Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

AJUDA - Sou de humanas e não sei nada

Ir em baixo

AJUDA - Sou de humanas e não sei nada Empty AJUDA - Sou de humanas e não sei nada

Mensagem por susymartineli Dom 30 Maio 2021, 22:59

Oii pessoal, vocês podem me ajudar em umas questões que o meu prof passou para um questionário, mas sou de humanas, faço pós-graduação de humanas, mas teve essa matéria de matemática financeira no meio, e tô super perdida. 
1.     Você está preparando um fundo de contingência para a sua empresa constituído por um aporte inicial de $2.000,00 e recebendo aportes mensais, postecipados e sucessivos no valor de $120,00 durante 8 anos, a uma taxa de juros pré-fixada de 9% ao ano nominais e capitalizados mensalmente. Ao final desses 8 anos, poder-se-á contar com a quantia de:
Escolha uma opção:
a. $20.880,58
b. $19.042,97
c. $19.902,23
d. $19.576,56
e. $22.557,27 

As Regras do fórum permitem apenas 1 questão por post. Apagadas as demais.

susymartineli
iniciante

AJUDA - Sou de humanas e não sei nada Empty Re: AJUDA - Sou de humanas e não sei nada

Mensagem por EricFerro Ter 08 Jun 2021, 14:33

1. O aporte inicial, por ser um valor presente, e não uma parcela, poderá ser calculado isoladamente e, posteriormente, somado ao somatório dos valores futuros das parcelas.

2. Como se trata de uma taxa nominal, i.e, não efetiva, obteremos a taxa efetiva pela simples divisão de 9% a.a/12 = 0,75% a.m. Esta é a taxa efetiva mensal, ou seja, a que EFETIVAMENTE utilizaremos em nossos cálculos.

3. A resolução do somatório dos valores futuros das parcelas resolve-se aplicando o conceito de anuidade uniforme (pois os valores são iguais, 120 reais todo mês), periódica (todo mês) e finita (tem um fim).

Resolução:

n = 8 anos = 8*12 = 96 meses.

1.1 - 2.000,00*(1 + (0,75/100))^96 = ~4.097,84.

2.1 - A resolução da segunda etapa, por questões de praticidade, eu fiz utilizando a calculadora HP 12c:

Somatório = ~16.782,73.

___/___

Não é meu objetivo aqui, no fórum, fazer todas as tarefas de casa, dado ser isso um fórum de dúvidas, mas não de resolução de problemas, no entanto optei por realizar apenas a primeira questão para te inspirar a aprender a resolver por si mesmo.

Abrass, com Deus.

EricFerro
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

natanlopes_17 gosta desta mensagem