Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

unicamp - cálculo envolvendo efeito doppler - adaptada

3 participantes

Ir para baixo

unicamp - cálculo envolvendo efeito doppler - adaptada Empty unicamp - cálculo envolvendo efeito doppler - adaptada

Mensagem por GabiCastro Sex 21 Maio 2021, 16:44

um automóvel deslocando-se à velocidade de 108km\h, toca sua buzina, cujo som é uma senóide pura de frequência igual a 1200Hz. Um homem parado ao lado da estrada percebe uma variação brusca no som, no instante em que o automóvel passa pelo ponto onde se encontra. Qual a frequência percebida pelo observador?

A minha resposta foi ≈ 204Hz, a do meu professor foi ≈ 213Hz.

A minha dúvida é: tendo deixado claro todo raciocínio pra se chegar em ≈ 204Hz, numa questão discursiva, com resultado aproximado mesmo, eu não perderia pontos, correto? 
GabiCastro
GabiCastro
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Ir para o topo Ir para baixo

unicamp - cálculo envolvendo efeito doppler - adaptada Empty Re: unicamp - cálculo envolvendo efeito doppler - adaptada

Mensagem por Elcioschin Sex 21 Maio 2021, 18:08

Depende se sua solução foi ou não correta. Se você errou apenas em contas você pode receber uma nota parcial.

E faltou você informar qual o valor da velocidade do som a ser considerada.

Informe este valor e mostre o passo-a-passo da sua solução, para podermos analisar.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

unicamp - cálculo envolvendo efeito doppler - adaptada Empty Re: unicamp - cálculo envolvendo efeito doppler - adaptada

Mensagem por Ceruko Sex 21 Maio 2021, 19:20

Como uma frequência de 1200 Hz pode sofrer uma variação tão grande?
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo