos leva a afirmação mesmo!
Pq, se vc pensar bem, oq acontece: se a gente planta uma espécie, muito boa economicamente, mas que ferra o solo... eu estaria poluindo aquela área, de certa maneira; e com isso, tudo que pode vir depois da minha plantação será prejudicado. Eu posso tentar reflorestar aquela área, mas o solo estará tão pobre, que nada conseguirá sobreviver ali... então de certo modo, nós aumentamos a mudança climática, pois eu deixei de plantar uma árvore, que ajudaria a diminuir a temperatura do planeta, por causa de uma espécie de planta rentável...

Agora, se a gente pensa em plantas que podem gerar benefícios ao solo? Tipo, aquelas que atraem bactérias, que conseguem fazer processos bioquímicos capazes de adubar o solo... e claro, com as técnicas da agricultura, aquele solo fica novo em folha até a próxima colheita...
Mas, ainda não acho nenhuma relação com mudança climática, a não ser essa que citei....
E a gente ainda cai em mais uma dúvida: será mesmo que o aumento da mudança climática está relacionado ao desmatamento, ou a plantação desenfreada? Pq a primeira veio por causa da segunda... se eu não plantasse nada ali, não teria motivo eu desmatar(claro, levando pela questão e desconsiderando outros recursos)

Realmente, uma dúvida muito boa a sua kkkkk...
Me diga, mais alguma ideia? Acabei que fiquei sem nenhuma kkkk!
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo