PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Princípio Antrópico

3 participantes

Ir para baixo

Princípio Antrópico Empty Princípio Antrópico

Mensagem por Pedro Qui 17 Set 2009, 18:57

O que é princípio antrópico fraco? Você acredita no princípio antrópico?

Pedro
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/09/2009
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Princípio Antrópico Empty Re: Princípio Antrópico

Mensagem por Euclides Qui 17 Set 2009, 19:02

"Princípio antrópico estabelece que qualquer teoria válida sobre o universo tem que ser consistente com a existência do ser humano. Em outras palavras, o único universo que podemos ver é o universo que possui vida. Se existe outro tipo de universo, nós não podemos existir para vê-lo.

O princípio antrópico divide-se em princípio antrópico forte e princípio antrópico fraco. O princípio antrópico forte afirma, em geral, que o Universo comportou-se de forma a adaptar-se ao Homem. O fraco diz que o Universo comportou-se de forma a surgir o homem, sem esse pleito pré-definido.

"A natureza é primorosamente ajustada para a possibilidade de vida no planeta Terra: se a força gravitacional fosse reduzida ou aumentada em 1%, o Universo não se formaria; por uma minúscula alteração na força eletromagnética, as moléculas orgânicas não se uniriam. Nas palavras do físico Freeman Dyson, parece que o 'Universo sabia que estávamos chegando'. O Universo não se assemelha a um lance de dados aleatório. Parece pura e simplesmente proposital.

"Vemos o universo da maneira como ele é porque, se fosse diferente, não estaríamos aqui para vê-lo".

Hawking trabalha com a hipótese de que a natureza continuamente gera universos diferentes uns dos outros. Desses universos poucos geram vida inteligente. O nosso Universo gerou vida inteligente, ao acaso, mas quando nos admiramos do nosso universo, devemos levar em conta que ele é admirável porque estamos aqui, vivos e inteligentes para admirá-lo, enquanto um sem número de universos que não vemos são hostis à vida, inteligente ou não
."
(fonte: Wikipédia)


Aí está, para quem quiser opinar...


..

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Princípio Antrópico Empty Re: Princípio Antrópico

Mensagem por Jose Carlos Ter 22 Set 2009, 16:02

Olá Mestre,

Este é um assunto que sempre me fascina embora eu não tenha conhecimento para falar sobre ele. De qualquer forma vou arriscar umas dúvidas:

"O princípio antrópico forte afirma, em geral, que o Universo comportou-se de forma a adaptar-se ao Homem."

Acho que não estou percebendo direito o que se denomina "Universo". Se for do jeito que entendo acho que seria um grande desperdício. Porque apenas ao Homem?

""A natureza é primorosamente ajustada para a possibilidade de vida no planeta Terra:"

Entendo que ocorre o contrário, a vida é que adaptou-se às condições do planeta.

Um grande abraço.
Jose Carlos
Jose Carlos
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 5551
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 73
Localização : Niterói - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Princípio Antrópico Empty Re: Princípio Antrópico

Mensagem por Euclides Ter 22 Set 2009, 16:24

Penso exatamente como você, meu caro. A idéia do princípio antrópico é em tudo análoga ao antropocentrismo medieval, teoria geocêntrica etc.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Princípio Antrópico Empty Re: Princípio Antrópico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos