Preservação do Patrimônio histórico cultural brasileiro
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Preservação do Patrimônio histórico cultural brasileiro
Redação modelo Enem
Tema: Preservação do Patrimônio histórico cultural brasileiro
O artigo 215º da Constituição brasileira prevê que o Estado garantirá o pleno exercício de direitos culturais e incentivará a valorização e difusão das manifestações culturais. Contudo, ao observar a falta de preservação do patrimônio histórico cultural no Brasil, percebe-se que esse direito não se faz presente na realidade. Diante disso, torna-se fundamental analisar as causas da problemática: a negligência estatal e a desvalorização do patrimônio cultural pela população.
Nesse contexto, o baixo investimento do poder público, no que tange a preservação do patrimônio cultural, é um impulsionador do impasse. Prova dessa realidade é o incêndio do Museu Nacional em 2018 que levou a perda irreparável de muitas obras históricas brasileiras, devido a falta de investimento e manutenção desse museu. Dessa forma, o Estado não cumpre com o seu papel de incentivar a difusão cultural, o que contradiz com os direitos defendidos na magna carta do Brasil.
Além disso, a falta de discussão sobre o patrimônio cultural nas escolas dificultam sua preservação. Nesse sentido, segundo Paulo Freire, a escola tem o dever de não só ensinar os conteúdos técnicos, mas também de desenvolver a capacidade crítica e analítica do aluno. Nessa lógica, o baixo desenvolvimento analítico dos discentes promove, muitas vezes, casos de vandalismo de edificações e monumentos históricos, uma vez que a população não compreende a importância de zelar por esse meio cultural. Desse modo, a falta de instrução da população contribui com a desvalorização e danificação do Patrimônio cultural brasileiro.
Portanto, cabe ao Ministério da Cidadania – instância responsável pelo meio cultura – fornecer a manutenção de patrimônios históricos, por meio de projetos de lei, a fim de conservar esses meios culturais. Ademais, cabe ao Ministério da Educação instruir os estudantes sobre a importância da preservação de edificações e monumentos históricos, por meio de aulas e palestra, com o objetivo fazer com que a população não descuide desses patrimônios. Dessa maneira, os direitos previstos na Constituição brasileira estarão mais próximos da realidade.
Tema: Preservação do Patrimônio histórico cultural brasileiro
O artigo 215º da Constituição brasileira prevê que o Estado garantirá o pleno exercício de direitos culturais e incentivará a valorização e difusão das manifestações culturais. Contudo, ao observar a falta de preservação do patrimônio histórico cultural no Brasil, percebe-se que esse direito não se faz presente na realidade. Diante disso, torna-se fundamental analisar as causas da problemática: a negligência estatal e a desvalorização do patrimônio cultural pela população.
Nesse contexto, o baixo investimento do poder público, no que tange a preservação do patrimônio cultural, é um impulsionador do impasse. Prova dessa realidade é o incêndio do Museu Nacional em 2018 que levou a perda irreparável de muitas obras históricas brasileiras, devido a falta de investimento e manutenção desse museu. Dessa forma, o Estado não cumpre com o seu papel de incentivar a difusão cultural, o que contradiz com os direitos defendidos na magna carta do Brasil.
Além disso, a falta de discussão sobre o patrimônio cultural nas escolas dificultam sua preservação. Nesse sentido, segundo Paulo Freire, a escola tem o dever de não só ensinar os conteúdos técnicos, mas também de desenvolver a capacidade crítica e analítica do aluno. Nessa lógica, o baixo desenvolvimento analítico dos discentes promove, muitas vezes, casos de vandalismo de edificações e monumentos históricos, uma vez que a população não compreende a importância de zelar por esse meio cultural. Desse modo, a falta de instrução da população contribui com a desvalorização e danificação do Patrimônio cultural brasileiro.
Portanto, cabe ao Ministério da Cidadania – instância responsável pelo meio cultura – fornecer a manutenção de patrimônios históricos, por meio de projetos de lei, a fim de conservar esses meios culturais. Ademais, cabe ao Ministério da Educação instruir os estudantes sobre a importância da preservação de edificações e monumentos históricos, por meio de aulas e palestra, com o objetivo fazer com que a população não descuide desses patrimônios. Dessa maneira, os direitos previstos na Constituição brasileira estarão mais próximos da realidade.
Roberto267- Iniciante
- Mensagens : 47
Data de inscrição : 19/07/2019
Idade : 20
Localização : Guarulhos, Sp, Brasil
Re: Preservação do Patrimônio histórico cultural brasileiro
Olá.
Introdução ok.
Desenvolvimento 1 ok.
Desenvolvimento 2 -> a tese abordada na introdução "desvalorização do patrimônio cultural pela população" diverge, parcialmente, da citada no desenvolvimento 2, já que vc fala sobre a falta de discussão no ambiente escolar, ou seja, vc limitou a população a uma pequena parcela. Para consertar isso, limite a tese na introdução (cite apenas a parcela da população que frequenta a escola) ou amplie seu repertório no desenvolvimento 2 (discuta sobre o comportamento da população em geral).
Vc poderia ter abordado a questão da falta de discussão nas escolas como agente causador do fato da população ser insensível quanto a temática do patrimônio. Assim, segue:
"Além disso, o fato da população brasileira não valorizar o patrimônio histórico e cultural é decorrente da falta de discussão, nas escolas, sobre a importância da temática. Esse último aspecto é importante pois, segundo Paulo Freire, a escola tem o dever de não só ensinar os conteúdos técnicos, mas também de desenvolver a capacidade crítica e analítica do aluno. Nessa lógica, o baixo desenvolvimento analítico dos discentes tende a promover, muitas vezes, casos de vandalismo de edificações e monumentos históricos, uma vez que a população não compreende a importância de zelar por esse meio cultural. Desse modo, a falta de instrução da população contribui com a desvalorização e danificação do Patrimônio cultural brasileiro."
Conclusão mais ou menos ok.
"Portanto, cabe ao Ministério da Cidadania – instância responsável pelo meio cultura – fornecer a manutenção de patrimônios históricos, por meio de projetos de lei, a fim de conservar esses meios culturais. " isso meio que já existe, só que não funciona, então não é uma solução
Quanto a segunda proposta, também é ensinado aos alunos sobre a temática, então não é algo muito inovador. Se eu não me engano, nos livros atuais de sociologia, tem um capítulo destinado apenas para a temática do patrimônio histórico e cultural.
Sua redação está dentro do requerido pelo ENEM mas está muito simples pelo fato do tema ser tratado de maneira muito superficial, ao meu ver.
Para deixar a redação mais rica, varie o repertório, evite usar a constituição como referência, utilize diversas áreas do conhecimento para estabelecer um link com o tema, procure casos reais que evidencie o que vc está argumentando, inove nas propostas de intervenção.
Sua redação deve girar em torno de uns 880 mas tu tem todo potencial para alcançar um 1000.
Introdução ok.
Desenvolvimento 1 ok.
Desenvolvimento 2 -> a tese abordada na introdução "desvalorização do patrimônio cultural pela população" diverge, parcialmente, da citada no desenvolvimento 2, já que vc fala sobre a falta de discussão no ambiente escolar, ou seja, vc limitou a população a uma pequena parcela. Para consertar isso, limite a tese na introdução (cite apenas a parcela da população que frequenta a escola) ou amplie seu repertório no desenvolvimento 2 (discuta sobre o comportamento da população em geral).
Vc poderia ter abordado a questão da falta de discussão nas escolas como agente causador do fato da população ser insensível quanto a temática do patrimônio. Assim, segue:
"Além disso, o fato da população brasileira não valorizar o patrimônio histórico e cultural é decorrente da falta de discussão, nas escolas, sobre a importância da temática. Esse último aspecto é importante pois, segundo Paulo Freire, a escola tem o dever de não só ensinar os conteúdos técnicos, mas também de desenvolver a capacidade crítica e analítica do aluno. Nessa lógica, o baixo desenvolvimento analítico dos discentes tende a promover, muitas vezes, casos de vandalismo de edificações e monumentos históricos, uma vez que a população não compreende a importância de zelar por esse meio cultural. Desse modo, a falta de instrução da população contribui com a desvalorização e danificação do Patrimônio cultural brasileiro."
Conclusão mais ou menos ok.
"Portanto, cabe ao Ministério da Cidadania – instância responsável pelo meio cultura – fornecer a manutenção de patrimônios históricos, por meio de projetos de lei, a fim de conservar esses meios culturais. " isso meio que já existe, só que não funciona, então não é uma solução
Quanto a segunda proposta, também é ensinado aos alunos sobre a temática, então não é algo muito inovador. Se eu não me engano, nos livros atuais de sociologia, tem um capítulo destinado apenas para a temática do patrimônio histórico e cultural.
Sua redação está dentro do requerido pelo ENEM mas está muito simples pelo fato do tema ser tratado de maneira muito superficial, ao meu ver.
Para deixar a redação mais rica, varie o repertório, evite usar a constituição como referência, utilize diversas áreas do conhecimento para estabelecer um link com o tema, procure casos reais que evidencie o que vc está argumentando, inove nas propostas de intervenção.
Sua redação deve girar em torno de uns 880 mas tu tem todo potencial para alcançar um 1000.
jopagliarin- Jedi
- Mensagens : 399
Data de inscrição : 13/10/2019
Idade : 22
Localização : Curitiba/PR \\ Joaçaba/SC
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