PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uso dos porquês

2 participantes

Ir para baixo

Uso dos porquês Empty Uso dos porquês

Mensagem por GabiCastro Ter 22 Jun 2021, 14:48

Nao encontrei a revista _____voce se referiu, razao _______nao a comprei
a) que, porque.
b) a que, por que.
c) a que, por que
d) a que, porque.

Gab: letra B.

Minha dúvida: por que a letra D está errada e a B certa?
GabiCastro
GabiCastro
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 115
Data de inscrição : 28/07/2019
Idade : 23
Localização : Tracunhaém, Pernambuco, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uso dos porquês Empty Re: Uso dos porquês

Mensagem por insetodemorango Ter 22 Jun 2021, 22:05

Resolução por partes. Irei dividir tudo em resolução I e resolução II para facilitar o entendimento.

Resolução I.
Não encontrei a revista a que você se referiu.
Trata-se de período composto! Sendo uma oração principal e uma oração subordinada adjetiva restritiva.

Oração principal: Eu não encontrei a revista.
Oração subordinada adjetiva restritiva: a que você se referiu.

Observe que a palavra "que" da oração subordinada adjetiva restritiva é um pronome relativo que retoma a palavra revista. Até aqui você entendeu não é? Mas de onde veio a preposição "a" da oração subordinada adjetiva restritiva? Da regência verbal!

Regência verbal do verbo pronominal referir-se.
Quem se refere, se refere A (preposição) alguma coisa. Por isso, o certo é "a que".

Como eu transformaria esse período composto em dois períodos simples? Deixa a titia fazer a mágica aqui:

Período simples: Eu não encontrei a revista.
Período simples: Você se referiu a revista.

Resolução II
Razão por que não a comprei. [observe a palavra "revista" sendo substituída pelo pronome "a"].

A palavra "por que" quando escrita sem acento e de modo separado, neste caso, é usado quando o que exerce a função de pronome relativo (elemento anafórico). O que estão sendo retomado? Vou já mostrar:
Razão de não comprar? Não ter encontrado a revista. O que está sendo retomado é o NÃO ENCONTRAR a revista, dito na frase anterior. Hehhehe


Última edição por insetodemorango em Ter 22 Jun 2021, 22:11, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Acho que não soube explicar tão bem e reeditei)

insetodemorango
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/06/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos