Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Invasões Holandesas -Fgv

2 participantes

Ir para baixo

Invasões Holandesas -Fgv Empty Invasões Holandesas -Fgv

Mensagem por Ceruko Qui 10 Jun 2021, 10:36

Fgv | H0226
Leia o excerto de uma peça teatral, de 1973.

Nassau

Como Governador-Geral do Pernambuco, a minha maior preocupação é fazer felizes os seus moradores. Mesmo porque eles são mais da metade da população do Brasil, e esta região, com a concentração dos seus quase 350 engenhos de açúcar, domina a produção mundial de açúcar. Além do mais, nessa disputa entre a Holanda, Portugal e Espanha, quero provar que a colonização holandesa é a mais benéfica. Minha intenção é fazê-los felizes… sejam portugueses, holandeses ou os da terra, ricos ou pobres, protestantes ou católicos romanos e até mesmo judeus.

Senhores, a Companhia das Índias Ocidentais, que financiou a campanha das Américas, fecha agora o balanço dos últimos quinze anos com um saldo devedor aos seus acionistas da ordem de dezoito milhões de florins.



Moradores

Viva! Já ganhou! (...) Viva ele! Viva!



Chico Buarque de Holanda e Ruy Guerra. Calabar: o elogio da traição, 1976. Adaptado.



Sobre o fato histórico ao qual a obra teatral faz referência, é correto afirmar que


A)

as bases religiosas da colonização holandesa no nordeste brasileiro produziram uma organização administrativa que privilegiava a elite luso-brasileira, ao oferecer financiamento com juros subsidiados e parcelas importantes do poder político aos grandes proprietários católicos.  

B)

a grande distância entre as promessas de tolerância religiosa e a realidade presente no cotidiano dos moradores da capitania de Pernambuco deu-se porque os dirigentes da companhia holandesa impuseram o calvinismo como religião oficial e perseguiram as demais religiões.  

C)

a presença da Companhia das Índias Ocidentais no nordeste da América portuguesa trouxe benefícios aos proprietários luso-brasileiros, como o financiamento da produção, mas reproduziu a lógica do colonialismo, ao concentrar a riqueza no setor mercantil e não no produtivo.  

D)

a felicidade prometida pelos invasores holandeses não pôde ser efetivada em função da lógica diplomática presente na relação entre Portugal e Holanda, pois se tratava de nações inimigas desde o século XV, em virtude da disputa pelo comércio oriental.  

E)

as promessas dos invasores holandeses se confirmaram, e a elite ligada à produção açucareira e ao comércio colonial foi amplamente beneficiada, principalmente pelo livre comércio, o que explica a resistência desses setores sociais ao interesse português em retomar a região invadida pela Holanda.  

Gabarito:
Letra C

Dúvida:
Qual o erro da letra E? O como assim concentrar as riquezas no setor mercantil e não produtivo ( letra C) ?
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1160
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 20
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Invasões Holandesas -Fgv Empty Re: Invasões Holandesas -Fgv

Mensagem por fernandalnh Sex 11 Jun 2021, 15:42

Boa tarde!

  De fato, amplos setores foram beneficiados pela invasão holandesa. Contudo, após o comando de Maurício de Nassau, os ocupadores do seu cargo passaram a cobrar empréstimos que foram concedidos outrora e a expandir as suas lavouras de forma apressada e que desrespeitava os proprietários de terra nordestinos. Diante disso, a retomada portuguesa foi encoraja pela elite agrícola, já que não era mais rentável e interessante a presença holandesa.

  Sobre a C, eu acredito que, apesar dos holandeses terem se mobilizado para virem ter acesso às lavouras e continuar lucrando com elas, o processo produtivo ainda era monopolizado pelos proprietários de terra, enquanto que, aos holandeses, cabia a função de financiar e de comercializar. Por isso, as riquezas obtidas seriam concentradas em suas mãos, isto é, no setor mercantil. Os proprietários de terra, apesar de parte da elite, dependiam dos holandeses- tanto que, depois da sua expulsão, caíram na carestia- e, por isso, detinham menor lucro.

  Isso reforça bem o modelo colonialista, já que os donos de terra eram sujeitos aos mandos e desmandos holandeses.
fernandalnh
fernandalnh
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 128
Data de inscrição : 02/02/2021
Idade : 19
Localização : Macapá, AP

Ir para o topo Ir para baixo

Invasões Holandesas -Fgv Empty Re: Invasões Holandesas -Fgv

Mensagem por Ceruko Sex 11 Jun 2021, 15:51

Compreendi o erro. Muito obrigado, Fernanda!
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1160
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 20
Localização : Ribeirão Preto

fernandalnh gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Invasões Holandesas -Fgv Empty Re: Invasões Holandesas -Fgv

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos