Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MHS no ENEM

2 participantes

Ir para baixo

MHS no ENEM Empty MHS no ENEM

Mensagem por acsmc Dom 13 Jun 2021, 17:45

ENEM 2014
Christiaan Huygens, em 1656, criou o relógio de pêndulo. Nesse dispositivo, a pontualidade baseia-se na regularidade das pequenas oscilações do pêndulo. Para manter a precisão desse relógio, diversos problemas foram contornados. Por exemplo, a haste passou por ajustes até que, no início do século XX, houve uma inovação, que foi sua fabricação usando uma liga metálica que se comporta regularmente em um largo intervalo de temperaturas.YODER, J. G. Unrolling Time: Christiaan Huygens and the mathematization of nature. Cambridge: Cambridge University Press, 2004 (adaptado).
Desprezando a presença de forças dissipativas e considerando a aceleração da gravidade constante, para que esse tipo de relógio realize corretamente a contagem do tempo, é necessário que o(a)

A) comprimento da haste seja mantido constante.

B) massa do corpo suspenso pela haste seja pequena.

C) material da haste possua alta condutividade térmica.
D) amplitude da oscilação seja constante a qualquer temperatura.
E)energia potencial gravitacional do corpo suspenso se mantenha constante.

O gabarito é letra A e eu entendi o porquê baseado na fórmula do período do pêndulo, mas não consigo ver o erro da D. Alguém pode me ajudar?

acsmc
iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

MHS no ENEM Empty Re: MHS no ENEM

Mensagem por Ceruko Seg 14 Jun 2021, 07:35

Bom dia, acsmc.

A questão é que é diferente você mudar a amplitude e mudar o comprimento da haste. Você mudar o primeiro não vai afetar o período. Mesmo que você mude a amplitude de movimento, o período vai ser o mesmo, e isso não afetará em nada na contagem do tempo. 

Repare na fórmula do período: T= 2 ∏ √L/g  --> perceba que se eu mudar a amplitude, não vou mudar em nada o período.

Por isso que a alternativa D está errada!
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo