Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Funções Oxigenadas

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Funções Oxigenadas

Mensagem por Daira Rezende3 Qua 02 Jun 2021, 22:08

Boa noite

Segue imagem com uma questão da Fuvest 2010, sua resolução e minhas dúvidas sobre ela. De antemão, gostaria de me desculpar por provavelmente ter questionado conceitos básicos da Química Organica. Desde já, agradeço imensamente.

Funções Oxigenadas Dzvida10
Daira Rezende3
Daira Rezende3
iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Funções Oxigenadas

Mensagem por Reverse. Sab 05 Jun 2021, 20:53

1° pergunta: Para formar flavorizantes (ésteres), pode-se usar o processo de esterificação ( reação de um ácido carboxílico com um álcool ).

2°) pergunta: a nomenclatura do éster vai ser definida pela quantidade de carbonos da cadeia do ácido carboxílico que a gerou
Funções Oxigenadas 2j-1
Nesse exemplo, o termo "etanoato" derivou de "etanóico", referente a quantidade de carbonos do ácido em questão ( ácido etanóico ).

o uso de "etanoato" e "heptanoato" soltos não é interessante, o éster acompanha outros compostos que devem ser citados na nomenclatura; porém, o uso nessa questão foi meramente ilustrativo para definir em que cadeia o radical que define a função éster estava.

3°) pergunta: Como eu disse, a nomenclatura do termo que acompanha o termo "ato", característico do éster, depende da nomenclatura da cadeia do ácido ( ácido metanóico + álcool aleatório -------> metanoato de { prefixo da cadeia do álcool + ila } + H2O ).

Qualquer dúvida, pode mandar! Razz
Reverse.
Reverse.
Jedi
Jedi

Daira Rezende3 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Funções Oxigenadas

Mensagem por Daira Rezende3 Ter 08 Jun 2021, 16:46

Muito obrigadaa
Daira Rezende3
Daira Rezende3