PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Incerteza de Heisenberg e número irracaionais

2 participantes

Ir para baixo

Incerteza de Heisenberg e número irracaionais Empty Incerteza de Heisenberg e número irracaionais

Mensagem por Ameera Denzel Seg 17 Maio 2021, 21:44

Alguém sabe explicar se há relação entre o Princípio da Incerteza de Heisenberg e os números irracionais?
Essa dúvida surgiu justamente porque ambos não podem ser completamente definidos.

Ameera Denzel
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Incerteza de Heisenberg e número irracaionais Empty Re: Incerteza de Heisenberg e número irracaionais

Mensagem por JohnW Seg 17 Maio 2021, 23:05

A primeira descoberta de um número irracional é geralmente atribuída a Hipaso de Metaponto, um seguidor de Pitágoras. Cerca de 500 a.c.
O estudo destes números é muito mais antigo que o principio da incerteza, que é de 1927. E  o principio da incerteza enuncia algo bem diferente de teoria dos números.
Por isso não há relação nesse sentido entre eles.

JohnW
Iniciante

Ameera Denzel gosta desta mensagem

Incerteza de Heisenberg e número irracaionais Empty Re: Incerteza de Heisenberg e número irracaionais

Mensagem por Ameera Denzel Seg 17 Maio 2021, 23:55

Boa noite, John.
Não me referia essencialmente à questão temporal, porque descobrir algo agora ou daqui a 100 anos não impede a existência dele hoje. O meu questionamento era mais em relação ao fato de tanto a Incerteza de Heisenberg (IH) quanto os números irracionais serem tratados com aproximações porque o valor exato é impossível. Mas, agora, eu realmente entendi que é uma dúvida que não deveria existir, pois quanto mais aproximado é um número irracional, mais exatidão ele proporciona aos cálculos, o que os tornam completamente diferentes da IH. Corrija-me se estiver errada, por favor.

Ameera Denzel
Iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo