PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Preservação do Patrimônio histórico cultural brasileiro

2 participantes

Ir para baixo

Preservação do Patrimônio histórico cultural brasileiro Empty Preservação do Patrimônio histórico cultural brasileiro

Mensagem por Roberto267 Seg 21 Jun 2021, 18:58

Redação modelo Enem
Tema: Preservação do Patrimônio histórico cultural brasileiro

O artigo 215º da Constituição brasileira prevê que o Estado garantirá o pleno exercício de direitos culturais e incentivará a valorização e difusão das manifestações culturais. Contudo, ao observar a falta de preservação do patrimônio histórico cultural no Brasil, percebe-se que esse direito não se faz presente na realidade. Diante disso, torna-se fundamental analisar as causas da problemática: a negligência estatal e a desvalorização do patrimônio cultural pela população.

 Nesse contexto, o baixo investimento do poder público, no que tange a preservação do patrimônio cultural, é um impulsionador do impasse. Prova dessa realidade é o incêndio do Museu Nacional em 2018 que levou a perda irreparável de muitas obras históricas brasileiras, devido a falta de investimento e manutenção desse museu. Dessa forma, o Estado não cumpre com o seu papel de incentivar a difusão cultural, o que contradiz com os direitos defendidos na magna carta do Brasil. 

 Além disso, a falta de discussão sobre o patrimônio cultural nas escolas dificultam sua preservação. Nesse sentido, segundo Paulo Freire, a escola tem o dever de não só ensinar os conteúdos técnicos, mas também de desenvolver a capacidade crítica e analítica do aluno. Nessa lógica, o baixo desenvolvimento analítico dos discentes promove, muitas vezes, casos de vandalismo de edificações e monumentos históricos, uma vez que a população não compreende a importância de zelar por esse meio cultural. Desse modo, a falta de instrução da população contribui com a desvalorização e danificação do Patrimônio cultural brasileiro. 

 Portanto, cabe ao Ministério da Cidadania – instância responsável pelo meio cultura – fornecer a manutenção de patrimônios históricos, por meio de projetos de lei, a fim de conservar esses meios culturais. Ademais, cabe ao Ministério da Educação instruir os estudantes sobre a importância da preservação de edificações e monumentos históricos, por meio de aulas e palestra, com o objetivo fazer com que a população não descuide desses patrimônios. Dessa maneira, os direitos previstos na Constituição brasileira estarão mais próximos da realidade.

Roberto267
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 19/07/2019
Idade : 20
Localização : Guarulhos, Sp, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Preservação do Patrimônio histórico cultural brasileiro Empty Re: Preservação do Patrimônio histórico cultural brasileiro

Mensagem por jopagliarin Ter 22 Jun 2021, 00:19

Olá.

Introdução ok. 
Desenvolvimento 1 ok.
Desenvolvimento 2 -> a tese abordada na introdução "desvalorização do patrimônio cultural pela população" diverge, parcialmente, da citada no desenvolvimento 2, já que vc fala sobre a falta de discussão no ambiente escolar, ou seja, vc limitou a população a uma pequena parcela. Para consertar isso, limite a tese na introdução (cite apenas a parcela da população que frequenta a escola) ou amplie seu repertório no desenvolvimento 2 (discuta sobre o comportamento da população em geral). 

Vc poderia ter abordado a questão da falta de discussão nas escolas como agente causador do fato da população ser insensível quanto a temática do patrimônio. Assim, segue:

"Além disso, o fato da população brasileira não valorizar o patrimônio histórico e cultural é decorrente da falta de discussão, nas escolas, sobre a importância da temática. Esse último aspecto é importante pois, segundo Paulo Freire, a escola tem o dever de não só ensinar os conteúdos técnicos, mas também de desenvolver a capacidade crítica e analítica do aluno. Nessa lógica, o baixo desenvolvimento analítico dos discentes tende a promover, muitas vezes, casos de vandalismo de edificações e monumentos históricos, uma vez que a população não compreende a importância de zelar por esse meio cultural. Desse modo, a falta de instrução da população contribui com a desvalorização e danificação do Patrimônio cultural brasileiro."

Conclusão mais ou menos ok. 
"Portanto, cabe ao Ministério da Cidadania – instância responsável pelo meio cultura – fornecer a manutenção de patrimônios históricos, por meio de projetos de lei, a fim de conservar esses meios culturais. " isso meio que já existe, só que não funciona, então não é uma solução
Quanto a segunda proposta, também é ensinado aos alunos sobre a temática, então não é algo muito inovador. Se eu não me engano, nos livros atuais de sociologia, tem um capítulo destinado apenas para a temática do patrimônio histórico e cultural.


Sua redação está dentro do requerido pelo ENEM mas está muito simples pelo fato do tema ser tratado de maneira muito superficial, ao meu ver. 

Para deixar a redação mais rica, varie o repertório, evite usar a constituição como referência, utilize diversas áreas do conhecimento para estabelecer um link com o tema, procure casos reais que evidencie o que vc está argumentando, inove nas propostas de intervenção.

Sua redação deve girar em torno de uns 880 mas tu tem todo potencial para alcançar um 1000.
jopagliarin
jopagliarin
Jedi
Jedi

Mensagens : 399
Data de inscrição : 13/10/2019
Idade : 22
Localização : Curitiba/PR \\ Joaçaba/SC

Roberto267 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos