Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Unesp- Genética do Espermatozóide

2 participantes

Ir para baixo

Unesp- Genética do Espermatozóide Empty Unesp- Genética do Espermatozóide

Mensagem por Ceruko Seg 24 Maio 2021, 14:22

No homem, a cada ejaculação são liberados milhões de espermatozoides, cada um deles carregando um lote haploide de 23 cromossomos. Considerando-se apenas a segregação independente dos cromossomos na prófase I da meiose, podemos afirmar corretamente que, em termos estatísticos, no volume de um ejaculado estarão presentes até

a) 2^23 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles carregando um conjunto cromossômico que difere do conjunto cromossômico de outro espermatozoide, uma vez que cada um deles carrega cromossomos de diferentes pares.

b) 2^23 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles carregando um conjunto cromossômico que difere do conjunto cromossômico de outro espermatozoide na sua composição de alelos.

c) 23² espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles carregando um conjunto cromossômico que difere do conjunto cromossômico de outro espermatozoide, uma vez que cada um deles carrega cromossomos de diferentes pares.

d) 23² espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles com apenas um dos homólogos de cada par.

e) 23x23 espermatozoides geneticamente diferentes, cada um deles carregando um conjunto cromossômico que difere do conjunto cromossômico de outro espermatozoide na sua composição de alelos.

Gabarito:
Letra B


Alguém pode me explicar essa conta?
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1160
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 20
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Unesp- Genética do Espermatozóide Empty Re: Unesp- Genética do Espermatozóide

Mensagem por RAFA&L Qua 09 Jun 2021, 16:35

Para cada cromossomo que vai para o espermatozoide (que são 23 no total) temos duas possibilidades: ou o cromossomo que vai para o espermatozoide é igual aquele que veio do pai ou é igual aquele que veio da mãe.

Assim, temos 2 possiblidades para cada um dos 23 cromossomos: 2^23

Por fim, termos espermatozoides que diferem entre si pelos alelos. Pois quanto aos cromossomos serão todos iguais: todos com 23 cromossomos e cada um (cromossomo) sendo um cromossomo dos 2 cromossomos de cada um dos 23 pares do ser humano.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1108
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 21
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos