Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Geradores

Ir em baixo

Geradores Empty Geradores

Mensagem por Tomaz1 Qui 10 Jun 2021, 16:12

(Uepg 2001) Sobre o circuito esquematizado a seguir, de uma lanterna comum, de uso geral, considerando que ela tem três pilhas de força eletromotriz igual, com 1,5 Volts cada uma, assinale o que for correto. 
01) A resistência interna dessa associação de três geradores (pilhas) é igual à do gerador de maior resistência interna. 
02) A força eletromotriz dessa associação de três geradores (pilhas) é igual à soma das forças eletromotrizes dos geradores (pilhas) individuais.
 04) As pilhas dessa lanterna são geradores cuja energia é retirada da reação química dos elementos que os compõem. 
08) O esgotamento das pilhas de uma lanterna como essa significa que a resistência delas aumentou a ponto de reduzir a valores desprezíveis a corrente que passa pelos circuitos externos a elas. 
16) A explicação para o fato de que, quando mantida ligada, depois determinado tempo a lanterna deixa de iluminar está em que a força eletromotriz de seus geradores (pilhas) diminui até o esgotamento de toda a energia

Some os itens corretos

Gab: 14
Não consegui botar a imagem, mas é somente uma lanterna com as três pilhas e as resistências internas

Por que a 16 estaria errada e a 8 certa ? Neutral
Tomaz1
Tomaz1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Geradores Empty Re: Geradores

Mensagem por ruanramos Qui 10 Jun 2021, 16:42

Olá, eu também tinha duvida nessa questão a respeito da afirmativa 16, perguntei aos mestres de física do meu curso, e eles disseram que é uma questão química. Na pilha, com seu uso ao passar do tempo, o anodo (polo negativo) oxida a certo ponto que a pilha para de funcionar, ou seja, a força eletro motriz não realizara mais trabalho pois o fluxo de elétrons foi cessado. O que ao meu ver estaria errado seria esse "diminui até o esgotamento de toda a energia", ela não diminui, apenas para pois não tem como realizar trabalho.

A afirmativa 8 está correta, não sei explicar ao certo, mas é imediata, visto que um pilha fraca a corrente diminui, e a fem não varia, ou seja, a resistência tem que aumentar.

Espero ter ajudado!!
ruanramos
ruanramos
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Tomaz1 gosta desta mensagem

Geradores Empty Re: Geradores

Mensagem por Tomaz1 Ter 15 Jun 2021, 12:58

Obrigada, ruan!!
Tomaz1
Tomaz1
Recebeu o sabre de luz